FICÇÕES E INSINUAÇÕES

Resposta

brochura Muita Luz

(Beaucoup de Lumière)

 

Sociedade Científica do Espiritismo
FUNDADA PELO SR. E SRA. ALLAN KARDEC, EM 1869

LISTA DAS FICÇÕES E INSINUAÇÕES
Contidas na brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumière) elaborada pelo Comitê de Fiscalização da SOCIEDADE CIENTÍFICA DO ESPIRITISMO

Lançamento original:
Fictions et Insinuations
Réponse à la brochure Beaucoup de Lumière

PARIS
LIVRARIA DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS
Rua des Petits-Champs, 5
1884

 

Comentários do
CSI do Espiritismo

(CARLOS SETH)


OBRA RARA TRADUZIDA

 

Tradução: Ery Lopes

Revisão: Carlos Seth e Irmãos W.

 

Versão digitalizada:

© 2021

 

Distribuição gratuita:

 

 

Portal Luz Espírita

 

 

CSI Espiritismo - Documentos Históricos do Espiritismo

 

 

Autores Espíritas Clássicos

 Apresentação desta Edição:

Desde meados da década de 2010 a Historiografia do Espiritismo vive um momento especial, em razão de redescoberta de um montante considerável de obras completas, registros oficiais, manuscritos originais e outros documentos de interesse dos estudiosos espíritas, com destaque especial para: os arquivos digitalizados e livremente disponibilizados pela BnF – Biblioteca Nacional da França, através de seu portal na internet Gallica (1); o acervo particular do Dr. Canuto Abreu (2); a coleção do Museu Online do Espiritismo, disposto no site AKOL (3); além de outros apanhados, de fontes diversas, tais como jornais, revistas e registros governamentais, colhidos por dedicados pesquisadores.

(01) Endereço eletrônico: Gallica — Nota do Editor (N. E.).
(02) Mais sobre a vida e obra do Dr. Canuto Abreu e seu importante acervo espírita no site Luz Espírita — (N. E.).
(03) Site Allan Kardec Online — (N. E.).

Todos esses recursos, de que agora todos os interessados podem facilmente se servir — dado o compartilhamento desses documentos, especialmente através do Projeto Allan Kardec (4), ministrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais — juntamente com a divulgação maciça feita em torno dos desdobramentos analíticos acerca desse riquíssimo material acabaram por despertar um maior interesse no meio espírita exatamente para o aspecto histórico da doutrina, mormente com uma preocupação especial voltada para uma releitura e — por que não? — reinterpretação de muitos aspectos relativos à origem e primeiros desenvolvimentos do Espiritismo, bem como da própria personalidade de Allan Kardec, dito o “codificador espírita”.

(4) Projeto Allan Kardec, da UFJF — N. E.

Em face desse cenário tão positivo — posto que um resgate histórico é, sem contradita, também um poderoso reforço para o estudo doutrinário — apresentamos aqui, graças ao esforço compartilhado de vários confrades, uma peça que se junta a outras para a montagem do quebra-cabeça cuja ilustração almejada é, de modo especial, a do entendimento sobre os rumos traçados para a Doutrina Espírita pelas mãos dos sucessores do Mestre Kardec. Temos então, na linha de frente do espólio kardequiano, a figura enigmática de Pierre-Gaëtan Leymarie; do lado oposto, um grupo de confrades que insurge contra a Sociedade Espírita original (comandada por Leymarie) formando uma entidade alternativa (União Espírita Francesa - UEF) de cujos baluartes avultamos Berthe Fropo, Gabriel Delanne e o casal Michel e Sophia Rosen.

Esta peça é dos elementos de uma triste trama que, de alguma forma, mancha a história dos espíritas; é, pois, como se pode deduzir de seu título, uma pequena obra diretamente produzida em resposta a uma brochura, Muita Luz (Beaucoup de Lumière) (5), assinada por Berthe Fropo, que então, dentre outras questões menores, levanta algumas sérias denúncias contra Leymarie e, por extensão, toda a condução da sua Sociedade Científica do Espiritismo, que foi fundada como “Sociedade Anônima para a continuação das obras espíritas de Allan Kardec”; acusações essas, no entanto, recebidas e tratadas pelo acusado como meras “ficções e insinuações”, tal como figurado no epíteto da presente brochura.

