ALLAN KARDEC - Revista Espírita

Jornal de Estudos Psicológicos

(1858 - 1869)

Federação Espírita Brasileira

TRADUTOR - EVANDRO NOLETO BEZERRA

EDITORA feb

EM LÍNGUA PORTUGUESA

 

ALLAN KARDEC - REVUE SPIRITE

JOURNAL D' ÉTUDES PSYCHOLOGIQUES

(1858 - 1964)

Encyclopédie Spirite

Mouvement Spirite Francophone

EN LANGUE FRANÇAISE

Introdução:

Traduções em Língua Portuguesa

Na língua portuguesa, o período sob a direção de Allan Kardec (1858-1869) encontra-se traduzido em duas edições brasileiras:

- Federação Espírita Brasileira, com a tradução R.E. por Evandro Noleto Bezerra (1858 - 1869) (Ver no arquivo zipado)

- Editora IDE - Instituto de Difusão Espírita, com a tradução R.E. de Salvador Gentille (1858 - 1869) (Ver no arquivo zipado)

Revista Espírita (Revue Spirite) em Idioma Francês (1858 - 1960)

- Revue Spirite (Revues Spirites janvier 1858 - mai 1869) (Directeur: Allan Kardec)

- Revue Spirite (Revues Spirites mai 1869 - août 1871) (Directeur: A. Desliens)

- Revue Spirite (Revues Spirites 1871 - 1880) (Directeur: Pierre-Gaëtan Leymarie puis Paul Leymarie)

- Revue Spirite (Revues Spirites 1881 - 1890) (Directeur: Pierre-Gaëtan Leymarie puis Paul Leymarie)

- Revue Spirite (Revues Spirites 1891 - 1900) (Directeur: Pierre-Gaëtan Leymarie puis Paul Leymarie)

- Revue Spirite (Revues Spirites 1901 - 1919) (Directeur: Pierre-Gaëtan Leymarie puis Paul Leymarie)

- Revue Spirite (Revues Spirites 1920 - 1931) (Directeur: Jean Meyer)

- Revue Spirite (Revues Spirites 1932 - 1971) (Directeur: Hubert Forestier)

Apresentação do site:

Publicação mensal da Revista Espírita que foi iniciada por Allan Kardec em janeiro de 1858, mantendo-se ele à frente da mesma até o ano de seu desencarne em 1869.

A Revista Espírita serviu, também, para que Allan Kardec se revelasse por inteiro, com toda a sua magnitude. Assim é que Kardec pôde revelar na Revista toda a sua coragem de lutar e defender os princípios que abraçara.

Seu admirável senso de profundo amor, sua cultura ímpar e seu respeito pelo próximo, veio à tona através destes periódicos.

Foi um meio de Divulgação da Doutrina, além também de uma forma de expor novas ideias, ensinamentos e teorias, colocando-os sob análise e discussão.

Trata dos mais diversos assuntos com relação ao Espiritismo, tendo alguns dos seus artigos tomados parte em algumas das obras básicas da Doutrina Espírita tais como: O Livro dos Médiuns e A Gênese, que tiveram muitos de seus capítulos publicados na Revista Espírita e, assim, serviu como uma preparação para os novos livros advindos na Codificação Espírita.

Todas aquelas pessoas ou grupos espíritas que queiram realmente compreender a Doutrina Espírita e não querem se iludir com falsas obras espíritas da atualidade.

As revistas espíritas de Allan Kardec são materiais de base para o entendimento e compreensão da finalidade da vida.

Irmãos W. e Jorge Hessen

A Cronologia da Revista Espírita e do Movimento Espírita Francês:

1858 - Em janeiro a Revue Spirite é criada por Allan Kardec, na sua residência, situada na Rua dos Mártires, 8.

