HERCULANO PIRES

PARAPSICOLOGIA HOJE E AMANHÃ

 

Sinopse da obra:

Este livro revela as estreitas relações existentes entre Ciência e Religião. Essas relações se tornam cada vez mais evidentes na acelerada evolução científica do nosso tempo. Não se pode tapar o sol com peneira. As conotações aqui apresentadas se constituem de fatos e não de argumentos.

Agora, que os livros de Parapsicologia começam a aparecer em nossa língua, era indispensável um guia como este, no qual o autor explica, em poucas páginas e de maneira clara, o que é e o que não é Parapsicologia.

Além disso, a deformação da Parapsicologia, feita intencionalmente entre nós, em cursos e livros, é denunciada de maneira objetiva e corrigida nestas páginas.

O autor foi professor do primeiro curso regular de Introdução à Parapsicologia ministrado entre nós e é atualmente segundo vice-presidente e diretor do Departamento Teórico do Instituto Paulista de Parapsicologia.
Comentário do site:

A Parapsicologia explica o Espiritismo?

A Parapsicologia e o Espiritismo são interdependentes?

Espiritismo não necessita da Parapsicologia?

Quando observamos a História da Criação de Escolas de Parapsicologia com Doutor J. B. Rhine, percebemos que através de suas obras principais são enfocadas as faculdades anímicas como: a telepatia, clarividência, precognição e outras. Demonstrando que somos mais do que matéria e possuímos uma alma transcendental.

Ante as evidência de suas pesquisas, Rhine cria que os mortos poderiam provocar fenômenos incomuns e se comunicarem com os vivos.

A Parapsicologia na perspectiva acadêmica foi considerada importante por Herculano Pires e outros pesquisadores espiritas que recorriam aos resultados das provas colhidas através das pesquisas a fim de dar substratos às teses espíritas sob o enfoque da imortalidade e da transcendência da mente humana.

Paradoxalmente algumas pesquisas parapsicológicas fugiram dos eixos iniciais e culminaram por serem utilizadas (mormente no Brasil) como pretextos interpretativos contra o Espiritismo.

Isso ficou muito evidente na década de 1970 através das palermices do padre Quevedo, um desleal aventureiro, um protótipo de cientista e pesquisador, que utilizou dos mais abrutalhados embustes a fim de combater a comunicação dos mortos.

Nessa linha bizarra, sem base acadêmica, apareceram, portanto, uns poucos sacerdotes pretensamente estudiosos do tema com o objetivo precípuo de condenarem a mediunidade e defenderem as insustentáveis teses do mágico mundo do subconsciente a fim de explicar o contato com os defuntos.

Os clérigos ilusionistas, usando de suas ideologias mesquinhas, sem a busca da legítima verdade em si, criaram suas inverdades para se enquadrar na ideologia vaticanista sempre com as armas assestadas contra o Espiritismo e os grandes médiuns principalmente Francisco Cândido Xavier.

O Espiritismo que se apoia nos princípios da existência de Deus, da imortalidade e comunicabilidade dos Espíritos , da reencarnação, e da pluralidade dos mundos habitados tem os seus conceitos edificados nas revelações dos Espíritos, nos escritos dos grandes profetas bíblicos e nas Verdades Cristãs que são indubitavelmente as bases de todas religiões.

Há linhas tênues entre o estudo espírita e a pesquisa da Parapsicologia que antes de se rechaçarem se completam na busca perene da transcendência humana.

É importante que Parapsicologia retome e persista nas suas investigações sobre a psique humana. Desta forma oferecerão enormes contributos no campo da psicologia e dentre em breve poderão abris as portas das universidades para que os pesquisadores vislumbrem os horizontes infinito do mundo espiritual.

Irmãos W. e Jorge Hessen

Ver no site os pais da Parapsicologia "Joseph Banks Rhine (J. B. Rhine)"

Fontes: Conferências dos 100 anos do Nascimento de Herculano Pires (Jáder dos Reis Sampaio, com o tema "Parapsicologia ontem e hoje")

Fontes: Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Estudos Metapsíquicos e os Debates “Quânticos” da Mente e da Vida humana)

Fontes: Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (A mente não pertence ao cérebro e o cérebro não explica a mente)

Fontes: Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Alguns comentários espíritas ante as funções cerebrais)

Fontes: Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Evangelho como o mais poderoso elixir para a redenção social)

"Pelo Espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua conseqüência inevitável"

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"

 

RELAÇÃO DAS OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - A Gênese (Obra de Allan Kardec - "A Gênese " - São chegados os tempos - Cap.  XVIII)

 

Herculano Pires - Parapsicologia Hoje e Amanhã PDF

 

Herculano Pires - Parapsicologia Hoje e Amanhã DOC