ERNESTO BOZZANO - Guerras e Profecias

Lançamento original em italiano:

ERNESTO BOZZANO – GUERRE E PROFEZIE

Editora Europa – Estradone S. Fermo, 28.

Verona – Itália – 1948.

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

Tradução: Carla Cristina Duarte Costa

Prefácio e Revisão: Dairson Azambuja Gonçalves

Formatação: Alexandre R. Distefano e Irmãos W.
 

  Versão digitalizada
© 2023

Distribuição gratuita:

Portal Luz Espírita

Autores Espíritas Clássicos

Sinopse:

Este livro de Ernesto Bozzano é a continuação lógica de outra obra (publicado em dois volumes) com o título: Luzes no Futuro. Enquanto no livro apenas citado foram apresentados casos de previsões individuais, neste se apresentam de forma quase exclusiva as previsões coletivas, ou seja, as profecias. Naturalmente, como são as guerras que mais representam os fenômenos coletivos mais trágicos e que chamam atenção, a maior parte das profecias expostas referem-se a este gênero de evento.

Um lugar à parte apresenta os casos da assim chamada “premonição da cadeira vazia”.

Esta monografia de Ernesto Bozzano representa, junto a anterior, a prova e a apresentação mais completas que nunca se fez antes acerca da clarividência no futuro.

Prefácio da obra:

A crença na imortalidade e sobrevivência do Espírito sempre estiveram presentes na história da humanidade. Ao longo do tempo, essa crença é assimilada pela intuição, constituindo-se, desde a infância, pelas tradições repassadas de geração a geração. Concepção esta, encontrada nos dias atuais, consolidada em razão de existir menos espaço para a fé cega.

Para o homem moderno não basta apenas crer, faz-se mister compreender, caminhando assim ao encontro das comprovações não apenas filosóficas, mas também das características dadas pela ciência Espírita. Essas práticas e conceitos sobre a alma e a reencarnação são tratadas pela metodologia científica dos pesquisadores. Dentre esses Ernesto Bozzano, (1862-1943) último grande cientista europeu, Professor de Filosofia da Ciência na Universidade de Turim e pesquisador espírita italiano. Destacando-se como um contribuinte ativo na literatura italiana e francesa sobre fenômenos paranormais a partir da virada do século XIX até o início dos anos 1940. Foi um dos poucos pesquisadores italianos nomeados membros honorários da Society for Psychical Research (SPR), American Society for Psychical Research (ASPR) e Institut Métapsychique International (IMI).

Inicialmente passou a dedicar à filosofia da ciência, despertando interesse sobretudo pelas ideias do inglês Herbert Spencer (1820-1903). E em 1891 começou a se ocupar da telepatia e principalmente do Espiritismo, assuntos à época que interessavam tanto estudiosos da Europa quanto da América.

Desde então, Bozzano dedicou-se inteiramente, em completa solidão e até sua morte, ao estudo da Metafísica e Metapsíquica.

Porém, não apenas pesquisador, como também experimentador, organizando e comentando todo e qualquer fenômeno relativo à riquíssima literatura Metapsíquica, na qual a relação dos visionários, dos crédulos, dos mitômanos e dos charlatães era, por larga margem, mais numerosa que a dos estudiosos sérios, levando-o a publicar trinta e duas obras em vida e outras vinte obras pós mortem, por Gastone de Boni, que, após sua morte herdou todo material científico.

Tratando de cada área e de cada aspecto da Metapsíquica: telepatia, psicocinese, mediunidade em geral, etc..., e trocando dessa forma, uma variedade enorme de correspondências com os maiores representantes da Metapsíquica, como valorosos cientistas, dentre eles; físicos ingleses William Crookes e Oliver Lodge e o fisiologista francês Charles Richet.

