CAIRBAR SCHUTEL

 HISTERIA E FENÔMENOS PSÍQUICOS

(As Curas Espíritas)

(1ª Edição - 1911)

 

O Espiritismo e a Ciência das Ciências - ele as unifica em uma síntese admirável

Dr. Pinheiro Guedes

(Interessantes Fenômenos Psíquicos de transportes de objetos, acontecidos no ano de 1909 - a 15 de Outubro, ocorridos na capital paulista por intermédio da senhorita X. Aonde o jornal “Correio Paulistano”, na intenção de bem informar o público, resolveu abrir uma enquête sobre o assunto, entrevistando vários psicólogos - médicos, ocultistas e espíritas (Cairbar Schutel) e dar a lume as diferentes opiniões emitidas nesse terreno.)

 

Introdução da obra:

Explicação Preliminar

Nesta época como a que atravessamos, de velocidade e ao mesmo tempo em que a lei do mínimo esforço domina as almas, é difícil, mesmo aos espíritas, fazer um estudo profundo desta incomparável ciência e ao mesmo tempo religião, que denominamos Espiritismo.

Não ha dúvida que os espíritas dedicados e que se esforçam para o triunfo deste grande Ideal, aproveitem o tempo de que podem dispor para o estudo da doutrina em suas modalidades filosófica, moral e científica. Mas estes, em geral são pobres e a luta pela vida lhes absorve a maior parte das energias.

A falta de tempo, aliada a falta de recursos em uns, para aquisição de livros de assuntos psíquicos, a falta de instrução intelectual em outros, dado o meio desfavorável em que nasceram e cresceram, impedem-nos de fazerem um estudo acurado, para bem se identificarem com as crenças que professam.

É para estes, principalmente, que escrevemos este livrinho, que cada ano editamos e reeditamos, numa linguagem simples e ao alcance de todos, obedecendo sempre ao método que adotamos, que é resumir tanto quanto possível às considerações doutrinárias que fundamentam o tema dos princípios proclamados pela Nova Revelação.

Mas não é só esse o nosso escopo. Os nossos intuitos ainda vão além: demonstrar aos nossos contraditores as bases científicas em que nos firmamos e ao mesmo tempo a insensatez daqueles que para nos combaterem se utilizam termos cuja significação lhes é desconhecida como se um fato pudesse ser destruído com uma “palavra vã”.

Ao reeditar este folheto, deliberamos aumentá-lo com um estudo, embora superficial sobre as “Curas Espíritas”, tão em voga nos nossos tempos, a fim de demonstrar o fundamento dessas práticas, usadas em todas as épocas da humanidade.

O seu começo se perde na noite dos tempos, - o que levou o ilustre médico brasileiro a dizer em sua obra – Ciência Espírita - dedicada a faculdade de medicina do Rio Janeiro: A medicina como arte de curar, é filha legitima do Espiritismo.

Possam, pois, os nossos esforços e o estudo que vimos fazendo há anos nessa esfera de luz em que se move a «Psique»; ser aproveitados por todos os que sedentos da Verdade, procuram saciar a sua sede nessa fonte inesgotável de sabedoria.

Matão, 16 de Dezembro de 1911

Cairbar Schutel

Fontes: Casa Editora O Clarim

Fontes: César Perri - GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

"O Espiritismo veio destinado a produzir uma reforma mundial a sua Doutrina altamente filosófica abrange todas as necessidades vitais da humanidade..."

Cairbar Schutel "O Grande Gigante do Espiritismo"

"A idéia religiosa traz, como conseqüência, a sobrevivência do Espírito à morte do corpo, e deste axioma derivam as condições físicas e morais do homem depois da morte. De onde se conclui que, para ser religioso, é preciso que o homem tenha fé nos seus destinos. Parece claro que ninguém pode ter "fé na vida futura", sem que dela tenha noção; e, para que dela tenha noção, é preciso que estude, investigue, compreenda."

Cairbar Schutel "O Grande Gigante do Espiritismo"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Correio Paulistano - ano de 1909 - a 15 de Outubro (Ver a citação do artigo publicado no Correio Paulistano na página 05 citado por Cairbar Schutel)

 

Cairbar Schutel - Histeria e Fenômenos Psíquicos PDF

 

Cairbar Schutel - Histeria e Fenômenos Psíquicos DOC