JORGE HESSEN  ..."LOGO, DEUS EXISTE!"

APONTAMENTOS PALPITANTES SOB A PERSPECTIVA ESPÍRITA

(JORGE HESSEN)

Prefácio:

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo (1) constam lições para profundas reflexões. Em suas páginas aprendemos que “a Ciência e a Religião devem impelir a inteligência humana para busca de Deus. Dia virá em que o cientista se debruçará para desvendar as leis da física visando abeirar-se próximo do Criador e o Religioso difundirá as leis do mundo moral com o mesmo desígnio, até porque, tendo como princípio o Criador e Suas Leis não podem fé e razão nutrirem entendimentos contraditórios.

O útero de toda a sabedoria é a Mensagem de Jesus e na perspectiva de Kardec os tempos são chegados, em que os ensinamentos do Cristo devem receber um complemento; em que a ciência, deixando de ser exclusivamente materialista deve ter em conta o elemento espiritual, e em que a religião, deixando de desconhecer as leis orgânicas e imutáveis da matéria, estas duas forças, apoiando-se uma na outra, equilibrar-se-ão e se prestarão mútuo apoio.

Infelizmente, cientistas e religiosos não puderam se entender até agora porque, encarando cada qual as coisas de acordo com seu ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Faltava-lhes um traço de união que os ligasse; esse traço de aderência é o conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo material, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. É toda uma revolução moral que se opera neste momento. As consequências dessa revolução são fáceis de prever; ela deve suscitar, nos relacionamentos sociais, inevitáveis modificações, às quais ninguém poderá se opor, porquanto se encontram nos desígnios de Deus, e elas ressaltam da lei do progresso, que é uma lei de Deus.

São Paulo, 29 de agosto de 2013

Irmãos W. e Jorge Hessen

Referência:

(1) Kardec, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. I item 8, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2002

Ver Artigo Espírita de Jorge Hessen publicado por Obras Sociais Grupo Espírita Fraternidade Irmã Celina (OSGEFIC)

"Pouca ciência conduz ao ateísmo; muita ciência conduz a Deus."

(Francis Bacon "O Filósofo Inglês")
 

RELAÇÕES DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Jorge Hessen - Logo, Deus Existe! (APONTAMENTOS PALPITANTES SOB A PERSPECTIVA ESPÍRITA) PDF

 

Jorge Hessen - Logo, Deus Existe! (APONTAMENTOS PALPITANTES SOB A PERSPECTIVA ESPÍRITA) DOC