Além desta Obra: Guerras e profecias de 1948, publicação póstuma, pois foi a prelo cinco anos após sua morte, citamos outras que tem profunda correlação, tais como: Metapsíquica Humana, 1927; A Crise da Morte, 1930; Investigação sobre as manifestações supranormais, 1931; dos fenômenos de telestesia, 1942, e a precursora de Guerra e Profecias, que é a sua continuação lógica, publicado em dois volumes; Luzes no futuro, em 1947.

Até sua morte, dedicando grande parte da sua vida procurando dar ao Espiritismo um caráter científico, deixou uma biblioteca de Metapsíquica das mais ricas da Europa e do mundo. Hoje conservada pela "Fondazione Biblioteca Bozzano - De Boni", de Bologna. Gastone de Boni, publicou assim obras pós mortem do Cientista. Em Gênova, sua cidade natal, há uma rua com seu nome.

Um fato novo veio contribuir para robustecer a sua crença no Espiritismo. A desencarnação de sua mãe, que o levou indubitavelmente, a constatação da sobrevivência da alma. Bozzano realizava nessa época sessões semanais com um reduzido grupo e com a participação de famosa médium. Realizando uma sessão na data em que se dava o transcurso do primeiro ano da desencarnação de sua genitora, a médium escreveu umas palavras num pedaço de papel, as quais, depois de lidas por Bozzano o deixara assombrado. Ali estavam escritos os dois últimos versos do epitáfio que naquele mesmo dia ele havia deixado no túmulo de sua mãe.

Enquanto no livro Luzes no futuro foram apresentados casos de previsões individuais, em Guerras e Profecias se apresentam de forma quase exclusiva as previsões coletivas, fatos que não se podiam mais considerar “premonição” no verdadeiro sentido do termo, mas “profecias”, visto que não se referiam aos eventos futuros particulares de indivíduos, mas sim a eventos de ordem geral, no coletivo, aos quais resultam as guerras e as revoluções.

Naturalmente, como são as guerras, os fenômenos coletivos mais trágicos e que chamam atenção, a maior parte das profecias expostas referem-se a este gênero de evento.

Dos valorosos relatos e casos, arrolados e submetidos a pesquisa de campo, destacamos alguns poucos que nos deixam um vislumbre parcial da riqueza científica desta obra, convidamos assim os leitores; não a apresentar armas aos fatos, mas empreender o esforço para compreender por fim, que nada ocorre ao acaso, porém, são detalhes de uma programação a um fim providencial.

No capítulo introdutório, vinte e quatro casos vêm nos somar ao conhecimento:

A “GRANDE GUERRA MUNDIAL" DE 1914-1918, que descarta as vidências pobres e sensacionalmente falsas e traz informes sobre os clarividentes autênticos famosos justamente por outras profecias formuladas por eles em circunstâncias análogas à guerra, as quais foram realizadas nos mais minuciosos particulares.

Disciplina Metapsíquica e é nisso que consiste a causa do bom sucesso das profecias formuladas sobre a guerra antes que a guerra se desencadeasse, assim como o fracasso daqueles formulados durante a guerra.

Reside na circunstância que, nas vidências pobres e sensacionalmente falsas, os profetas se encontravam imersos em tormentas de sangue, e de consequência, incapazes de manter as condições favoráveis a passividade mental; com isso impedindo o surgimento das faculdades proféticas inerentes às suas subconsciências, e abrindo a passagem à cada tipo de visão subjetiva ou de mensagens psicografadas repletas de material onírico da subconsciência subliminar; visões e mensagens que naturalmente não poderiam não resultar em plena harmonia com as ardentes aspirações, ou as opiniões particulares dos videntes em questão.

Já os clarividentes autênticos, se encontravam em condições de ânimo sereno e tranquilo, e de consequência, podiam manter-se em condições de passividade mental, que é o estado receptivo indispensável ao surgimento das faculdades paranormais subconscientes.

Dentre eles:

Caso I – Michele Nostradamus, século XVI, doutor em medicina oficializado junto à corte do rei da França. um homem de ciência em toda a expressão do termo, além de ser profundamente religioso e católico fervoroso.

Ele é o autor das famosas Centúrias, em quadras rimadas, nas quais se exibem as visões que ele teve em relação aos eventos da história da Europa: Centúrias por ele publicada em Lyon em 1555, e depois reimpressas numerosas vezes, assim como explicadas e ilustradas por uma multidão de comentaristas pertencentes a toda a nação.

Dentre tantas outras previsões, previu que a grande revolução francesa teria início no ano de 1789. Que o rei e a rainha da França seriam justiçados. Que um novo calendário seria adotado no ano de 1792. Que as perseguições às instituições religiosas teriam durado “um pouco menos que onze anos”, e de fato ela durou precisamente onze anos, menos três dias;

Caso II – "mensagem" mediúnica que a Srta. Lilian Whiting, junto ao Dr. Hodgson, em 17 de outubro de 1897. Sobre guerra apavorante em várias partes do mundo, daqui decorre que hodiernamente, se assiste de fato o difundir e o intensificar-se de um movimento metapsíquico-espiritual imponente, surgido após a guerra e em consequência da guerra; a qual, segundo, era necessária para preparar o ambiente indispensável para a espiritualização dos povos;

Caso III – Nesta outra "mensagem" mediúnica com conteúdo profético publicado na revista espiritualista australiana: The Harbinger of Light, na edição de julho de 1909. “Meus irmãos, um grande cataclisma de sangue cobrirá o mundo nos próximos tempos; [...] Não tardará muito a Alemanha, França, Áustria, Itália, Inglaterra e Rússia se confundirão em um enorme conflito geral”;

Caso IV – o dia das papoulas vermelhas;

Caso VI – a sonâmbula-médium "Reine", longamente estudada por Pierre Cornillier;

Caso VIII – vivíssima e persistente visão premonitória do professor Flournoy;

Caso IX – o famoso romancista inglês Sir Conan Doyle - transferência da guerra para o rio Piave. 17 de junho de 1918;

Caso X - assassinato do arquiduque Ferdinand em Sarajevo (28 de junho de 1914); isto é, à causa que desencadeou a Grande Guerra dos Quatro Anos; “a multidão rodeava o carro do Arquiduque, e da multidão surgiram dois jovens que dispararam no Arquiduque”. O professor Richet destaca que se trata de uma premonição em que os detalhes resultam extremamente precisos e verdadeiros, exceto pela circunstância de que não houve tiros, mas sim o lançamento de uma bomba;

Caso XII – previsão de uma camponesa. «Num futuro próximo, a França será invadida por um exército inimigo, que entrará nela pelo lado noroeste.”.

No capítulo segundo vamos nos surpreender com mais oito casos.

As profecias relativas à segunda "Grande Guerra Mundial" que ainda hoje aflige a humanidade (1942), vai conter em sua maior parte resumos de intuições notáveis neste sentido e de considerações de ordem geral, "Uma coisa positiva: que com base em minhas próprias experiências mediúnicas, sou informado sobre o advento iminente de um tremendo choque que deverá atingir toda a humanidade, um choque necessário para despertá-la da apatia moral em que se encontra...”

E passados setenta e quatro anos, Carla Cristina Duarte Costa, empreende a tradução desta obra para o português, brindando-nos com a riqueza da pena meticulosa de Bozzano, que com certeza a nós faltava, não apenas nas prateleiras físicas, mas também nas prateleiras do nosso entendimento, fortalecendo ainda mais o conhecimento tanto científico quanto espiritual.

Outra tradução de Carla Cristina Duarte Costa; Discursos pronunciados no aniversário de morte de Allan Kardec, na inauguração do monumento; nos agracia pelo empenho e dedicação da mesma; com Guerras e profecias, fortalece-nos ainda mais, não apenas o conhecimento, como também o entendimento sobre a solicitude divina que nesta presente obra, permite um pequeno vislumbre da programação adrede elaborada para os destinos da humanidade.

Dairson Azambuja Gonçalves
Porto Alegre, 03 de janeiro de 2023.

