CAIRBAR SCHUTEL

CARTAS A ESMO

Resposta a D. Joaquim Domingues de Oliveira, Bispo de Florianópolis

 

DISCURSO DO BISPO STROSSMAYER

Pronunciado no Concílio de 1870 contra a INFALIBILIDADE DO PAPA

 

(1ª Edição - 1929)


Explicação necessária:

CARTAS A ESMO não são cartas inéditas: foram já publicadas em 1918 em resposta à "Carta Pastoral" do Bispo de Florianópolis D. Joaquim Domingues de Oliveira, em que a Eminência da Igreja Romana se limitou a combater o Espiritismo, e com tal paixão que chegou a deturpar conceitos de distintos médicos, para melhor fundamentar suas razões.

Publicamo-las em "O Clarim."

A tiragem deste jornal naquele tempo talvez não fosse a terça parte do que é atualmente; além disso, cremos que grande parte dos assinantes não tivesse acompanhado as nossas razões. Resolvemos por isso, enfeixá-las neste opúsculo e endereçá-las A ESMO....

E como se trata de obra em que a Verdade deve aparecer, pois nos dizem de todos os lados que são chegados os Tempos de a luz se fazer nas inteligências, julgamos prestar bom serviço aos estudantes da Religião, concluindo a obra com  o memorável Discurso do Bispo Strossmayer, pronunciado por ocasião da proclamação da Infalibilidade do Papa, em Roma; no Concilio de 1870.

Sem outro motivo mais que o esclarecimento da Verdade, rogamos aos Espíritos Mensageiros de Jesus que assistam a todos os que nos lerem, incutindo em suas almas a Fé, a Esperança e a Caridade.

Cairbar Schutel

Fontes: Casa Editora O Clarim

Fontes: A Luz na Mente - Revista on Line de Artigos Espíritas (Cristianismo sem o Cristo e o Espiritismo)

"O Espiritismo veio resolver esse problema. Ele interpelou a esfinge e a esfinge respondeu: "Nada de mortos que se erguem dos túmulos, nada de corpos cambaleantes e cadavéricos que dão delíquios e deixam estonteados os humanos. O que há é a volta do Espírito que se libertou da linhagem terrena e vem anunciar aos viventes o prosseguimento da sua existência num mundo melhor que embora esteja perto de nós, não o podemos ver pela deficiência dos nossos sentidos; mas que, em certas e determinadas circunstâncias, nos aparecem, nos falam, e nos demonstram a sua existência."

Cairbar Schutel "O Grande Gigante do Espiritismo"

"A Justiça de Deus se cumpre no íntimo de nós mesmos, porque Deus está em nós, presente em nós na misericórdia da suas leis."

J. Herculano Pires "O Homem Novo"
 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Cairbar Schutel - Cartas a Esmo PDF

 

Discurso do Bispo Strossmayer sobre a Infalibilidade Papal