Em 01/04, Allan Kardec fundava em Paris a "Société Parisienne des Études Spirites" (Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas), que funcionou inicialmente na galeria de Valois no Palais Royal (Galeria de Valois, 35 e depois Galeria Montpensier, 12... num salão do restaurante Douix)

1860 - Em abril a "Revue Spirite" e a "Société Parisienne des Études Spirites" são transferidas para a Passage Sainte-Anne, na Rue Ste.-Anne, 59.

1869 - (31 de março) - Desencarna subitamente Allan Kardec, enquanto atende a um caixeiro de livraria, no seu apartamento da Rue Ste.-Anne, muito provavelmente vitimado pela ruptura de um aneurisma de aorta (há controvérsias... poderia ser uma insuficiência cardíaca congestiva, conforme aponta L. Palhano Jr, e com quem concordamos).

No dia seguinte, deveria desocupar esse imóvel, indo para a casa da Villa Ségur; e os escritórios da Revue Spirite, a "Société Parisienne des Études Spirites" e a Librairie Spirite para a Rue de Lille 7.

O corpo foi sepultado ao meio-dia de 2 de abril, no cemitério de Montmartre. Estima-se que mais de mil pessoas acompanharam o cortejo, que seguiu pelas ruas de Grammont, Laffitte, Notre-Dame-de-Lorette, Fontaine e pelo Boulevard de Clichy. À beira da sepultura, Camille Flammarion, astrônomo e médium da SPES, pronunciou o seu importante discurso, que a FEB fez figurar na sua edição de Obras Póstumas. Na primeira reunião da SPES após esse fato, os membros presentes lançaram a ideia de se levantar um monumento ao mestre, que logo recebeu adesão de espíritas de muitas cidades. Foi assim que se fez construir o famoso dólmen do cemitério Père-Lachaise, para onde os restos mortais de Kardec foram transladados a 29 de março de 1870.

1869 - (abril) Transferência do escritório da "Revue Spirite" e da “Société Parisienne des Études Spirites" para a Rue de Lille 7. Essa rua é uma das laterais do famoso Museu D'Orsay. Kardec desencarnou enquanto fazia as arrumações para a mudança, no dia 31 de março do mesmo ano.

1869 - (abril) Assume Sr. Emile Malet a direção da Presidência da Société Parisienne des Études Spirites".

1869 - (julho) - A Librairie Spirite é inaugurada tendo a frente a Sra. Rivail e o médium Desliens. A Sociedade Anônima do Fundo [ou Caixa] Geral e Central do Espiritismo (SA) foi fundada também em julho de 1869, sob o comando de Desliens e Tailleur.

1869 - (28 de julho) Se demite Sr. Emile Malet da presidência da Société Parisienne des Études Spirites".

1870 - (janeiro) Criado o novo estatuto da Société Parisienne des Études Spirites, tendo Camille Flammarion, presidente honorário — Eugène Bonnemère como presidente — Emile Malet como vice-presidente Emile Malet — No comitê central L. Morin (Louis Joseph Félix Morin) secretário principal — Secretario Adjunto A. Ravan — Tesoureiro. J. Henry — Comitê Central: Miss A. Blackwel, E. Barrault, Canaguier, A. Bertrand, Collard e outros.

1870 - (31 de março) - Inaugura-se o monumento druida do Père-Lachaise. Esse famoso cemitério é considerado museu, tendo sido ali sepultados inúmeros dos grandes vultos franceses e mesmo de outros países.

Quando de sua inauguração, o dólmen não registrava a célebre frase "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir continuamente, tal é a lei", que foi esculpida ainda em 1870. Ao contrário do que muitas vezes se afirma, essa frase não se deve textualmente ao próprio Kardec, não obstante represente corretamente o pensamento espírita.

1871 - (junho) Pierre-Gaëtan Leymarie assume a gerência da Revue Spirite juntamente com o comando da SA (Sociedade do Fundo Geral e Central do Espiritismo), depois da renúncia do médium Desliens. Fonte: Revista Espírita, 14º ano, nº 9, setembro de 1871 (https://www.retronews.fr/journal/la-revue-spirite/1-septembre-1871/1829/3285595/30).

1873 - (junho) Com a renúncia do Sr. Bittard, Leymarie assume também a Librairie Spirite. Fonte: Revista Espírita, 16º ano, nº 6, junho de 1873 (https://www.retronews.fr/journal/la-revue-spirite/1-juin-1873/1829/3285513/1).

Em meados de outubro a sociedade muda o nome para Sociedade para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec, anônima e de capital variável. Fonte: Revista Espírita, 17º ano, nº 1, janeiro de 1874 (https://www.retronews.fr/journal/la-revue-spirite/1-janvier-1874/1829/3285495/8).

1875 - 16/06 É instaurado o Processo dos Espíritas, procedimento judicial em Paris em que o então diretor da "Revue Spirite", Pierre-Gaëtan Leymarie, foi julgado e condenado sob a acusação de publicar fotografias fraudulentas de espíritos desencarnados.

1877 - A Société Parisienne des Études Spirites se muda para a Rue Saint-Denis 183, tendo na presidência o Sr. Charles Boiste, que pertenceu ao grupo original de Allan Kardec.

1878 - A Revue Spirite e a Librairie Spirite se muda para 09 rue des Petits-Champs. Leymarie organiza a "Société Scientifique pour les études psychologiques" para o estudo e experimentações em torno da mediunidade e do magnetismo animal, e análise das obras de Cahagnet, de Roustaing, da doutrina de Swedenborg fugindo a orientação do Mestre de Lyon.

1881 - Em 03/03 Falecimento de Sr. Charles Boiste, presidente da Société Parisienne des Études Spirites, estando a frente durante 08 anos desta referida instituição.

1882 - Em 24/12 se propõem a formação de uma assembleia geral para organizar a “Union Spirite Française” e a criação de um jornal.

1883 - Em 15/01 é criado o estatuto da “Union Spirite Française” e o Jornal "Le Spiritisme".

1883 - Em 21/01 Amèlie Gabrielle Boudet, a mulher de Kardec, falece aos 87 anos, e saindo o féretro de sua residência, na Avenida de Ségur n. 39 (o endereço da Vila Ségur era a Avenida de Ségur, 39), para o Père-Lachaise, a 12 quilômetros de distância.

1883 - A Sociedade para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec, anônima e de capital variável. Ocorre a mudança para o nome da Sociedade Científica do Espiritismo.

1884 - O Sr. Simon Alexandre Bourgès presidente da Société Parisienne des Études Spirites publica a obra "Philosophie Contemporaine Psychologie Transformiste Évolution de I'Intellingence". Prefaciado por Sophie Rosen (Dufaure)

1884 - Em julho a Société Parisienne des Études Spirites se muda para galeria de Valois 167 no Palais Royal compartilhando o mesmo endereço da "Union Spirite Française”. Tendo à frente da presidência da sociedade Sr. Simon Alexandre Bourgès que era um dos antigos espíritas do tempo de Allan Kardec.

1885 - Em outubro a Société Parisienne des Études Spirites se muda novamente para a Rue Saint-Denis 183.

1885 - Em novembro e lançado o "La Pensée Libre" Bulletim de La Société Parisienne des Études Spirites, no período pós-Kardec. Redação e Administração do jornal espírita. Sr. Émilie de Rienze e o Sr. Emile Blin.

1886 - Em outubro falece Sr. Simon Alexandre Bourgès, um dos lendários militantes espíritas francês. Esteve a frente da Revue Spirite durante a prisão de Leymarie no processo dos espíritas. Foi um dos fundadores da "Union Spirite Française”, e presidente honorário da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

1887 - Em agosto a Société Parisienne des Études Spirites empossou como: Presidente Sr. Emile Blin; vice-presidente Sr. Ponsot; secretário Sr. di Rienzi; tesoureiro Sr. Lebourgeois; bibliotecário Sr. Fourès. No mês de outubro a reabertura das sessões, rue St-Denis, nº 133, aos sábados, às 8 horas da noite.

