HERCULANO PIRES

&

JORGE RIZZINI

JORGE RIZZINI

HERCULANO PIRES, O APÓSTOLO DE KARDEC

(O Homem, a Vida, a Obra)

 

Comentário do site:

O site vem agora apresentar uma biografia – ou página viva – de um dos maiores conhecedores da Doutrina Espírita.

Quem foi Herculano Pires?

O grande filósofo espírita? O grande articulador do Movimento Espírita? O testemunho de uma vida inteira dedicada à defesa da Doutrina Espírita, com absoluta fidelidade a Allan Kardec?

É difícil analisar o grande apóstolo de Allan Kardec por facetas, pois a história do Espiritismo no Brasil se confunde com a vida do grande missionário espírita Herculano Pires.

Para tentar dar uma síntese dos ideais deste autor que participou ativamente do Movimento Espírita, vamos buscar o que falou Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, sobre Herculano Pires.

“O  metro que melhor mediu Kardec”

Conforme expressões de outros autores espíritas que conviveram diretamente com Herculano Pires, ele pode ser chamado “O Zelador da Doutrina Espírita.”

José Herculano Pires manteve por 22 anos o Clube dos Jornalistas Espíritas de São Paulo, com absoluta fidelidade a Allan Kardec. Sem dúvida, foi um dos trabalhos mais importantes de sua vida. O trabalho do Clube representou um momento decisivo na divulgação do Espiritismo e correção de muitos erros dentro da Doutrina Espírita, tais como:

- A  Política dentro das Federações Espíritas.

- A disputa por cargos e promoções pessoais nas Diretorias Espíritas.

- Teorias esdrúxulas, infidelidade a Kardec. (A pretensa superação da obra de Allan Kardec e as ridículas mistificações psicográficas que proliferam em quantidade assombrosa de norte a sul do país).

- Distorções doutrinárias (Ramátis, Jean-Baptiste Roustaing, "Espiritismo Divinista" de Osvaldo Polidoro).

- Concessões a dano da Doutrina Espírita.

- A falta de coragem na defesa da Doutrina.

A biografia de Herculano Pires é um roteiro para o Movimento Espírita de São Paulo e do Brasil. Deve ser lido, estudado e guardado para consultas por todos os espíritas que têm responsabilidade e amor à Doutrina.

Irmãos W.

Fontes: Conferências dos 100 anos do Nascimento de Herculano Pires

Fontes: Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

"Não é finalidade do Espiritismo criar na terra uma nova igreja ou uma nova "ordem oculta", com sacerdotes ou graus de iniciação. A tarefa do Espírito de Verdade é semear nos corações a semente do Reino de Deus, e emancipar espiritualmente os homens de todas as sujeições inferiores, pois somente num clima de liberdade aquela semente conseguirá germinar, crescer, florescer e dar frutos"

 Herculano Pires "O Zelador da Doutrina Espírita"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Jorge Rizzini - Herculano Pires, O Apóstolo de Kardec PDF

 

Jorge Rizzini  - Herculano Pires, O Apóstolo de Kardec (Obra em Capítulos)