(5)  Disponível nos site Luz Espírita e também no site Autores Espíritas Clássicos — N. E.

O Leymarie vai então cuidar de responder a essas acusações com uma “lista” de explicações cujo valor deixaremos, num primeiro momento, aos cuidados do leitor, adiantando apenas que, de acordo com uma rápida apreciação de nossa parte, vemos nos ataques da UEF certo exagero em alguns pontos, inconsistências em outros e bastante razão no tocante a importantes desvios doutrinários da Sociedade criada para conduzir o kardecismo; por outro lado, parece-nos flagrante a improbidade do nome diretamente acusado (Leymarie) e da gestão da sua Sociedade, que habilmente se valerá dos “exageros” da acusação para manter uma pose vitimista.

A título de curiosidade, esta Resposta é assinada, não especificamente por Leymarie, mas pelo Comitê de Fiscalização da Sociedade do Espiritismo, prefaciada por uma carta de seu devoto Charles Fauvety, fazendo toda uma apologia ao “chefão” do movimento espírita da época e o incitando a publicar tal obra. Isto deu um caráter institucional à Resposta, ao passo que a obra de acusação ficou a gravitar na ideia de um ataque pessoal — segundo, claro, as insinuações de Leymarie e sua claque.

Faz-se imperativo, portanto, que ao lado — ou melhor, antes mesmo — de se considerar as explicações desta Resposta, ler atentamente Muita Luz (Beaucoup de Lumière) de Berthe Fropo e, comparando com as argumentações da defesa, apurar o quanto possível apurar as consistências das controvérsias. Estamos empenhados nessa apuração e aproveitamos para convidar o leitor a acompanhar os resultados de nossas pesquisas através da fanpage do CSI do Espiritismo (6) e dos canais de divulgação Autores Espíritas Clássicos (07) e Portal Luz Espírita (08) — e não somente como expectadores, mas também como partícipes dessas pesquisas.

(6) CSI do Espiritismo — N. E.
(07) Autores Espíritas Clássicos — N. E.
(08) Portal Luz Espírita — N. E.

No mais, não deixa de ser para nós um pesar tomar nota de todas essas vicissitudes pelas quais passou o movimento espírita nascente, não obstante isso nos seja interessante até como exemplo a ser evitado em nossa campanha atual para a disseminação desta doutrina de luz, esperança de todos aqueles nela iniciados.

Os Editores

Prefácio:

Berthe Fropo, indignada com a situação do Espiritismo, e com razão em vários aspectos, escreveu o livro Muita Luz (Beaucoup de Lumière) denunciando as atrocidades cometidas por Pierre Gaëtan Leymarie contra a doutrina, principalmente em relação ao espaço dado na Revista Espírita ao roustanguismo e à teosofia.

Com isso, especialmente em resposta à referida obra de Fropo, Leymarie escreveu a brochura Ficções e Insinuações.

E nem tudo do que Leymarie foi acusado posteriormente, ele de fato o fez, por exemplo, quando se atribuiu a ele as alterações feitas pelo mestre na 5ª edição de A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. Tal edição é de 1869, enquanto Leymarie substituiu Desliens só em 1871, após sua renúncia como gerente da Revista Espírita, e Bittard em 1873, depois de seu pedido de demissão como responsável pela Livraria Espírita.

Outros fatos mostraram ainda Paul Leymarie, seu filho, afirmando na Revista Espírita de maio e julho de 1914, a um assinante do Rio de Janeiro: “A obra de Roustaing é notável à primeira vista, contudo, é contrária aos ensinamentos de Allan Kardec. Atraente e aparentemente lógica, ela é — em efeito — suscetível de criar cismas muito sérios. Até agora, entretanto, este trabalho não atingiu o objetivo pretendido de seu autor. O ensinamento kardecista, portanto, segue sendo o único que deve ser considerado pelos espíritas”. Não deixa de ser interessante tal posicionamento, embora este personagem, com apenas 17 anos de idade em 1884, não seja abordado nas brochuras sob análise, publicadas naquele ano.

Assim como vemos hoje em várias mídias, inclusive em rádios ditas espíritas, onde o Espiritismo aparece entre as mais diversas e estranhas práticas como terapias alternativas, complementares e integrativas etc., a Revista Espírita pós-Kardec, sob a supervisão da família Leymarie, Pierre Gaëtan, Marina Augustine Duclos e Auguste Paul, em épocas distintas, também sucumbiu às ambições associadas às necessidades de financiamento em detrimento da qualidade de conteúdo.

Porém até o momento o Movimento Espírita só ouviu as acusações, e já fez o julgamento, condenando Pierre Gaëtan Leymarie. A tradução e publicização da brochura Ficções e Insinuações nos permitirá ver a defesa.

Contudo esta publicação não é uma absolvição dos seus atos, pois muito ainda precisará ser pesquisado, não só com relação à questão da Revista Espírita, mas também do caixa da Sociedade Anônima.

Esperamos enfim que, aos poucos, todos possamos construir a verdadeira historiografia do Espiritismo.

Carlos Seth
CSI do Espiritismo

 

COMENTÁRIOS DO CSI DO ESPIRITISMO

(FICÇÕES E INSINUAÇÕES)

NOTA DO EDITOR

Nosso confrade Carlos Seth Bastos (residente de Jacareí, Estado de São Paulo) notabilizou-se no movimento espírita pelas suas pesquisas — ricas de conteúdo e importância, além de precisamente embasadas em fontes das mais seguras — desde 2018, a partir do lançamento de sua fanpage no Facebook, intitulada CSI do Espiritismo, e pela qual tem oferecido indizível contribuição à causa que nos une, de modo especial para o resgate historiográfico da nossa Doutrina.

Sempre solícito em cooperar com outras frentes sérias de pesquisas espíritas, ei-lo aqui enriquecendo este apanhado histórico, trazendo comentários acerca das questões tratadas neste volume — que é subsequente a Muita Luz (Beaucoup de Lumière), obra original que abriu estas mesmas questões — valendo-se, logicamente, de seus apanhados historiográficos, aos quais nos habituamos a muito considerar, dados as capacidades e o comprometimento dele, a quem imputamos a alcunha respeitosa de Sir CSI do Espiritismo.

Estes comentários, senão solucionam todos os pontos do embate travado pelas duas frentes antagônicas que se formaram no meio espírita pós-Kardec (Leymarie/Sociedade Anônima x Fropo/União Espírita Francesa), pelo menos nos abastecem com mais subsídios a respeito de cada item discutido, a fim de que se possa — a quem interessar, é claro  melhor passar a limpo o que se deu naquele cenário crepuscular do kardecismo francês, cujos desdobramentos vieram naturalmente respingar sobre o movimento espírita brasileiro — que é, imediatamente, o que de mais concentrado e mais substancial restou do Espiritismo no mundo, contando aí todo o século XX e o começo deste.

Desfrutemos, pois, destes valorosos comentários.

LEGENDA

Em grafite e sem qualquer sinal gráfico estão fragmentos das alegações de Fropo.

Em laranja e/ou entre chaves {...} estão fragmentos das alegações de Leymarie ou Fauvety.

Em azul e/ou entre colchetes [...] estão os comentários do CSI do Espiritismo: História.

Deixaremos de comentar as alegações dos dois lados, feitas sem qualquer evidência, e a maior parte daquelas baseadas apenas em provas circunstanciais (testemunhos).

Mencionaremos algumas alegações cujas provas devem existir, mas que ainda não foram achadas.

Finalmente incluiremos aquelas alegações para as quais encontramos evidências.

TRECHOS DA OBRA:

 

Décima Terceira Ficção

Página 26, décimo quarto parágrafo. - Sr. Guérin NÃO FEZ DOAÇÃO À NOSSA SOCIEDADE DE UM TOTAL DE CEM MIL FRANCOS, mas de um IMÓVEL construído especialmente para uma Sala de Conferências; esse imóvel, avaliado em CENTO E OITO MIL francos, não dá atualmente nenhum rendimento, o que não é exatamente a mesma coisa.

Leymarie tem razão. Foi só após a sua morte, em 1885, que Guérin deixa um legado à Sociedade, que mais tarde, como no caso do testamento de Amélie Boudet, é contestado pelos herdeiros (https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5167863/f3.item). Novas pesquisas ainda precisarão ser feitas para se analisar este processo, iniciado em 1887 (https://bit.ly/3nVO7fa) e com desdobramentos até pelo menos 1895 (https://bit.ly/3f2VVaW)
 

Décima Quinta Ficção

O Sr. Levent tomou conhecimento do testamento na casa do Sr. Vassal, tabelião de madame Allan Kardec por quarenta anos, e foi após este procedimento que ele teve que dar sua procuração ao Sr. Leymarie, já que a senhora Levent estava muito doente (...)