1888 - Assume Sr. Camille Chaigneau um dos últimos presidentes da Société Parisienne des Études Spirites que foi fundada por Allan kardec.

1890 - Em abril Sr. Emile Blin falece. Foi presidente da Société Parisienne des Études Spirites e contemporâneo de Allan Kardec na SPEE.

1890 - A sociedade administradora adquiriu um imóvel para a livraria na área da Universidade, 1 rue de Chabenais, na "Société Scientifique pour les études psychologiques" em outubro de 1890.

1890 - Em 15/10 a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (Société Parisienne des Études Spirites) desaparece e reaparece com uma nova denominação, Sociedade do Espiritismo Científico (Société du Spiritisme Scientifique), tendo Adolphe Laurent de Faget na presidência desta instituição; e que estavam localizados na Rue Saint-Denis 183, o mesmo endereço da antiga sede (SPEE).

1891 - Em 31/10 Dissolução da "Union Spirite Française".

1892 - Em 28/01 Sr. Jean Alexandre Chaigneau, morre aos 85 anos de idade. Foi um dos maiores expoentes do espiritismo na França. Trabalhador das primeiras horas.

1893 - A Sociedade Científica do Espiritismo se muda de nome para Sociedade da Livraria Espírita, fundada por Allan Kardec”

1893 - Em setembro de 1893, Gabriel Delanne vendeu o “Le Spiritisme” para Arthur d’Anglemont, que era «Omniteista».

1893 - 20/11/ Fundação da Fédération Spirite Universelle.

1894 - Laurent de Faget se afasta do “Le Spiritisme” devido a questões doutrinárias com Arthur d’Anglemont.

1895 - Laurent de Faget funda um novo periódico espírita, o Progrès Spirite. A Société du Spiritisme Scientifique se transfere para a nova sede na rue des Archives, 86. Paris.

1895 - Em 14/5/1895 Laurent de Faget renunciou aos comitês da Fédération Spirite Universelle e do Comitê de Propaganda.

1895 - Em 20/10/1895 Laurent de Faget é reeleito presidente da Fédération Spirite Universelle.

1896 - Dissolução da Sociedade Anônima do Fundo [ou Caixa] Geral e Central do Espiritismo (SA) que foi fundada por Amélie-Gabrielle Boudet. Os estoques dos livros são resguardadas no domicílio privado de Leymarie 12 rue de Sommerard.

1896 - Gabriel Delanne funda Société Française d´Études des Phénomènes Psychiques na rue des Gâtines em Paris.

1897 - Leymarie funda a "Librairie Leymarie Édite", e transfere os livros da antiga Livraria Espírita e se estabelece no 42, rue Saint-Jacques, Paris, e que dirigiu até 1901, e, com o seu desencarne, por sua esposa Madame Marina Duclos Leymarie, e, posteriormente, por seu filho, Paul Leymarie.

1901 - Desencarna em 10/04 P. G. Leymarie. A Srª. Marina Leymarie assume a direção da Revista Espírita até 1904.

1904 - Em 29/09 Falece Marina Duclos Leymarie. Paul Leymarie assume a Revue Spirite até 1916.

1912 - Em dezembro falece Laurent de Faget que foi dirigente do Le Progrès Spirite durante 17 anos.

1914/1918 - 1ª Guerra Mundial. A Revue Spirite  tem sua publicação suspensa até 1916.

1917 - A Revue Spirite volta a ser publicada, tendo como proprietário Jean Meyer, sendo seu diretor até 1931. Até o ano de 1924 Paul Leymarie foi seu editor.

1919 - Jean Meyer refunda a “Union Spirite Française" em Associação, tendo como presidente Gabriel Delanne e como presidente de honra Léon Denis. Fundado o Institut Metapsychique International por Jean Meyer.

1923 - Jean Meyer compra o prédio nº 8 da Rua Copernic, em Paris, onde estabelece a sede da "Union Spirite Française". Este prédio ficou conhecido como a Maison des Spirites. (Casa dos Espíritas)

1925 - A Maison des Spirites sediou o Congresso Espírita Internacional com a participação de Léon Denis e Conan Doyle, tendo como vice-presidente Jean Meyer.

