BEZERRA DE MENEZES

A LOUCURA SOB NOVO PRISMA

 

Estudo psíquico-fisiológico Bezerra de Menezes

pelo pseudônimo MAX

Trechos da obra:

Pelos meios espíritas, que nos dão a ciência da loucura por obsessão, é que podemos fazer, com segurança, o diagnóstico diferencial desta espécie, ainda desconhecida da Medicina, que a confunde com a loucura por lesão cerebral.

E, uma vez feito aquele diagnóstico, cumpre aplicar-se à obsessão um tratamento especial, como é de lógica rigorosa.

Esse tratamento é misto, isto é, moral e terapêutico, principalmente moral.

No princípio, enquanto os fluidos maléficos do obsessor não têm produzido lesão cerebral, deve-se procurar elevar os sentimentos do obsidiado, incutindo-lhe na alma a paciência, a resignação e o perdão para seu perseguidor, e o desejo humilde de obtê-lo, se em outra existência foi ele o ofensor.

Alcançado este desiderato, pela evocação do Espírito encarnado, deve-se evocar o do obsessor, e trabalhar com ele no sentido de removê-lo da perseguição, fazendo-o conhecer a lei pela qual terá de pagar, em dores, todas as que têm feito sua vítima sofrer, sem o que jamais poderá tomar a via que conduz às regiões da felicidade.

Como vimos, só uma vez em vinte e tantos casos foi malogrado nosso esforço nesse sentido.

Em todos os demais, alcançamos a cura completa dos obsidiados, e a regeneração de seus obsessores.

Quando, porém, a ação fluídica do obsessor tem castigado por muito tempo o aparelho material da vítima, produzindo lesões orgânicas em uma ou mais vísceras, o tratamento deve compreender a moralização acima prescrita, quer do obsidiado, quer do obsessor, e, conjuntamente, as aplicações terapêuticas, para a cura das lesões orgânicas.

Em geral, esta parte da cura, mesmo quando o perseguidor tem abandonado sua vítima, é longa, porque se tem de reconstituir quase todo o organismo.

Perseverança e fé vencerão todas as dificuldades, como acontece sempre que combatemos uma enfermidade inveterada por longo abandono.

O que mais sobressai nestes casos de obsessão, cuja causa já foi removida, é a depressão cerebral, que leva o indivíduo a uma indiferença desesperadora.

Perseverança e fé, e tudo cederá, e a reação, embora lenta, coroará nossos esforços.

Já vai longo demais este ensaio, que empreendemos no simples intuito de chamar, para a questão que levantamos a atenção dos competentes.

Depomos, pois, a pena, pedindo aos sábios escusas para a nossa ousadia, e rogando a Deus que dê vida aos nossos pensamentos, para que possam produzir frutos do bem.

Max

Fontes: César Perri - GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Fontes: CCDPE-ECM (A OBRA ESQUECIDA DE ANGELI TORTEROLI - O Espiritismo no Brasil e em Portugal)

Origines, considerada por S. Jerônimo como a maior autoridade de Igreja, diz, em "De Principii"

"As causas das variedades de condições humanas são devidas as existências anteriores"

"A fascinação é uma espécie de ilusão produzida pela ação direta de um Espírito estranho ou por seus raciocínios capciosos. Essa ilusão produz alteração na compreensão das coisas morais, falseia o julgamento e leva a tomar-se o mal pelo bem."

Allan Kardec - Revista Espírita, outubro de 1858 - Obsedados e subjugados

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (O Médico dos Pobres – A Vida Redentora de Bezerra de Menezes) (O Médico dos Pobres tem emocionantes depoimentos sobre Bezerra de Menezes, como o do orador e escritor espírita Divaldo Pereira Franco, do ex-deputado federal Luiz Bassuma, dos atores Caio Blat, Ana Rosa, Nicete Bruno, entre outras personalidades nacionais. A produção traz ainda cenas inéditas do filme Bezerra de Menezes, além de fotos e documentos históricos)

 

Bezerra de Menezes - A Loucura Sob Novo Prisma