De fato, no testamento de Amélie, Levent é indicado como executor testamentário, mas renuncia.

Testamento de Amélie Gabrielle Boudet (CSI do Espiritismo)

 

Décima sétima Ficção

"O que era de se estranhar era que sendo o legatário uma Sociedade, um ser coletivo, nenhum dos membros estava presente à entrega dos selos, nem mesmo o Sr. Joly. Parecia que só o Sr. Leymarie, bem como sua família, eram os herdeiros. Eles foram ajudados pelo Sr. Vautier, tesoureiro e ao mesmo tempo administrador da Sociedade, o que faz que ele controle a si mesmo. Não havia nenhum inventário, nem venda pública, salvo as coisas fora de serviço que tinham sido vendidas a antiquários.”

O Sr. Vautier não é nem TESOUREIRO, nem ADMINISTRADOR da nossa Sociedade; ele é membro do Comité de fiscalização. - Os dois administradores são: Sr. Joly e o Sr. Leymarie. (...) o Sr. Vautier era tesoureiro da Sociedade de Estudos Psicológicos, sociedade completamente alheia à nossa (...)

A Sociedade Anônima tinha apenas a figura dos comitês de administração (mínimo de três membros, conforme artigo 10 do estatuto de 1869, e posteriormente um, conforme modificação aprovada não sabemos exatamente quando, mas provavelmente em 1873) e de fiscalização (mínimo de dois membros, conforme artigo 14 do estatuto de 1869, e posteriormente dois comitês de três membros, um de fiscalização e outro editorial, chamado comitê de leitura, conforme modificação aprovada não sabemos exatamente quando, mas provavelmente em 1873)

Sociedade Científica do Espiritismo (CSI do Espiritismo)

 

Décima Nona Ficção

O Sr. Vautier queimou nos jardins pilhas de papéis e cartas. Comunicações interessantes, anotações deixadas pelo Mestre têm sido destruídas.”

Não houve auto de fé de papéis. Em 1873, madame Allan Kardec, depois de uma assembleia geral em que aquilo foi decidido, remeteu à Sociedade todos os documentos importantes e a correspondência que deveriam ser conservados.

De fato: https://www.retronews.fr/journal/la-revue-spirite/15-mars-1887/1829/3285839/17

No jardim, foram queimados somente velhos livros de contabilidade referentes ao pensionato mantido por Allan Kardec desde sua chegada a Paris, em 1830, mais de duas mil redações de seus alunos e, após triagem, todas as coisas consideradas completamente inúteis.

Hoje encontramos milhares destes documentos importantes e a correspondência nos acervos do museu AKOL, de Hubert Forestier e na FEAL, parcialmente disponibilizados na UFJF

Fontes: CSI Espiritismo - Documentos Históricos do Espiritismo (Comentários FICÇÕES E INSINUAÇÕES - Resposta à Brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumière)

Fontes: Luz Espírita - Espiritismo em Movimento (Berthe Fropo na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas)

Fontes: AKOL-AllanKardec.online (Manuscritos comprovam que Berthe Fropo frequentava a SPEE)

 

"Se o Espiritismo pudesse ser retardado em sua marcha, não o seria pelos ataques abertos de seus inimigos declarados, mas pelo zelo irrefletido dos amigos imprudentes."

Allan Kardec - Revista Espírita, junho de 1862 - Ensinos e dissertações espíritas - O Espiritismo filosófico.

"É um fato comprovado que o Espiritismo é mais entravado pelos que o compreendem mal do que pelos que absolutamente não o compreendem, e mesmo por seus inimigos declarados."

Allan Kardec - Revista Espírita, novembro de 1864 - O Espiritismo é uma ciência positiva

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Berthe Fropo - Muita Luz (As Denúncias realizadas) (Obra rara traduzida)

 

FICÇÕES E INSINUAÇÕES - Resposta à Brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumière) (As Réplicas das Denúncias) (Obra rara traduzida)

 

Fictions et Insinuations - Réponse à la brochure Beaucoup de Lumière (1884) (Fr)

 

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