1926 - Em 15/02, falece Gabriel Delanne, primeiro presidente da "Union Spirite Française".

1927 - Em 12/03, falece Léon Denis presidente de honra da "Union Spirite Française".

1931 - Desencarna Jean Meyer em 13/04 na sua vila Valrose, em Béziers, França. Seu amigo Hubert Forestier assume a direção da Revista Espírita até 1971.

1939 /1945 - Segunda Guerra Mundial. "Union Spirite Française" interrompe suas atividades.

1955 - Em 28/12/1955, falece Paul Leymarie  na comuna de Le Perreux-Sur-Marne, a "pérola do leste parisiense", no departamento de Val de Marne, aos 88 anos.

1968 - A Revue Spirite passa a ser propriedade de Hubert Forestier, que a registrou no Instituto Nacional de Proteção Industrial.

1971 - Desencarnação de Hubert Forestier. Seus herdeiros transferem os direitos da Revue Spirite para André Dumas.

1976 - André Dumas, anuncia o abandono do título da Revue Spirite e a incorpora numa publicação não espírita denominada “Renaître 2000”, e também que a "Union Spirite Française" deixa de existir em abril para dar lugar a "Union Scientifique Francophone pour l’Investigation Psychique et l’Etude de la Survivance de l’Ame".

1977 - Em 20/01, o Presidente da Federação Espírita Brasileira, Francisco Thiesen, escreveu ao Sr. André Dumas, para oficializar a proposta a quem de direito, no sentido de assumir a responsabilidade integral e definitiva pelo título e pela manutenção de “La Revue Spirite”; proposta esta que foi recusada.

1979 - No ano de 1979 ocorre o desaparecimento da Maison des Spirites pela dissolução do setor imobiliário da sociedade civil de estudos metapsíquicos. Compartilhamento entre oito co-proprietários (Notário: Maître Bourcier em Paris).

1985 - Criação da “Union Spirite Française et Francophone”, por Roger Perez. André Dumas escreve a Roger Perez, que qualquer tentativa para adquirir os direitos sobre a Revue Spirite representa concorrência desleal.

1989 - A “Union Spirite Française et Francophone”, obtém em sentença judicial a recuperação do direito de utilização do título “Revue Spirite”, perante o Tribunal de Meaux, por não ter André Dumas renovado os direitos de propriedade do título da Revista em tempo hábil. No 4º trimestre, sob o nº 1, ano 132, ressurge a “Revue Spirite”, após 12 anos de interrupção.

1992 - Fundação do Conselho Espírita Internacional (CEI), constituído em 28 de novembro de 1992 em Madri, na Espanha, que abrange 36 países.

1997 - Desencarnação de André Dumas e o encerramento da "Union Scientifique Francophone pour l’Investigation Psychique et l’Etude de la Survivance de l’Ame", que foi herdeira na antiga "Union Spirite Française".

2007 - Divergência de opiniões entre os responsáveis; a Union Spirite Française et Francophone foi dissolvida em 30 de outubro de 2007.

2007 - O Conselho Espírita Francês foi criado como uma associação sob a lei de 1901 em 9 de junho de 2007 em Denicé, perto de Lyon. É administrado colegialmente por um conselho de administração de 6 pessoas.

2018 - Outubro de 2018: transformação do Conselho Espírita Francês. Durante sua assembléia geral em dezembro de 2017 foi decidido adotar o antigo nome de Union Spirite Française et Francophone, dissolvido há pouco mais de 10 anos. Essa recriação é um forte sinal de apego às raízes e às antigas tradições ligadas ao movimento espírita francês.

2019 - Sábado, 10 de agosto, morte de Roger Perez. Ele foi o incansável presidente da Union Spirite Française et Francophone de 1985 a 2007.

