Franz Félix RÉmo

o grande divulgador do espiritismo

O ARDOROSO ESPÍRITA FRANCÊS

O AMIGO DE LÉON DENIS

(1838 - 1926)

 

OBRA RARA TRADUZIDA

Biografia de Félix Rémo:

A bela desencarnação

De certo o foi a do confrade Félix pseudônimo de Franz Félix Rémo, ocorrida no último dia de março de 1926, na França, tendo ele nascido na cidade Liège, em 1838. Contava, portanto com 88 anos de idade.

Embora tenha mantido relações, de amizade com Allan Kardec, Camille Flammarion e Léon Denis. Félix Rémo, que era engenheiro de minas, só a poucos anos que se fizera espírita: quando ferido pela rude prova de perder a esposa a quem adorava, depois dela ter ficado cega durante seis anos.

Convertido ao Espiritismo, esta doutrina passou a constituir o objeto quase exclusivo de suas cogitações e meditações, que tiveram por fruto a publicação de numerosos e excelentes artigos nas mais importantes revistas espíritas da Europa, sobretudo na "Revue Spirite Belge", da qual era colaborador assíduo, além da de algumas obras conceituadas, como — Le Pélegrinage des existences (1918), Le Spiritisme Humanitaire (1922) e La Traversée de la vie (1925), e de brochuras de propaganda, dentre as quais se destacam - Le Mystère de notre existence (1919). Que foram frutos do seu trabalho e das suas observações.

Dias antes de ele se libertar da prisão carnal, escreveu ele para o gerente da Revista Espírita Belga.

"O Sr. José Lhomme e você vai ter ambos um amigo de menos neste mundo e um a mais no outro. Meus guias acabam de anunciar para muito breve a minha partida e eu lhes escrevo estas linhas, esperando poder do além, transmitir-lhe uma mensagem pessoal. Não me é possível deixar cartas para todos meus conhecidos."

Os espíritos que anunciaram a sua partida foram os seus dois guias familiares, que o fizeram nestes termos:

"Viremos buscar-te aos primeiros raios do sol da primavera, quando as rosas preparam para se desabrochar. Aqui estaremos, para que deixe sem dor o plano terrestre. E vai estar entre nós, sem que tenhas tempo de te aperceberes da passagem."

E assim foi. Félix Rémo se sentiu-se enfermo a 26 de março e a 31 deixou de pertencer ao número dos encarnados sem que ninguém desse por isso.

Seja-lhe cada vez mais ditoso o viver na pátria espiritual, onde tão ditosa foi a sua chegada, tais são os votos que sinceramente formulamos, num impulso de simpatia fraternal.

Revista Reformador de junho de 1926.

Fontes: Revista Reformador FEB

Fontes: l'Encyclopédie Spirite

"O Espiritismo esclarece todas as religiões, e uma chave de ouro que abre as portas mais vem fechadas, e um fio invisível que nos guia através dos labirintos complicados dos ensinos ortodoxos. Os mistérios se dissipam pouco a pouco para os espíritas, porque estes enfim encontraram a Via da Vida Eterna."

Sr. Ismala, Agosto de 1894, Revue de La France Moderne

Sejam bondosos, tolerantes, generosos e caridosos, especialmente bom para com os fracos e indefesos, para com as crianças e os animais. Vocês vão colher os frutos nesta vida mesmo.

Tratem qualquer pessoa idosa como se fossem seu pai e sua mãe; olhem toda pessoa de sua idade como um irmão ou irmã, e toda pessoa mais jovem que vocês, como seu filho.

Não se vinguem nunca. Vocês não serão mais culpados por Deus por julgarem. A mentira cai sobre aqueles que os ofendem e suas consciências vingarão melhor do que vocês poderiam fazer sozinhos.

Doem e perdoem, Deus irá recompensá-los cem vezes.

Os títulos, as honras, a fortuna, tudo isso permanece na Terra e não conta mais. Deus olha para as mãos puras e não para as mãos cheias; e se vocês seguem os preceitos acima, vocês poderão se apresentar a Ele com confiança.

Félix Rémo "O Ardoroso Espírita Francês"
 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Félix Rémo (Revista Reformador)

 

Félix Rémo - O Mistério de Nossa Existência (Obra rara traduzida)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado
 

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

EM OUTROS IDIOMAS

 

Félix Rémo - Le pélerinage des existences (1918) (Fr)

 

Félix Rémo - La traversée de la vie (1925) (Fr)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado