ERNESTO BOZZANO

Manifestações importantes e aparições na forma dos mortos

 

Lançamento original:

Ernesto Bozzano - Ernesto Bozzano - Manifestazioni importanti ed apparizioni in forma dei defunti

Estratto la rivista La Ricerca Psichica

Casa Editrice Luce e Ombra

Via Monforte, 4

Milano – 1937

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

Tradução: Fabiana Rangel

Prefácio: Jorge Hessen

Revisão da Tradução: Irmãos W. e Ery Lopes

Formatação: Alexandre R. Distefano
 

   Versão digitalizada
© 2022

Distribuição gratuita:

Portal Luz Espírita

Autores Espíritas Clássicos

Prefácio:

O italiano Ernesto Bozzano, um cientista clássico da investigação espírita, publicou dezenas de monografias sobre os mais variados temas e argumentos oferecidos pela Codificação kardeciana. Bozzano foi colaborador das mais respeitáveis revistas especializadas do mundo e de maneira especial da “Luce e Ombra”, para a qual escreveu milhares de páginas por extensos trinta e três anos (1906 e 1939).

Bozzano tendo se dedicado diuturnamente à causa espírita, conseguiu por mais de meio século compor uma coleção admirável de documentos científicos, fruto das suas observações metapsíquicas, tornando-se assim um dos mais fecundos e destacados eruditos na área experimental da parapsicologia.
A presente monografia que ora oferecemos ao leitor concentra em seu núcleo os resultados das análises e observações que comprovam a natureza, a existência, a sobrevivência e a comunicabilidade dos “mortos”.

As ideias básicas nela contidas, registram as manifestações diretas de múltiplos eventos mediúnicos devidamente reunidos, sob os alicerces das provas inquestionáveis produzidas pelos próprios “mortos” (fora da carne) junto aos experimentadores “vivos” (encapsulados no corpo carnal).

Todos os casos estudados e reunidos na monografia vêm confirmar os postulados espíritas sistematizados por Allan Kardec, sancionando que a vida prossegue em outros planos distantes da matéria densa da carne.

Em suma, oferecemos ao digníssimo leitor de “Autores Espiritas Clássicos” mais uma joia preciosa que vem robustecer a certeza científica sobre a imortalidade da alma e a comunicabilidade dos “mortos” com os “vivos” na Terra.

São Paulo, 27 de janeiro de 2022
Jorge Hessen

Apresentação do tema:

No ano de 1936, por iniciativa do "Conselho Diretivo do Congresso Internacional Espiritualista" que aconteceria em Glasgow em setembro de 1937, fui convidado a enviar a este Congresso um resumo de uma obra minha sobre o tema: "Animismo ou Espiritismo? Qual dos dois explica o complexo dos fatos?"Tratava-se de resumir a maior parte da minha obra de quarenta anos, mas o tema logo me pareceu teoricamente muito importante. Aceitei o convite e, a seu tempo, enviei um longo trabalho de síntese geral sobre o tema em questão, trabalho que foi publicado em duas edições: Inglesa e Italiana, e teve por título a fórmula com a qual se me propôs o tema: "Animismo ou Espiritismo? Qual dos dois explica o complexo dos fatos?" (1)

(1) Publicado na Itália em edição privada – Edições Rebuffo, Città della Pieve, 1937, p. 292 e na Inglaterra com o título: Discarnate Influence in Human Life, John M. Watkins, London, p. 274. [G.D.B.]

Agora, penso ser oportuno lembrar tal circunstância aos leitores da presente monografia, e isso porque nela encontrarão alguns casos que relatei na citada obra de síntese, a qual, como tal, devia conter exemplos trazidos de todas as monografias que resumi nesta obra. De outro modo, não era aconselhável que na republicação "atualizada" da monografia em que estavam os casos em questão, eu os suprimisse, o que teria seriamente comprometido a eficácia demonstrativa, uma vez que os mesmos casos estavam entre os mais sugestivos na sustentação da tese proposta.

