ERNESTO BOZZANO - PAUL GIBIER

MATERIALIZAÇÕES DE ESPÍRITOS

 

"Médiuns de efeitos físicos são os médiuns dotados de faculdade capaz de produzir efeitos materiais ostensivos. Seus trabalhos têm a finalidade de chamar a atenção da incredulidade humana para a existência dos Espíritos e do mundo invisível. Produzem fenômenos materiais, tais como: movimento de corpos inertes, ruídos, voz direta, curas fenomênicas, transportes etc."

 

TRADUTOR

Francisco Klörs Werneck

 


Ernesto Bozzano - As materializações de espíritos em proporções minúsculas

 

Ernesto Bozzano - Materializzazioni di fantasmi in proporzioni minuscole

Tipografia Dante - Città della Pieve

Roma (1932)

 

Paul Gibier - As materializações de fantasmas

 

Título original em francês

Paul Gibier - Les Materialisations de fantomes

La pénétration de la matière et autres phénomènes psychiques

Paris (1899)

Sinopse da obra:

O presente volume abrange duas obras distintas:

• As materializações de fantasmas (do original Les Matérialisations de Fantômes) de Paul Gibier;

• Materializações de espíritos em proporções minúsculas (do original Materializzazioni di fantasmi in proporzioni minuscole) de Ernesto Bozzano.

As referidas obras foram incluídas em um único livro possivelmente pelo pequeno volume de cada um dos trabalhos individualmente.

Ambas abordam as minuciosas pesquisas desses dois grandes nomes do Espiritismo experimental a respeito das materializações de espíritos em condições rigorosas de controle e à vista de inúmeras testemunhas presentes.

A obra de Bozzano aborda especificamente as materializações em proporções minúsculas, que são fenômenos observados mais raramente e despertam especial admiração entre aqueles que os presenciam.

Ambas as obras têm, particularmente, o objetivo de demonstrar a sobrevivência da individualidade do espírito em relação à destruição do corpo físico.

O espírito materializado “Katie King”,
tendo ao lado o Dr. Gully, que a examinou anatomicamente

Extraordinária fotografia espírita colhida entre as inúmeras
que ilustram o livro Spirit Photography, do Major Tom Patterson

Uma das materializações minúsculas
obtidas com a médium Eva Carrière

Ampliações dos rostos de duas das
materializações minúsculas obtidas nas sessões

Um conjunto de máquinas fotográficas que focalizavam um mesmo ponto para fixar as fotografias, tiradas nas sessões, em chapas sensíveis. Desnecessário se faz lembrar que máquinas fotográficas não se alucinam

Materialização de “Lucy”, um dos “guias” da médium Mary M.

O diagrama acima mostra a disposição da sala das sessões. No gabinete ficava a médium Mary M. e ao redor 9 experimentadores. Por detrás dos experimentadores nºs 3, 4, 6 e 7 estavam colocadas as máquinas fotográficas que eram acionadas ao mesmo tempo, tirando as fotografias de vários ângulos. Havia, bem defronte do gabinete em que se achava a médium, uma mesa grande e no canto da sala o 10º experimentador, que era encarregado de tomar notas de tudo que acontecia nas sessões.

Materialização ectoplásmica minúscula do rosto de “Walter”, o falecido irmão e “guia espiritual da médium Margery

Abundante emissão de ectoplasma que sai da boca
da médium Mary M., mostrando rostos minúsculos,
entre os quais o do falecido Sir Arthur Conan Doyle

Comparação do rosto de “Raymond”, quando fardado de soldado, com o aparecido na massa ectoplásmica saída da boca da médium

Abundante emissão de massa ectoplásmica, mostrando
rostos de pessoas mortas, que foram reconhecidas

Ampliação da fotografia anterior, mostrando dois rostos de pessoas bem conhecidas em vida, sendo um de “Raymond”, filho de Sir Oliver Lodge, e o outro de um jovem cujo nome não se quis divulgar

Um par de luvas de parafina com os dedos das mãos entrecruzadas, mostrando grãos do corante colocados na cera para melhor autenticá-lo

Impressão digital feita em cera dentária pelo espírito “Walter”, verificada ser verdadeira em confronto com a constante de sua ficha datiloscópica completa existente nos arquivos das autoridades locais.

Ver no site o pesquisador espírita Paul Gibier

Fontes: Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

Fontes: ADDE (Associação de Divulgação da Doutrina Espírita)

"A mediunidade independe das condições morais do indivíduo. Às vezes, criaturas de moral duvidosa possuem belíssimas faculdades, enquanto outras, probas, cultas, dedicadas às coisas de Deus, não conseguem produzir nem mesmo pequenos efeitos. A mediunidade, conforme a define Allan Kardec, depende de uma organização física mais ou menos apropriada para manifestar-se. É proveniente de uma disposição orgânica existente entre as ligações do corpo carnal com o perispírito."

Allan Kardec "O Codificador do Espiritismo"

"O Espiritismo, tendo por objetivo a melhoria dos homens, não vem em absoluto buscar os que são perfeitos, mas aqueles que se esforçam por se transformar colocando em prática os ensinos dos Espíritos. O verdadeiro Espírita não é aquele que chegou ao objetivo, mas é aquele que quer seriamente atingi-lo."

Allan Kardec "Revista Espírita 1865, pág. 376"


RELAÇÕES OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns (Obra de Allan Kardec - "O Livro dos Médiuns" - Parte II -  Os Médiuns - Médiuns de Efeitos Físicos - Cap. XIV)

 

Ernesto Bozzano - Paul Gibier - Materializações de espíritos PDF

 

Ernesto Bozzano - Paul Gibier - Materializaciones de Espíritus (Esp)