Projeto Allan Kardec

MANUSCRITOS RAROS DE ALLAN KARDEC

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

O projeto Allan Kardec tem por principal objetivo permitir o acesso do público em geral e de pesquisadores a centenas de manuscritos e documentos originais de Allan Kardec, que nunca haviam sido divulgados e editados. Assim, o projeto pretende se tornar referência para fontes históricas primárias ligadas ao pensador francês. Três grandes coleções compõem atualmente o grosso do acervo do projeto Allan Kardec: a Coleção Canuto Abreu, a Coleção AKOL e a Coleção Forestier. Acesse link

Projeto Allan Kardec:

LANÇAMENTO DOS MANUSCRITOS

DE ALLAN KARDEC

O pensador francês Allan Kardec (1804-1869), a partir de investigações e estudos de fenômenos psíquicos/espirituais, fundou uma filosofia espiritualista à qual deu o nome de Espiritismo. Essa filosofia se disseminou no Brasil, predominantemente, como sendo um sistema religioso. Atualmente, os espíritas representam o terceiro maior grupo religioso do Brasil e Allan Kardec se tornou um dos pensadores franceses de maior influência sobre a sociedade brasileira. Milhões de exemplares de seus livros já foram impressos no país; ele é provavelmente o autor francês mais lido no Brasil. Assim, percebe-se a necessidade da ampliação de estudos acadêmicos sobre sua vida, obra e pensamento, cada vez com mais rigor e profundidade. A relativa carência de fontes primárias de Allan Kardec representa uma marcante limitação dessas investigações, que nas últimas décadas têm sido empreendidas por acadêmicos de diversas áreas, tanto no Brasil como no Exterior.

Esta plataforma digital faz parte do Projeto Allan Kardec. O projeto tem por principal objetivo permitir o acesso do público em geral e de pesquisadores a centenas de manuscritos e documentos originais de Allan Kardec, que nunca haviam sido divulgados e editados. Assim, o projeto pretende se tornar referência para fontes históricas primárias ligadas ao pensador francês.

Para tanto, estamos estabelecendo parcerias com instituições ou colecionadores que possuem manuscritos originais de Allan Kardec, bem como com instituições e pesquisadores colaboradores para os trabalhos de transcrição, tradução e análise crítica desses manuscritos.

O projeto começou a partir de um convênio entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Fundação Espírita André Luiz (FEAL). A FEAL, que sedia o Centro de Documentação e Obras Raras (CDOR), é responsável pela manutenção do acervo físico e sua digitalização, enquanto a UFJF se responsabiliza pelo armazenamento digital, publicação e análise. O trabalho de transcrição e tradução é feito em parceria pela UFJF e FEAL, contando com a ajuda de pesquisadores de diversas instituições.

Acervos do Projeto Allan Kardec:

Três grandes coleções compõem atualmente o grosso do acervo do projeto Allan Kardec: a coleção Canuto Abreu, a coleção AKOL e a coleção Forestier.

1) Coleção Canuto Abreu:

Silvino Canuto Abreu (1892 - 1980) foi um advogado, farmacêutico e médico, além de um notável pesquisador espírita e atuante divulgador do Espiritismo. Entre outras obras, destaca-se O Livro dos Espíritos e sua tradição Histórica e Lendária. Atraído pelo forte interesse nos registros históricos acerca dos fenômenos espirituais, metapsíquicos e paranormais, ele viajou esmiuçando bibliotecas e museus de diversas partes do mundo, especialmente o Museu Britânico, o Museu do Vaticano e a Biblioteca Nacional da França, coletando dados, adquirindo peças e assim formou uma riquíssima biblioteca pessoal. Seus herdeiros então idealizaram a fundação de um instituto para preservar a sua memória e a sua obra — o Instituto Canuto Abreu. O empréstimo dessa coleção chegou a ser negociado com a Federação Espírita Brasileira para ser disposta num Museu Espírita em São Paulo, todavia esse planejamento não resultou em efetividade, vindo enfim a alcançar êxito com o acordo firmado com a FEAL, até chegar à parceria com o projeto da UFJF.

Essa coleção compreende uma biblioteca, contendo obras clássicas sobre o Cristianismo, o Magnetismo Animal, o Sonambulismo e o Espiritismo, manuscritos e documentos de Canuto Abreu e manuscritos e documentos de Kardec, dos quais constam principalmente de cartas e rascunhos de resposta a correspondências diversas, de breves anotações e reflexões, de preparações de preces e de evocações, algumas destas provavelmente utilizadas nas constantes sessões mediúnicas da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas ou em sessões mediúnicas particulares. Acesse o link.

2) Coleção AKOL:

Engenheiro naval e pesquisador espírita, Adair Ribeiro começou a adquirir sua coleção particular de documentos originais do Espiritismo a partir de 2018, garimpando sites de casas de antiquários, sendo a maior parte comprada da célebre Livraria Leymarie, então sob a direção de Philipe Chigot — que adota o sobrenome Leymarie, a exemplo de seu pai (Michel Chigot, dito Michel Leymarie) que comprou a livraria do sócio de Paul Leymarie nos anos 1970. Essa coleção é composta de obras clássicas sobre o Espiritismo e manuscritos e documentos de Kardec, dentre os quais, principalmente cartas, breves anotações e reflexões, bilhetes, transcrição de mensagens com Espíritos, psicografias, algumas destas recebidas na Sociedade Parisiense ou a ela enviadas de diversos outros centros espíritas da Europa, fotografias e pinturas originais. Acesse o link.

3) Coleção Forestier:

A terceira grande coleção do projeto vem da França e leva o nome de um memorável discípulo do Espiritismo da segunda geração: Hubert Forestier (1901-1971), o sucessor do filantropo espírita Jean Meyer na liderança do movimento espírita francês e demais regiões da Europa. Foi ele quem, na iminência de um saque dos nazistas — que de fato se deu em 1940 — se encarregou de evacuar a Maison des Spirites, levando parte dos documentos kardequianos para sua casa de campo no Sul da França, durante a II Guerra Mundial, e, após seu falecimento, ficando preservados esses documentos sob a tutela de seu filho, Jean Forestier, que em 2007 os entregou a Roger Perez, importante liderança espírita na Europa na passagem do século XX para o seguinte; depois disso, seu principal sucessor, Charles Kempf fez com que essa coleção fosse compartilhada com o Projeto Allan Kardec da UFJF, da qual constam, dentre outros documentos, cartas de Kardec (da época do Prof. Rivail e depois da de codificador espírita), cartas de Madame Kardec, diplomas de Kardec, documentos pessoais (passaporte, alistamento militar etc.) Acesse o link.

Fonte: Projeto Allan Kardec (Coleções de manuscritos Allan kardec)

Fonte: Portal Luz Espírita (Projeto Allan Kardec - Coleção Canuto Abreu)

Fontes: Lançamento do portal do Projeto Allan Kardec (Evento virtual de lançamento do portal do Projeto Allan Kardec da UFJF (http://projetokardec.ufjf.br/), que reúne manuscritos originais de Allan Kardec (1804-1869), pensador francês que desenvolveu investigações sobre fenômenos psíquicos/espirituais e fundou uma filosofia espiritualista à qual deu o nome de Espiritismo.

ProjetO CARTAS DE KARDEC

COLEÇÃO canuto abreu

MANUSCRITOS ORIGINAIS DE ALLAN KARDEC

O CODIFICADOR DO ESPIRITISMO

Projeto Cartas de Kardec:

COLEÇÃO CANUTO ABREU

A FEAL em parceria com o Instituto Canuto Abreu, tem a guarda de 740 manuscritos inéditos escritos por Allan Kardec, sua esposa Amélie Boudet, Léon Denis, Gabriel Delanne, Camille Flammarion. O pesquisador espírita, farmacêutico, médico e advogado, Dr. Silvino Canuto de Abreu percorreu o mundo em busca desses documentos históricos e milhares de livros que recontam a história do espiritismo, sendo que alguns datam do século XIV e narram estudos e acontecimentos que envolveram espiritualidade, mediunidade e aparição de espíritos em épocas anteriores ao descobrimento do Brasil.

O acervo, embora se encontre em boas condições, atravessou as intempéries do tempo e parte dos documentos precisam ser restaurados, higienizados e digitalizados para que se tornem disponíveis ao público, a pesquisadores e a estudiosos do espiritismo e espiritualismo. O potencial do acervo é gigantesco, ofertando à Ciência e Filosofia Espírita conhecimentos que impactarão positivamente a divulgação do espiritismo pelo mundo afora.

As cartas de Kardec revelam os bastidores, a intimidade, a verdadeira história do espiritismo em 740 manuscritos inéditos que sobreviveram após 150 anos de perseguição.

Ajude a recuperar e tornar público esse extraordinário legado por meio de um Memorial do Espiritismo, um site contendo as cartas digitalizadas, traduzidas e comentadas, uma série de livros, um banco de imagens e um filme narrando a saga das cartas que sobreviveram à queima proposital do espólio de Kardec, a um saque nazista e diversas tentativas de destruição e ocultação.

