Circolo Scientifico Minerva

 

GENOVA - ITÁLIA

 

(1899 - 1904)
 

 

 

 

OS GRANDES PESQUISADORES ITALIANOS

 

DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

 

Ernesto Bozzano - Francesco Porro - Angelo Brofferio

 

César Lombroso - Ercole Chiaia - Giuseppe Gerosa

 

Giovanni Schiaparelli - G.M. Ermacora - Enrico Morselli

 

Alexandre Aksakof - Charles Richet

 

Comentário do site:

 

O site vem agora apresentar o vasto trabalho realizado pelo eminente pensador e cientista italiano, Ernesto Bozzano. Quando já havia adquirido um amplo conhecimento teórico, Bozzano considerou ter chegado o momento de comprovar os fatos mediante experiências científicas, por essa razão, em janeiro de 1899, fundou o Círculo Científico Minerva, a fim de se dedicar à verificação dos fenômenos psíquicos e mediúnicos com a participação de vários professores da Universidade de Gênova.

 

No círculo apresentaram-se manifestações mediúnicas impressionantes, tanto de ordem intelectual como física, inclusive, a materialização (ectoplasmia). Não existe tema vinculado à investigação psíquica que tenha escapado a sua observação e análise do Círculo Minerva.

 

Sempre que foi necessário sair em defesa da Codificação kardeciana e não vacilou em debater com os mais cáusticos adversários do Espiritismo, resguardando seus argumentos com a força do bom senso e amparando sobre os fatos as suas afirmações, sem jamais aprisionar-se em bate-bocas improdutivos ou no ataque pessoal de seus antagonistas, a quem sempre ofereceu sua fraterna amizade.

 

Ernesto Bozzano é, sem dúvida, o maior missionário italiano da Terceira Revelação. Sua contribuição à "Ciência da Alma" como ele denominava o Espiritismo, à Metapsíquica e à Parapsicologia é inestimável, cooperando também na formulação de seus princípios teóricos e em sua comprovação experimental. Sua monumental obra é uma das mais prestigiosas expressões a favor do prestígio da idéia transcendente que haverá de nortear o homem em sua marcha evolutiva: a sobrevivência do espírito nas dimensões para além dos túmulos.

 

Irmãos W. e Jorge Hessen

Apresentação do Círculo Científico de Minerva:

 

Com alguns amigos, funda em Gênova a primeira Sociedade de Estudos Psíquicos: o Círculo Científico Minerva, onde faz experiências de 1899 a 1904. Esse Círculo promove, durante estes anos, magníficas pesquisas, nas quais os experimentadores registram manifestações de toda espécie: pancadas, movimento de objetos, transportes em plena luz e, além disso, provas de identificação espírita.

 

Também durante três anos faz experiências com a médium Eusápia Paladino, e que envolveram vários professores da Universidade de Gênova. Obtém, especialmente, em companhia dos professores Morselli e Porro, materializações completas de fantasmas em plena luz e estando, ainda, o médium visível ao mesmo tempo.

 

O Círculo Científico Minerva selecionou uma plêiade de dezenas cientistas italianos e de outras nacionalidades e que foi muito falado na imprensa italiana e mundial pela qualidade dos fenômenos mediúnicos que ocorreram lá como o rigor científico com que foram estudados.

 

Entre os pesquisadores mais citados destacamos:

 

- Francesco Porro, Professor da Universidade de Genova;

 

- Angelo Brofferio, Cientista italiano, Professor de Filosofia, de Milão; que aceitou as manifestações espíritas, após suas experiências com a mediunidade de Eusápia Paladino;

 

- Césare Lombroso, Doutor, antropólogo e notável criminalista italiano;

 

- Ercole Chiaia, Doutor, cientista italiano, introdutor do Espiritismo em Nápoles. Sua desencarnação ocorreu exatamente no dia em que corrigiu a última palavra do seu livro "O Espiritismo";

 

- Giuseppe Gerosa, Professor de Física da Escola Real Superior de Agricultura de Porcini;

 

- Giovanni Schiaparelli, Diretor do Observatório Astronômico de Milão;

 

- G.M. Ermacora, Professor de Física, em Pádua;

 

- Enrico Morselli, notabilíssimo psiquiatra;

 

- Alexandre Aksakof, Conde, Doutor em Filosofia, lente da Academia de Leipzig, diretor do jornal "Psychische Studien" (Estudos Psíquicos);

 

- Charles Richet, Médico e fisiologista francês (1850-1935), Doutor, Professor-Adjunto da Faculdade de Medicina de Paris e Diretor de "Annales des Sciences Psychiques", órgão oficial da "Societé Universelle d´Études Psychiques", de Paris, França.

 

Nestas sessões haviam impressionantes manifestações mediúnicas, tanto intelectuais e manifestações físicas, tais como: psicofonia, psicografia, xenoglossia, voz e escrita direta, a levitação, e até mesmo materialização. Aonde a demonstração que a vida continua em outros planos se tornou uma base concreta para fé raciocinada na imortalidade da alma e em Deus.

 

O desenvolvimento das reuniões no Círculo Científico de Minerva resultou em dezenas de monografias e de obras na qual constitui um material muito valioso para o entendimento sobre a Doutrina Espírita. Na qual se destacou Ernesto Bozzano.

César Lombroso - Hipnotismo e Mediunidade

Ver no site a médium Eusápia Palladino

Ver no site o pesquisador espírita César Lombroso

Fontes: USI - Unione Spiritica Italiana

 

Fontes: La Ricerca Medianica della Voce dello Spirito

 

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

 

 

Círculo Científico de Minerva (Eusápia Palladino)

 

 

 

Círculo Científico de Minerva (Materialização da Mãe de Evaristo Testa)

 

 

 

César Lombroso - Hipnotismo e Mediunidade (O trabalho com a médium Eusápia Palladino)