HUMBERTO MARIOTTI - CLÓVIS RAMOS

FILÓSOFO HERCULANO PIRES E POETA

(BIOGRAFIA DE HERCULANO PIRES)

 Sinopse da obra:

A obra e dividida em duas partes.

 

A primeira e do autor Humberto Mariotti que enfoca Herculano Pires como grande Filósofo Espírita, que se utilizando das premissas básicas da imortalidade e da reencarnação faz avançar o conhecimento humano demonstrando o porquê da vida e da finalidade do ser humano no mundo da matéria.

 

A segunda parte e do autor Clóvis Ramos que enfoca Herculano Pires como o grande poeta espírita que usando de suas veias poéticas fazem nos lembrar através dos versos magistrais a grandeza do ser humano perante o universo.

 

 

Trechos da Obra -  Filósofo Herculano Pires e Poeta

 

1º Parte

 

Humberto Mariotti

 

Estes Espíritos vitoriosos e avançados que foram homens para espalhar sementes das novas verdades estão sempre vivos e atuantes nos processos do futuro humano e social.

 

A morte não os pode destruir posto que ela não é mais que uma transformação para o ser.

 

Deus os têm nos mundos como alavancas para mover o progresso das culturas e das civilizações. E quando a dor e o desespero atacam duramente as almas e os corpos de um povo, uma nação ou um mundo estes Espíritos vitoriosos e avançados retornam com o vigor das verdades eternas e dinâmicas instalando-se em um novo organismo para consolar, instruir e iluminar as consciências.

 

Tornam a residir na terra e ajudam as leis divinas a se desenvolverem entre os homens secundando assim a vontade do Pai. São os aliados do amor e da beleza e levam por todas as partes a divina mensagem de Jesus: "Amai-vos uns aos outros".

 

Por isso olhemos para esses Espíritos vitoriosos e avançados como semeadores das novas verdades espirituais e tratemos de fazer-lhes em nossos corações uma morada para que vivam conosco enquanto grita em torno de nós o terrível furacão do niilismo materialista.

 

São agora seres invisíveis mas amam e lutam pela verdade e a Justiça como quando tinham um corpo parecido com o nosso E o lema deles é este: Vitam Impendere Vero.

 

2º Parte

 

Clóvis Ramos

 

Dele disse outro poeta, Afonso Schmidt, comentando O Caminho do Meio, romance, que Herculano Pires, um filósofo, foi direto à fonte da inquietação humana, entrou pelo caminho da teologia, da metafísica. Também pelo caminho da poesia, procurando renovar, digo eu.

 

Com efeito, nessa fonte inesgotável - Deus, a Vida Imortal, o Espiritismo, ele bebeu longamente, para nos oferecer, depois, poemas que são como a água viva do Evangelho, poemas cheios de sabedoria.

 

Apoiou-se em Gênesis, na lição dos tempos, tão bem sintetizada por Moisés: "Formou, pois, o Senhor Deus, o homem, do barro da terra, e inspirou no seu rosto um assopro de vida". Deus, a Inteligência do Universo, a Causa Primária. E vem a pergunta, que resume seu pensamento:

 

"Pode, acaso, a ânfora de argila

conter o oceano?"

 

Não, não pode. Da argila somos feitos, para o oceano de Deus caminhamos como os rios de todos os continentes.

 

Sabe que muitas vezes Deus o ergueu da lama da terra, modelando seu corpo como o oleiro paciente, daí o poema "Argila", que dá título ao seu formoso livro:

 

ARGILA

 

Quantas vezes me ergueste da lama da terra

modelando os meus corpos

como um oleiro paciente.

 

Quantas vezes me atiraste à poeira dos séculos

fazendo-me girar de mão em mão

no banquete dos povos.

 

Quantas vezes de novo me arrancaste

dos anéis de estrelas do destino

à cinza do Tempo.

 

Mas, através das formas e das eras

o Teu sopro me impele.

E a indelével marca dos teus dedos

assinala a argila.

 

Fontes: Conferências dos 100 anos do Nascimento de Herculano Pires

"A ciência é incerta e mutável, renova-se sem cessar. Seus métodos, suas teorias, seus cálculos, feitos com trabalho, se desmoronam ante uma observação mais atenta ou uma indução mais profunda, para dar lugar a outras teorias, que não serão mais definitivas que as primeiras"

Leon Denis "O Problema do Ser e do Destino"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Humberto Mariotti/Clóvis Ramos - Filósofo Herculano Pires e Poeta PDF

 

Humberto Mariotti/Clóvis Ramos - Filósofo Herculano Pires e Poeta DOC