Imagine o potencial dos mais de 700 documentos inéditos. E das obras raras? Algumas datam do século XVI, sobre médiuns e manifestações dos espíritos. Você é parte fundamental para preservar e tornar público todo esse material para sempre.

Em uma das cartas de Kardec inéditas, Kardec apossa-se da pena e escreve:

“Eu estou hoje num estado desprezível; a que isso se deve? Ignoro. Contrariado o dia todo, e por conseguinte de mau humor. Se é minha falta, dai-me eu vos peço, a força de apartar a causa; se é uma má influência, dai-me força para a repelir. Se é uma prova, que ela sirva a minha humildade; se é como instrução, dai-me a luz necessária para descobrir. Eu não tenho o espírito livre; estou confuso, infeliz, cheio de ansiedade. Em nome de Deus Todo Poderoso, Espírito de Verdade, eu te peço para restaurar a minha calma e me inspirar as melhores resoluções a tomar. Faça com que durante meu sono eu venha a me retemperar e a me fortalecer entre os bons Espíritos e assim restabelecer ao meu despertar uma intuição saudável.”

Nesses valiosos pensamentos íntimos, Kardec se revela um ser humano igual a você, com as mesmas aflições, inseguranças e anseios. O que amplia ainda mais sua grandiosa dedicação à doutrina, enfrentando em sua elaboração os problemas comuns do dia a dia.

O CDOR é um departamento da FEAL, Fundação espírita André Luiz, entidade sem fins lucrativos, ligado ao Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz.

O departamento é coordenado pelo pesquisador espírita e voluntário da FEAL, Paulo Henrique de Figueiredo e também conta com uma equipe de colaboradores capacitados e dedicados ao trabalho de restauração e recuperação de um material inédito e histórico.

O acervo está sob a responsabilidade do Instituto Canuto Abreu em parceria com a FEAL e tem como objetivo colocar à disposição do público todo esse material até então desconhecido. São mais de 700 documentos de Allan Kardec, manuscritos originais de Kardec, cartas escritas por personalidades importantes na história do espiritismo como Gabriel Dellane, Léon Denis, Camille Flamarion e Amelie Boudet.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (O que é Projeto "Cartas de Kardec?" O que manuscritos inéditos revelam?) (Resgatando a verdade ocultada por mais de 150 anos  No dia 3 de outubro - Aniversário do notável filósofo e pedagogo francês Allan Kardec, o projeto Cartas de Kardec irá trazer a tona a história ocultada por mais de 150 anos capaz de transformar e revolucionar a história do Espiritismo)

Fonte: Projeto Cartas de Kardec

Fonte: Fundação Espírita André Luiz (FEAL)

 

COLEÇÃO CANUTO ABREU

MANUSCRITOS ALLAN KARDEC

 

01 - Manuscrito de Kardec - 23 de abril de 1857 (Carta manuscrita de Allan Kardec a Sra Pâtier) O Lançamento do O Livro dos Espíritos)

 

 02 - Manuscrito de Kardec - Ano de 1860 (Prece de Allan Kardec)

 

 03 - Manuscrito de Kardec - 11 de maio de 1860 (Carta de manuscrita de Allan Kardec)

 

 04 - Manuscrito de Kardec - 05 de Fevereiro de 1862 (Carta de Allan Kardec para Sr. Calcar)

 

 05 - Manuscrito de Kardec - 17 de agosto de 1861 (Carta de Allan Kardec para Sr. Hildebrand)

 

 06 - Manuscrito de Kardec - 02 de Novembro de 1863 (Carta de Allan Kardec para Jourdan)

 

 07 - Manuscrito de Kardec - 03 de maio de 1861 (Carta de Allan Kardec para Sr. Thiry)

 

 08 - Manuscrito de Kardec - 25 de julho de 1863 (Carta de Allan Kardec para Sr. Villon)

 

 09 - Manuscrito de Kardec - 20 de setembro de 1861 (Carta de Allan Kardec a Sra. Amélie Gabrielle Boudet)

 

 10 - Manuscrito de Kardec (Carta de Allan Kardec o Sr. chefe de policia em 1857)

 

 11 - Certidão de Nascimento de Allan Kardec

 

 12 - Manuscrito de Kardec - 17 de fevereiro de 1863 (Carta de Allan Kardec para Sr. Philippe)

 

 13 - Manuscrito de Kardec - 17 de dezembro de 1862 (Carta de Allan Kardec para Sr. Lourrain)