Fontes:

- Site Dairson Espírita, https://dairsonespirita.webnode.com.br/sobre-nos/

- Site Folha Espírita, https://www.folhaespirita.com.br/jornal/;

Ernesto Bozzano (1862 - 1943)

Gastone de Boni (1908 - 1986)

Quando Ernesto Bozzano morreu em 1943, Gastone de Boni herdou toda a sua biblioteca, todo este material e foi fundador Fondazione Biblioteca Bozzano de Boni. Tornando o seu principal biógrafo.

Silvio Ravaldini (1925 - 2015)

O pesquisador Silvio Ravaldini assumiu a sociedade Fondazione Biblioteca Bozzano de Boni em 1987, e leva adiante a publicação da revista centenária Luce e Ombra que foi fundado por Ernesto Bozzano no ano de 1900, e que se torna o órgão oficial do Arquivo de Documentação Histórica de Pesquisa Psíquica.

Silvio Ravaldini faleceu em 2015 com noventa anos de idade. E assume Paola Giovetti que e a diretora atual da revista Luce e Ombra e presidente atual da Fundação da Biblioteca Bozzano De Boni.

Fondazione Biblioteca Bozzano de Boni

Via Marconi 8 / E - 40122 Bolonha/Itália
 

Fontes: Vita Oltre la Morte (Silvio Ravaldini è presidente della Fondazione Biblioteca Bozzano De Boni, in questa rara intervista racconta di aver vissuto i più grandi fenomeni dell'alta medianità attraverso le facoltà di alcuni medium. Consultare per maggiori informazioni il sito della fondazione, Ernesto Bozzano, Gastone De Boni)

Fontes: Blog Dairson Gonçalves Espírita

Fontes: Folha Espírita

Fontes: Fondazione Biblioteca Bozzano de Boni (Bibliografia di Ernesto Bozzano)

Observo a esse respeito que essas conclusões, baseadas nos dados experimentais da análise comparada, fornecem confirmação válida à brilhante concepção metafísica do Professor William James, segundo a qual existiriam para cada individualidade humana “múltiplas possibilidades de vida", às quais poderão ou não se realizar seja por conta da vontade, seja contra a vontade do próprio indivíduo.

No primeiro caso demonstrando a existência no indivíduo de uma "relativa liberdade de escolha"; no segundo, a existência de uma "fatalidade relativa"; de maneira que o segundo fator resultaria complementar do primeiro, e ambos seriam indispensáveis a modelar uma alma, assim como no mundo dos viventes o Mal resulta complementar do Bem, e ambos são indispensáveis à evolução das espécies; ou como o pólo negativo é complementar ao polo positivo em todas as aplicações elétricas, e ambos são indispensáveis para a criação de energia.

Em outras palavras: Fatalidade e Liberdade seriam os dois fatores contrastantes sobre os quais cada existência humana depende; assim como o progresso humano depende do contraste social de interesses e das ideias. E assim como, no domínio da física, a transformação da energia elétrica em luz radiante depende do contraste de duas correntes: positiva e negativa. Essa é a lei imperscrutável que governa todo o universo, do átomo ao astro, da bactéria ao homem. (1)

(1) As considerações apresentadas, que resultam numa síntese muito limitada do que emerge da exposição dos fatos e das considerações sugeridas pelos fatos contidos na monografia sobre "Fenômenos Premonitórios" (*), convida todos aqueles dentre os leitores que desejam avaliar sua eficiência real no sentido considerado, desejar ler e ponderar os dois últimos capítulos da monografia em questão.

Ernesto Bozzano - Guerras e Profecias

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Livro dos Espíritos (Obra de Allan Kardec - "O Livro dos Espíritos" - Parte terceira - Das leis morais - Capítulo X - 9. Lei de liberdade - Conhecimento do futuro.)

 

Ernesto Bozzano - Guerras e Profecias (Obra rara traduzida)

 

Ernesto Bozzano - Guerre e Profezie (1948) (Ital.)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado