Antonio Cesar Perri de Carvalho

Cristianismo nos séculos iniciais

(Aspectos históricos e visão espírita)

 

 

 

Canal Espírita Jorge Hessen (Programa Visão Espírita) (Cristianismo e Espiritismo e o tema do Programa Visão Espírita desta semana. Edegar Tão entrevista Antonio Cesar Perri de Carvalho, escritor, palestrante e ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) que fala sobre um breve histórico de sua biografia e do lançamento de sua nova obra "Cristianismo nos séculos inicias: Aspectos Históricos e Visão Espírita".

Sinopse da obra:

O cristianismo surgiu e se desenvolveu no território romano, ficando sujeito à visão dos romanos e de seus dirigentes a respeito das religiões. Relacionam-se, portanto, os imperadores romanos com a trajetória dos cristãos.

O livro abrange o desenvolvimento da doutrina cristã dos séculos I a IV, até o Concílio de Niceia. Como bibliografia utiliza historiadores do cristianismo e estabelece ligação com autores espíritas, tendo por objetivo apresentar a visão espírita sobre o Cristianismo Primitivo, resgatando seus propósitos originais.

Prefácio da obra:

Severino Celestino da Silva (*)

A história da vida de Jesus é sempre muito fascinante e muitos foram e continuam sendo, os historiadores que se preocuparam em registrá-la. Podemos citar dentro da visão judaica, a clássica obra O Nazareno de Sholem Asch e na visão ocidental Vida de Jesus do grande teólogo e historiador francês, Ernest Renan. Muitos foram os outros que se dedicaram a registrar a inigualável história deste homem que dividiu o tempo em antes e depois dele.

Depois de sua morte na cruz iniciou-se um período de tristeza e depressão entre aqueles que viveram com Jesus e desfrutaram de seus ensinamentos e obras em favor dos doentes e desprezados da sociedade de então. Jesus os consola aparecendo várias vezes durante quarenta dias, culminando com sua mensagem no Pentecostes.

(*) O autor é Prof. Titular da Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Pós- -doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiânia-GO; Prof. Fundador do Curso de Ciências das Religiões da UFPB; Prof. de Judaísmo e Cristianismo Primitivo no Curso de graduação a nível Bacharelado e Licenciatura em Ciências das Religiões da UFPB.

Surge depois desses acontecimentos, o que se conhece como Cristianismo Primitivo, que abrange o período que vai da morte de Jesus até o começo do século IV, ou seja, até o Concílio de Nicéia, no ano 325. Alguns pesquisadores denominam o Cristianismo Primitivo de Era Apostólica, simbolizando a missão dos discípulos de Jesus que se transformaram em apóstolos, exceção que se faz a Paulo de Tarso que não foi discípulo, mas apóstolo convocado pelo próprio Jesus, na estrada de Damasco, para a sua tarefa missionária.

É sempre uma alegria muito grande encontrar um livro que recorde e ratifique historicamente estes acontecimentos no primeiro, segundo e terceiro séculos, depois do Cristo. Como professor de Judaísmo e Cristianismo Primitivo, posso avaliar a importância deste trabalho do Dr. Cesar Perri, sobretudo porque ele ressuscita o Evangelho de Jesus sob a visão científica da história, relacionando-a com a ciência Espírita. As nossas pesquisas nos levam a afirmar que entre todas as religiões constituídas com seus postulados e corpo filosófico, a que mais se aproxima do cristianismo dos primeiros séculos é o Espiritismo. Por isso, o Espiritismo pode ser chamado de o cristianismo redivivo de Jesus.

O papel principal do Espiritismo é ressuscitar a mensagem original do Evangelho de Jesus, que se desvirtuou, se perdeu no tempo e continua tão esquecida pelos que se intitulam cristãos.

Neste trabalho, o Dr. Cesar Perri traz riquíssimas informações históricas, que nos levam a sentir todo o calor daquela época tão repleta das energias reconfortadoras de Jesus, testemunhadas pelos apóstolos.

O autor utiliza uma bibliografia muito pertinente ao que ele se propõe realizar, desde o início do livro.

O livro inicia com as aparições de Jesus a partir do domingo da ressurreição, a Maria de Madalena, depois aos apóstolos e por último, a Paulo de Tarso e nos faz reviver a importância daqueles momentos de luzes trazidos por ele. Todas as aparições de Jesus foram importantíssimas para soerguer o ânimo daqueles homens tristes e deprimidos pela morte do seu líder. Por último, Jesus aparece a Paulo de Tarso convocando-o para a tarefa missionária. No cristianismo primitivo, o papel de Paulo é retratado com muita realidade e reflete toda a importância que ele representou com o seu apostolado na Anatólia ou antiga Ásia Menor, atual Turquia.

Os cristãos dos primeiros séculos respiravam, testemunhavam e viviam o amor de Jesus em sua plenitude e aqui é retratado com muito realismo. O autor utiliza uma bibliografia que vai desde historiadores do Cristianismo Primitivo como Corbin, Rops, Chevitarese, Gibbon, Lopes, Blayney e o Patrístico Eusébio de Cesareia, formando uma ligação com autores espíritas como Léon Denis, Kardec e Chico Xavier. Este último corpo de autores é utilizado como suporte para o objetivo do trabalho que é apresentar a visão espírita do Cristianismo Primitivo.