 

 14 - Manuscrito de Kardec - 15 de dezembro de 1863 (Carta de Allan Kardec para Sr. Rousset)

 

 15 - Manuscrito de Kardec - 02 de junho de 1865 (Carta de Allan Kardec)

 

 16 - Manuscrito de Kardec - 10 de janeiro de 1865 (Carta de Allan Kardec para o Sr. Ganipel)

 

 17 - Manuscritos de Kardec - Projeto Allan kardec (Prece de Allan Kardec)

 

 18 - Manuscrito de Kardec - 27 de julho de 1867 (Carta de Allan Kardec para a Sra. Lair)

 

 19 - Manuscrito de Kardec - 16 de abril de 1863 (Carta de Allan Kardec para um irmão espírita)

 

 20 - Manuscrito de Kardec - 19 de abril de 1864 (Carta da Sra. Foulon para a Sra. Amélie Boudet) (Apreciação de A Imitação)

 

 21 - Manuscrito de Kardec - 15 de abril de 1864 (Carta de Allan Kardec para o Sr. Edoux)

 

 22 - Manuscrito de Kardec - 05 de abril de 1864 (Carta de Allan Kardec para o Sr. Sabò)

 

 23 - Manuscrito de Kardec - 04 de abril de 1864 (Carta de Allan Kardec para o Sr. Plenet)

 

 24 - Manuscrito de Kardec - 29 de março de 1864 (Carta de Allan Kardec para o Sra. Forget)

 

 25 - Manuscrito de Kardec - 10 de fevereiro de 1862 (Carta de Allan Kardec ao senhor Sabò)

 

26 - Manuscrito de Kardec - 12 de dezembro de 1863 (Carta de Allan Kardec para o Sr. Dalmazzo)

 

27 - Manuscrito de Kardec - 25 de setembro de 1868 (Carta de A. Kardec para intermediário da tradução de A Gênese para o alemão)

 

28 - Manuscrito de Kardec - ?/05/1857 (Rascunho de carta para o senhor Tiedman)

 

29 - Manuscrito de Kardec - Ano de 1857 (Prece de Allan Kardec)

 

30 - Manuscrito de Kardec - 18 de abril de 1860 (Carta de Allan Kardec para o senhor Gassier)

 

31 - Manuscrito de Kardec - 23 de agosto de 1860 (Carta de Allan Kardec para o Doutor Francisco Antônio Pereira Rocha)

 

32 - Manuscrito de Kardec - 18 de outubro de 1860 (Evocação) Texto realizado por Allan Kardec

 

33 - Manuscrito de Kardec - 04 de dezembro de 1860 (Prece de Allan Kardec)

 

34 - Manuscrito de Kardec -  Ano de 1860 (Evocação) Texto realizado por Allan Kardec

 

35 - Manuscrito de Kardec - 06 de janeiro de 1864 (Carta Allan Kardec para o senhor Boudou)

 

36 - Manuscrito de Kardec - 31 de dezembro de 1864 (Carta de Allan Kardec para o senhor Dijoud)

 

37 - Manuscrito de Kardec - 31 de dezembro de 1863 (Carta de Allan Kardec para o senhor Matrat)

 

38 - Manuscrito de Kardec - 12 de dezembro de 1863 (Carta de Allan Kardec para o senhor Dalmazzo)

 

39 - Manuscrito de Kardec - 07 de dezembro de 1863 (Carta de Allan Kardec para o senhor Dumas)

 

40 - Manuscrito de Kardec - 02 de dezembro de 1863 (Carta de Allan Kardec para o senhor Jourdan)

 

41 - Manuscrito de Kardec - 07 de maio de 1863 (Carta de Allan Kardec para o senhor Villeneuve)

 

42 - Manuscrito de Kardec - 16 de abril de 1863 (Fragmentos de Allan Kardec)

 

43 - Manuscrito de Kardec - 08 de abril de 1863 (Carta do senhor H. Georges para Allan Kardec)

 

44 - Manuscrito de Kardec - 18 de janeiro de 1868 (Carta de Allan Kardec para o senhor Houat)

 

45 - Manuscrito de Kardec – 26 de outubro de 1867 (Cópia realizada por Allan Kardec)

 

46 - Manuscrito de Kardec - 11 de outubro de 1867 (Carta de Allan Kardec para a senhora Bouillant)

 

47 - Manuscrito de Kardec – 17 de agosto de 1867 (Rascunho de carta para o senhor R. Bermoy)

 

