GASTON LUCE

ESPIRITISMO E RENOVAÇÃO

A Conferência foi realizada na Sociedade vaudonesa de estudos psíquicos em Lausane, em 16 de Outubro de 1936 e, em 17, na Sociedade de Estudos psíquicos de Gênova.

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

Título Original em Francês

Gaston Luce - Spiritisme et rénovation

Edité à compte d'auteur

Imprimerie A. Chopin

Lezay (Deux Sèvres)

Paris (1937)

 

Tradutora do Francês para o Português

Chrissie Chynde

Apresentação do site:

A grande batalhadora da causa espírita Chrissie Chynde vem presentear o mundo espírita com a tradução desta obra rara do biografo Léon Denis, que o público da língua portuguesa nunca teve acesso e vem assomar ao vasto edifício da Doutrina Espírita, trazendo as luzes de conhecimentos espirituais que nos ajudarão a libertar nossa alma das algemas milenares da ignorância.

E que Deus possa cada vez mais iluminar esta pessoa maravilhosa pelo vasto trabalho que realiza pela causa do bem e ao próximo.

Irmãos W.

Capítulo da obra:

Cristianismo e Espiritismo

Temos desde logo o fio que vai nos guiar por entre os espinhos e barrancos que orlam as sendas por onde avança o Espiritismo, esse Espiritismo que inflama de bem os homens, e que portanto traz e trará amanhã, além disso, a libertação das rotinas seculares.

«O Espiritismo é tão antigo quanto a criação». Ocorre o mesmo com o Cristianismo, ligado à nossa queda e à vinda de Adão para este mundo, o que fez Santo Agostinho dizer que o que se chamava no seu tempo religião cristã nunca tinha deixado de existir desde a origem do gênero humano.

Todos os fundadores de religiões, os grandes legisladores estão relacionados ao Cristianismo e ao Espiritismo: Zoroastro, Çakia-Muni, Lao-Tsé e Pitágoras os ensinaram em termos aproximados, e foi com razão que Allan Kardec considerou Sócrates e Platão precursores de Jesus.

Cristianismo e Espiritismo caminham juntos, o que é fácil conceber quando se tem em vista a gênese espiritual dos homens. Encontramos o Espiritismo em todos os sistemas religiosos, com um caráter diferente que decorre do quanto essas religiões têm, mais ou menos, desviado de sua norma, porque todas estão baseadas na revelação dada pelos Espíritos de Deus ou pelo Espírito-Santo.

É por isso que não devemos ficar espantados em ver santo Agostinho, são João, são Luís, santa Joana d'Arc, são Vicente de Paula e são cura d'Ars se fazerem apóstolos da «nova revelação». E se objetassem que um certo número desses grandes Espíritos, enquanto na Terra, foram firmemente ligados aos dogmas católicos, responderíamos que tal apego era talvez apenas superficial, que a compreensão das verdades espirituais não é no alto como é em baixo, e que a Igreja triunfante não é a Igreja militante.

Cristianismo e Espiritismo não poderiam estar separados, como testemunha ainda este antigo texto dos Evangelhos, independente da Vulgata, onde Jesus é chamado o «Salvador dos Espíritos».

Nos Prolegômenos do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, figura a vinheta simbólica. «Tu colocarás no cabeçalho do livro a cepa da vinha que desenhamos, porque ela é o emblema do trabalho do Criador; todos os princípios materiais que podem melhor representar o corpo e o espírito aí se encontram reunidos: o corpo é a cepa; o espírito é o licor; o espírito unido à matéria é o grão».

Sob uma outra forma, este é o símbolo mesmo do Evangelho de São João, e esta transposição, garanto, nada tem de tão especificamente satânica… está entendido que a cepa, é o Cristo e nenhum outro, e que toda nutrição nos vem dEle.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Allan Kardec, o Educador e o Codificador da Doutrina Espírita - José Raul Teixeira)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Nos Passos do Mestre" - Uma ideia de Jesus segundo o Espiritismo)

Senhores, se quisermos ser lógicos e verdadeiros, nos detivemos tempo excessivo nos fatos que nada dizem por si mesmos, mas dos quais devemos concluir apenas que o Espiritismo, o repito a propósito, está totalmente no ensinamento dos Espíritos de Deus.

Então entre o Espiritismo, tal qual o concebeu Allan Kardec, e o Cristianismo evangélico, não há nenhuma diferença. Os verdadeiros espíritas são os espíritas cristãos: sua palavra de ordem é: "Fora da caridade, não há salvação".

Gaston Luce "Espiritismo e Renovação"

"O Espiritismo é uma conseqüência da doutrina do Cristo; pode ser considerado como a terceira revelação, a da nova era que se anuncia, abrindo um novo ciclo de evolução da humanidade. A firmeza dessas proposições não poderia nos escapar. Toda a obra do mestre, com efeito, e insisto sobre esse ponto, se agrega em torno de uma idéia central que parece ter-se perdido de vista e pode se traduzir assim: a doutrina espírita é resultante do ensinamento coletivo e concordante dos Espíritos de Deus. Este ensinamento se encontra no Evangelho de Jesus, o que aponta sua origem crística."

Gaston Luce "Espiritismo e Renovação"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Gaston Luce - Espiritismo e Renovação PDF

 

Gaston Luce - Spiritisme et rénovation (1937) (Fr)