HERCULANO PIRES

O ESPÍRITO E O TEMPO

 

Sinopse da obra:

Este livro é o produto de um Curso de Introdução Antropológica ao Espiritismo, ministrado por J. Herculano Pires na União das Mocidades Espíritas do Estado de São Paulo, nos anos 60.

Analisa a fase pré-histórica e histórica da criação, aborda o tríplice aspecto da Doutrina Espírita e a prática mediúnica.

Eleito o 7º melhor livro espírita do Século XX. É uma obra-prima, destinada principalmente àqueles que desejam se aprofundar no estudo da filosofia espírita.

Preliminares:

Um século após a codificação do Espiritismo por Allan Kardec, reina ainda grande incompreensão a respeito da doutrina, de sua própria natureza e de sua  finalidade. A codificação, entretanto, foi elaborada em linguagem clara, precisa, sensível a todos. A lucidez natural do espírito francês, Kardec juntava a sua vocação e a sua experiência pedagógicas, além da compreensão de tratar com matéria sumamente complexa. Vemo­lo afirmar, a cada passo, que desejava escrever de maneira a não deixar margem para interpretações, ou seja, para divergências interpretativas. Qual o motivo, então, porque os próprios adeptos do Espiritismo, ainda hoje, divergem, no tocante a questões doutrinárias de importância? E qual o motivo por que os não­espíritas continuam a tratar o Espiritismo com a maior incompreensão? Note­se que não nos referimos a adversários, pois estes têm a sua razão, mas aos “não­espíritas”. Parece­nos que a explicação, para os dois casos, é a mesma. O Espiritismo é uma doutrina do futuro. À maneira do Cristianismo, abre caminho no mundo, enfrentando a incompreensão de adeptos e não adeptos. Em  primeiro lugar, há o problema da posição da doutrina. Uns a encaram como  sistematização de velhas superstições; outros, como tentativa frustrada de elaboração científica; outros, como ciência infusa, não organizada; outros ainda, como esboço impreciso de filosofia religiosa; outros, como mais uma seita, entre as muitas seitas religiosas do mundo.

Herculano Pires

Ver no site a obra publicado por Allan Kardec "O Livro dos Médiuns"

Fontes: Conferências dos 100 anos do Nascimento de Herculano Pires (Célia da Graça Arribas, com o tema "O espírito e o tempo")

Fontes: Vade Mecum Espírita

Fontes: Biblioteca Espírita - O Consolador

"Todos os princípios fundamentais do Cristianismo, que realmente caracterizam o ensino evangélico, estão presentes no Espiritismo. E as únicas diferenças entre o que conhecemos por tradição cristã e o que o Espiritismo ensina decorrem dos elementos estranhos que se misturaram àquela tradição, ao longo dos séculos"

Herculano Pires "O Zelador da Doutrina Espírita"

 

 

 

 

 

 

Herculano Pires - O Espírito e o Tempo