O autor visitou muitos dos locais onde ocorreram os fatos narrados no livro e isto faz com que o trabalho consiga unir história, geografia, Evangelho e Ciência Espírita com riqueza de detalhes e muita realidade.

A proposta do livro foi bem cumprida no sentido de que o autor conseguiu narrar historicamente o cristianismo nos quatro primeiros séculos. Iniciando com os evangelistas, trazendo na sequência a importância e o papel de Paulo de Tarso, como principal divulgador da mensagem de Jesus. Analisa o papel de Simão Pedro, de Inácio de Antioquia e Clemente de Roma, como as primeiras lideranças do cristianismo, no primeiro século.

Um levantamento histórico é realizado em relação aos imperadores romanos e suas influências e perseguições aos seguidores de Jesus e mártires do cristianismo. Desde Galba (68 e 69 d.C.) até Galério Maximiano (305- 311), Maximino Daia (305-313) e Constantino (306-337), foram cerca de 30 biografias levantadas com suas importantes influências no início do cristianismo. Uma busca de fôlego e uma contribuição histórica de grande marco para os pesquisadores do cristianismo.

O trabalho ainda se estende ao período do século IV, época em que foi lançado o edito de Milão e as polêmicas que envolveram o Concílio de Niceia (325), o Arianismo e outras polêmicas, terminando com a expansão e os desvios do cristianismo.

A visão Espírita, alicerçada e projetada por entre os fatos históricos, enriquecem o livro e nos entrega uma exegese histórica de grande valor para o entendimento dos fatos.

Relembramos Kardec quando afirma em O Evangelho Segundo o Espiritismo capítulo I item 8 que: “A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral.”

E acrescenta que: “A Ciência e a Religião não puderam, até hoje, entender-se, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, reciprocamente se repeliam. Faltava com que encher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o universo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres.”

O Dr. Cesar Perri demonstra neste livro, que a opinião de Kardec é verdadeira, quando une Ciência e Espiritismo numa completude benéfica entre estas duas importantes alavancas da humanidade.

Conclui o autor, com esta citação benéfica da mesma obra de Kardec O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XI, item 8, nos fazendo refletir e compreender a nossa responsabilidade frente a necessidade de resgatar a cristalinidade do Evangelho de Jesus e procurar viver a sua essência em nossa vida quotidiana:

“[...] A história da cristandade fala de mártires que se encaminhavam alegres para o suplício. Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristãos, não se vos faz mister nem o holocausto do martírio, nem o sacrifício da vida, mas única e exclusivamente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar e vos sustentar a fé.”

A literatura sobre Cristianismo e Espiritismo fica muito enriquecida com esta obra.

Desfrute!

CONHEÇA MAIS
Leia o primeiro capítulo deste livro

AS REPERCUSSÕES NOS MEIOS ESPÍRITAS

Lançamento da obra “Cristianismo nos séculos iniciais”

em O Clarim e palestras na região

Na noite do dia 19 de junho houve o lançamento do livro “Cristianismo nos séculos iniciais. Aspectos históricos e visão espírita”, de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB), que também proferiu palestra sobre o tema no auditório do Centro Espírita O Clarim, Matão (SP) e atendeu a autógrafos, estando acompanhado da esposa Célia Maria Rey de Carvalho. O evento foi aberto por José Luiz Marchezan e Aparecido Belvedere. Presentes os dirigentes de O Clarim, de outros centros de Matão e Pascoal Bovino, vice-presidente da USE-SP. Em seguida, acompanhado da esposa e de Aparecido Belvedere, cumpriu roteiro na região.

No dia 20 de junho Perri falou na Associação Espírita Jesus de Nazareth, de Taquaritinga.

No dia 21, proferiu palestra na Sociedade Espírita Kardecista O Consolador, em Araraquara. Nesta oportunidade além do lançamento da obra citada de o Clarim e da presença de Aparecido Belvedere, também houve o lançamento de outra obra de Perri: União dos espíritas. Para onde vamos?, contando com a presença de Arnaldo Camargo, da Editora EME. Nas três cidades Perri autografou suas obras.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Programa Visão Espírita) (Cristianismo e Espiritismo e o tema do Programa Visão Espírita desta semana. Edegar Tão entrevista Antonio Cesar Perri de Carvalho, escritor, palestrante e ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) que fala sobre um breve histórico de sua biografia e do lançamento de sua nova obra "Cristianismo nos séculos inicias: Aspectos Históricos e Visão Espírita".

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Palestrante Espírita: Antonio Cesar Perri de Carvalho - Cristianismo nos Séculos Iniciais) (Centro Espírita Allan Kardec - Campinas/SP) (Palestra realizada dia 29/07/2018)

Fontes: César Perri - GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (Lançamento de livro "Cristianismo nos Séculos Inicias: Aspectos Históricos e Visão Espírita" e a palestra em O Clarim)