48 - Manuscrito de Kardec - 14 de agosto de 1867 (Cópia realizada por Allan Kardec)

 

49 - Manuscrito de Kardec – 07 de agosto de 1867 (Rascunho de carta para o senhor Augustin Babin)

 

50 - Manuscrito de Kardec – 27 de julho de 1867 (Carta de Allan Kardec para a senhora Lair)

 

51 - Manuscrito de Kardec - 13 de julho de 1867 (Rascunho da carta de Allan Kardec)

 

52 - Manuscrito de Kardec - 13 de junho de 1865 (Rascunho da carta de Allan Kardec)

 

53 - Manuscrito de Kardec – 27 junho de 1869 (Carta do senhor Cordurié para Allan Kardec)

 

54 - Manuscrito de Kardec - 23 de maio de 1865 (Rascunho da carta de Allan Kardec)

 

55 - Manuscrito de Kardec - 22 de janeiro de 1865 (Carta de Allan Kardec para o senhor Vincent)

 

56 - Manuscrito de Kardec - 18 de janeiro de 1865 (Carta de Allan Kardec para a senhora Ebert)

 

57 - Manuscrito de Kardec (Nota de 1864)

 

58 - Manuscrito de Kardec - 27 de julho de 1863 (Carta de Allan Kardec para o senhor Varey)

 

59 - Manuscrito de Kardec - 05 de fevereiro de 1862 (Carta de Allan Kardec para a senhora Hanin Leblanc)

 

60 - Manuscrito de Kardec -  04 de setembro de 1865 (Comunicação do espírito Sanson)

 

61 - Manuscrito de Kardec - 10 de Fevereiro de 1865 (Carta de Kardec ao Sr. Malibran)

 

62 - Manuscrito de Kardec - 31 de dezembro de 1863 (Carta de Kardec para médium Collignon)

 

63 - Manuscrito de Kardec (Diversas Cartas de Allan Kardec para Roustaing)

 

64 - Manuscrito de Kardec - 22 de Fevereiro de 1868 (Conselhos sobre A Gênese)

 

65 - Manuscrito de Kardec - 11 de Janeiro 1865 (Carta de Kardec a Auguste Bez)

 

66 - Manuscrito de Kardec - 03 de novembro de 1864 (Carta de Kardec a d’Ambel)

 

67 - Manuscrito de Kardec - 25 de setembro de 1864 (Carta de Kardec a Sabò)

 

68 - Manuscrito de Kardec - 21 de junho de 1864 (Carta de Kardec a Collignon)

 

69 - Manuscrito de Kardec - 9 de abril de 1864 (Carta de Kardec a Sabò)

 

70 - Manuscrito de Kardec - 10 de fevereiro de 1862 (Carta de Kardec a Sabò)

 

71 - Manuscrito de Kardec - 08 de fevereiro de 1862 (Carta de Kardec a Sabò)

 

72 - Manuscrito de Kardec - 12 de outubro de 1861 (Carta de Kardec a Roustaing)

 

73 - Manuscrito de Kardec - 29 de outubro de 1861 (Carta de Kardec a Roustaing)

 

74 - Manuscrito de Kardec - 11 de fevereiro de 1862 (Carta de Kardec a Roustaing)

 

75 - Manuscrito de Kardec - Estatuto da Sociedade Anônima do Espiritismo (22 de Julho de 1869)

 

76 - Manuscrito de Kardec - Manuscritos do programa de Constituição do Espiritismo

 

77 - Manuscrito de Kardec - Cartas de Rivail para Amélie

 

78 - Manuscrito de Kardec - Caderno Voyage en 1862

 

Baixar todos os materiais na pasta

 

coleção canuto abreu

DOCUMENTOS DIVERSOS PARA DOWNLOAD

 

00 - Coleção Canuto Abreu (Carta de Canuto Abreu para Chico Xavier de 29/04/ 1937)

 

01 - Coleção Canuto Abreu (Carta de Manuel Quintão)

 

02 - Coleção Canuto Abreu (Psicografia Bezerra de Menezes a Canuto Abreu de 14/11/1968)

 

03 - Coleção Canuto Abreu - Psicografia Emmanuel (Arquivo Espírita de Canuto Abreu) ano de 1958

 

05 -  Coleção Canuto Abreu (Visita Canuto Abreu a Chico Xavier)

 

06 - Coleção Canuto Abreu (Léon Denis)

 

07 - Canuto Abreu - O Espiritismo e as Religiões

 

08 - Regulamento Grupo Espírita de Confúcio Ano de 1873

 

Baixar todos os materiais na pasta