CSI do Espiritismo - Imagens e registros históricos do Espiritismo

Manifesto de Gratidão à Federação Espírita Brasileira

Os responsáveis pelo Site Autores Espíritas Clássicos desejam manifestar aqui um preito de gratidão à Federação Espírita Brasileira, entidade representativa do Espiritismo em nosso país.

A FEB disponibilizou, recentemente, para download em seu site oficial (www.febnet.org.br) toda a coleção de 12 volumes da Revista Espírita, de Allan Kardec, relativos aos anos de 1858 a 1869, período em que essa revista esteve sob a responsabilidade direta do Codificador da Doutrina Espírita.

O grau de importância dessa revista é demonstrado pelas palavras de J. Herculano Pires em “A Pedra e o Joio”:

“Só agora dispomos da coleção da Revista Espírita do tempo de Kardec, tão importante que ele mesmo a incluiu no rol das leituras necessárias para o bom conhecimento da doutrina...”

Totalizando quase 7.000 páginas na edição em português publicada pela FEB, a Revista Espírita é o complemento indispensável à boa compreensão da Codificação Espírita.

Com esta iniciativa, a Federação Espírita Brasileira, que já disponibilizava para download as obras essenciais de Allan Kardec, possibilita agora a todos os simpatizantes da Doutrina Espírita a leitura de todas as importantes obras do Codificador, mesmo os que não possuem condições financeiras para adquirir os volumosos exemplares impressos.

Por isso, manifestamos aqui, em nome de toda a comunidade espírita, nosso respeito e gratidão a esta respeitável entidade.

Irmãos W. e Jorge Hessen

Fontes: Federação Espírita Brasileira

Fontes: Encyclopédie Spirite

Fontes: Federação Espírita do Paraná

"A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário compreender"

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"

ALLAN KARDEC - Revista Espírita

Jornal de Estudos Psicológicos

(1858 - 1869)

EM IDIOMA PORTUGUÊS

 

RELAÇÃO DE REVISTAS PARA DOWNLOAD

 

Sumário Geral dos Fascículos da Revista Espírita (Edições 1858 - 1869) (Tópicos Tratados nas Revistas Espíritas que Foram Compiladas por Allan Kardec)

Revista Espírita - Índice Geral - (Edições 1858 - 1869) (Índice Temático para Consultar os Temas da Revistas Espíritas Compiladas por Allan Kardec)

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB) - 1858  

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB) - 1859

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB)  - 1860

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB)  - 1861

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB)  - 1862

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB)  - 1863

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB)  - 1864

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB) - 1865

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB) - 1866

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB) - 1867

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB) - 1868

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB) - 1869

Baixar no arquivo zipado as Revistas Espíritas (1858 - 1869)

 

ALLAN KARDEC - REVUE SPIRITE

JOURNAL D' ÉTUDES PSYCHOLOGIQUES

(1858 - 1964)

Encyclopédie Spirite

Mouvement Spirite Francophone

EN LANGUE FRANÇAISE

 

Revue Spirite (Revues Spirites janvier 1858 - mai 1869) (Directeur: Allan Kardec)

Revue Spirite (Revues Spirites mai 1869 - août 1871) (Directeur: A. Desliens)

Revue Spirite (Revues Spirites 1871 - 1880) (Directeur: Pierre-Gaëtan Leymarie puis Paul Leymarie)

Revue Spirite (Revues Spirites 1881 - 1890) (Directeur: Pierre-Gaëtan Leymarie puis Paul Leymarie)

Revue Spirite (Revues Spirites 1891 - 1900) (Directeur: Pierre-Gaëtan Leymarie puis Paul Leymarie)

Revue Spirite (Revues Spirites 1901 - 1919) (Directeur: Pierre-Gaëtan Leymarie puis Paul Leymarie)

Revue Spirite (Revues Spirites 1920 - 1931) (Directeur: Jean Meyer)

Revue Spirite (Revues Spirites 1932 - 1971) (Directeur: Hubert Forestier)