CAIRBAR SCHUTEL

VIDA E ATOS DOS APÓSTOLOS

BRASIL (1933)

 

Prefácio da obra:

“Vida e Atos dos Apóstolos” é uma compilação de “Atos dos Apóstolos” comentada e ampliada com dados históricos que pudemos obter sobre a vida dos Apóstolos e sua ação sob os auspícios dos Espíritos mensageiros de Deus, ante a suprema direção de Jesus Cristo.

Esforçamo-nos o quanto nos foi possível para dar nesta obra uma interpretação espiritual sobre a Doutrina que os Discípulos de Jesus anunciaram e pela qual viveram e se sacrificaram.

De acordo com a orientação Espírita, que tem por fim restabelecer a Religião de Jesus Cristo, desnaturada pelos papas e concílios, a “Vida e Atos dos Apóstolos” vem revestida de uma exegese nova, em harmonia com a lógica, a razão, e os fatos, que constituem o seu princípio fundamental. É uma obra didática para os estudantes do Novo Testamento que, estamos certos, encontrarão nela, novas luzes para se aproximarem da Verdade e bem se orientarem no Caminho que vai ter a Jesus, o supremo autor e consumador da Fé.

“Vida e Atos dos Apóstolos” foi escrita ao correr da pena, em um mês e cinco dias numa época de lutas intestinas que ensangüentaram o solo paulista.

Os leitores devem encontrar nela muitas lacunas que nos teriam passado desapercebidas. Além disso, a nossa incompetência intelectual não nos permitia fazer obra de mestre. Mas esforçamo-nos tanto quanto nos foi possível para, dóceis às inspirações dos Caros Espíritos que dirigem o nosso movimento, expor com clareza e precisão, o que sabíamos sobre os Apóstolos, bem como fazer um estudo sintético das elucidações doutrinárias, pondo de lado dissertações inúteis e logomaquias vãs.

Se esta obra alcançar o fim a que se destina, isto é, esclarecer de certo modo a vida e os atos dos Apóstolos, e guiar mesmo que seja uma única alma para Deus, nós nos daremos por felizes.

Matão, 3 de outubro de 1932

Cairbar Schutel

Apresentação da obra:

ATOS DOS APÓSTOLOS

“Atos dos Apóstolos” é um dos livros do “Novo Testamento”, escrito em grego pelo Evangelista Lucas, o autor do 3o Evangelho. Esse livro contém a história do Cristianismo, desde a ascensão de Jesus Cristo, até a chegada de Paulo, em Roma, segundo dizem, no ano 63. Parece ser a continuação do referido Evangelho também dedicado a Teófilo. Consta de 28 capítulos.

Se quiséssemos resumi-lo, nele veríamos a história da fundação dos primeiros núcleos cristãos (Igrejas) até a morte de Herodes; o cumprimento de muitas promessas do Cristo; a prova da ressurreição e aparições do Divino Mestre; a difusão do Espírito no Cenáculo de Jerusalém; o desinteresse, a caridade dos primeiros Apóstolos, enfim, o que sucedeu a estes até a sua dispersão, para pregarem o Evangelho em todos os lugares ao seu alcance.

O Evangelista Lucas, foi um dos grandes discípulos de Paulo. Nascido na Antioquia, exercia a medicina e afirmam ter sido um bom artista. Daí o haverem-no escolhido os médicos por seu Patrono. Mas o principal de Lucas não é ter sido médico, mas sim um grande Apóstolo do Cristianismo nascente. Pelo seu Evangelho e Atos, vê-se que era um homem ilustrado, de vistas largas, pois bem interpretava o movimento de reforma religiosa que se operou em seu tempo, movimento que mereceu todo o seu auxilio prestado à Causa Cristã com rara abnegação.

Foram unicamente estes os dados mais acertados que conseguimos obter sobre tão ilustre personalidade, que assinalou sua passagem pela Terra como um super-homem, entidade dotada, pelo que se vê, de faculdades admiráveis que eram as insígnias de tão ilustre quão elevado Espírito.

Cairbar Schutel

Ver a obra de Allan Kardec "O Evangelho Segundo Espiritismo"

Ver a obra psicografada por Chico Xavier "Religião dos Espíritos"

Fontes: Luz na Mente - Revista on Line de Artigos Espíritas (Estêvão - Um fadário de agonia e sublime amor)

Fontes: Luz na Mente - Revista on Line de Artigos Espíritas (Nascido em tarso, renascido nas vias de Damasco)

Fontes: Luz na Mente - Revista on Line de Artigos Espíritas (A convertida de Migdol, uma apóstola)

"O Espiritismo é como aquela casa sem portas, que não tem recantos ocultos e que a todos recebe com a mesma hospitalidade"

J. Herculano Pires "O Infinito e o Finito"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 


Cairbar Schutel - Vida e atos dos apóstolos PDF

 

Cairbar Schutel - Vida e atos dos apóstolos DOC