De todo modo, tratando-se de apenas quatro casos, o inconveniente é mínimo, enquanto me coloco a atenuá-lo completando-os nos comentários.

Ernesto Bozzano

LUCE E OMBRA

 

REVISTA MENSILE ILLUSTRATA DI SCIENZE SPIRITUALISTE

 

 RIVISTA BIMESTRALE DI STUDI METAPSICHICHI E DI PROBLEMI DELLÂ ANIMA E DEL PENSIERO

 

 MILANO - ITALY

 

(1902 - 1929)

Nedyr Mendes da Rocha - O Fotógrafo dos Espíritos

(Figura 26) Espírito materializado Irmã Josepha, o médium Feitosa liberando o Ectoplasma para materialização e Chico Xavier

Fontes: Fondazione Biblioteca Bozzano - De Boni (Pubblicazioni su Ernesto Bozzano)

Fontes: Projeto Allan Kardec (Coleção de Manuscritos de Allan Kardec)

"Por conseguinte, fica entendido que, para a solução do debate em torno da identificação espírita cientificamente entendida, proponho-me no presente trabalho a por temporariamente de lado – como se não existisse – toda imponente casuística em que os mortos provaram sua identidade fornecendo muitas informações pessoais de todo tipo, muito frequentemente ignoradas por todos os presentes, e algumas vezes ignoradas por todos os vivos, mas verificadas como verdadeiras, para me ocupar apenas de uma breve, mas suficiente, exposição de outras modalidades parecidas de manifestações pessoais com as quais os mortos conseguiram igual e resolutamente provar sua presença real."

Ernesto Bozzano - Manifestações importantes e aparições na forma dos mortos

"A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação.

Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação; aí os vemos em todos os graus da escala espiritual, em todas as fases da felicidade e da infelicidade, assistindo, enfim, a todas as peripécias da vida de além-túmulo.

Eis aí por que os espíritas encaram a morte calmamente e se revestem de serenidade nos seus últimos momentos sobre a Terra.

Já não é só a esperança, mas a certeza que os conforta; sabem que a vida futura é a continuação da vida terrena em melhores condições e aguardam-na com a mesma confiança com que aguardariam o despontar do Sol após uma noite de tempestade. Os motivos dessa confiança decorrem, outrossim, dos fatos testemunhados e da concordância desses fatos com a lógica, com a justiça e bondade de Deus, correspondendo às íntimas aspirações da Humanidade.

Para os espíritas, a alma não é uma abstração; ela tem um corpo etéreo que a define ao pensamento, o que muito é para fixar as ideias sobre a sua individualidade, aptidões e percepções.

A lembrança dos que nos são caros repousa sobre alguma coisa de real. Não se nos apresentam mais como chamas fugitivas que nada falam ao pensamento, porém sob uma forma concreta que antes no-los mostra como seres viventes. Além disso em vez de perdidos nas profundezas do Espaço, estão ao redor de nós; o mundo corporal e o mundo espiritual identificam-se em perpétuas relações, assistindo-se mutuamente.

Não mais permissível sendo a dúvida sobre o futuro, desaparece o temor da morte; encara-se a sua aproximação a sangue-frio, como quem aguarda a libertação pela porta da vida e não do nada."

Allan Kardec "O Céu e o Inferno"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Céu e o Inferno (Obra de Allan Kardec - "O Céu e o Inferno" - Segunda Parte - Cap. I O Passamento, Cap. II Espíritos Felizes, Cap. III Espíritos em condições medianas, Cap. IV Espíritos sofredores, Cap. V Suicidas, Cap. VI Criminosos arrependidos, Cap. VII Espíritos endurecidos, Cap. VIII Expiações Terrestres)

 

Ernesto Bozzano - Manifestações importantes e aparições na forma dos mortos (Obra rara traduzida)

 

Rivista Luce e Ombra (1902 - 1929)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado