José Aniorte Alcaráz

A GRANDE RESISTÊNCIA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

O REFUNDADOR DO ESPIRITISMO NA ESPANHA

o compilador doS trabalhoS de AMÁLIA DOMINGO SOLER

(revista espírita "La Luz Del Porvenir")

(1920 - 2013)

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

LA LUZ DEL PORVENIR

SEMANARIO ESPIRITISTA

DIRECTOR DEL DIARIO: AMALIA DOMINGO SOLER

LA LUZ DEL PORVENIR

(BAIXAR TODOS OS VOLUMES)

EM E.BOOK - FORMATO PDF

Biografia de José Aniorte Alcaráz:

José Aniorte Alcaráz, de nacionalidade espanhola, nasceu em Orihuela (Alicante) em 31 de outubro de 1920. E desencarnou em 02 de março de 2013.

Conheceu e começou a praticar o Espiritismo com trinta e dois anos de idade. Foi um homem lutador e viajante incansável, de forte personalidade. Trabalhou sem descanso pela divulgação do Espiritismo. Lá onde ele estiver, esperamos possa continuar sua tarefa.

Os admiradores de Amália Domingo Soler seremos eternamente gratos a ele pela tarefa que desenvolveu na edição e publicação gratuita de seis livros, nos quais são recolhidos os escritos mais importantes da grande dama do Espiritismo na Espanha, publicados na revista Luz Del Porvenir durante vinte anos (1879 - 1899).

Obras assinadas, publicadas e distribuídas gratuitamente por José Aniorte Alcaráz: Fatos e ações de uma vida; Elucidações espíritas e As verdades do Espiritismo.

História do Centro Espírita “La Luz del Camino”

A história deste centro começa com a volta à Espanha, em 1971, do Sr. José Aniorte Alcaráz, após 21 anos de residência no Brasil; lá ele conheceu o Espiritismo, voltando ao seu país natal com o compromisso espiritual de divulgar a Doutrina Espírita.

Em 1972, o Sr. José Aniorte começou a divulgação do Espiritismo na Espanha; trabalhava em solitário, sem pertencer a nenhum Centro. Mas sempre contou com o grande apoio e cooperação de sua esposa e companheira, que em silêncio trabalhava ao seu lado, ajudando-o a cumprir seus compromissos espirituais, até chegar a hora da sua partida para o mundo espiritual.

No tempo em que trabalhava individualmente, ele recebeu diferentes opiniões de outros irmãos espíritas, aconselhando abrir um Centro Espírita na Espanha, na cidade de Orihuela, província de Alicante. Eles achavam que pelo conhecimento, experiência e prática adquiridas por José em 20 anos de residência no Brasil, seria interessante abrir esse Centro Espírita.

Mas José rejeitava essa proposta, por considerar completamente inútil abrir um Centro Espírita naquele lugar da Espanha, se bem mais tarde essa crença perdeu toda sua força, tornando-se uma idéia brilhante.

Em 1993, através do Sr. Rafael González Molina, José recebeu um convite para participar como palestrante no primeiro Míni-Congresso Nacional de Espiritismo, realizado em Montilha, (Córdova). A palestra do Sr. Aniorte desenvolveu-se como estava previsto; porém, o final foi alterado, pois sem ele perceber o que estava dizendo, comunicou ao público presente que o Centro Espírita de Orihuela estaria sendo aberto em breve.

Ele mesmo foi o primeiro em ficar surpreso, sem saber como tinha assumido aquele compromisso, possibilidade que sempre rejeitara. A partir desse momento, o Sr. Aniorte começou a trabalhar naquele projeto “um pouco maluco”, como ele dizia. E depois de alguns meses, exatamente em 9 de maio de 1994, o Centro Espírita “La Luz del Camino” foi inaugurado em Orihuela, onde ainda existe na atualidade. A inauguração contou com a presença do nosso irmão, conhecido e querido por todos, Divaldo Pereira Franco.

Desde então, esse Centro vem seguindo uma trajetória voltada para o estudo da Doutrina Espírita, sendo a divulgação sua maior tarefa, através de livros gratuitos. Após vários anos e através do trabalho realizado por esse Centro, ele é conhecido no mundo todo, porque a difusão do Livro Espírita Gratuito é feita não apenas na Espanha como também na América e na Europa.

Centro Espírita “La Luz del Caminho”

Fontes: El Centro Espírita “La Luz del Camino”

Fontes: Curso Espírita (Biografia de José Aniorte Alcaráz)

"Quanto ao José Aniorte Alcaráz, ele foi um verdadeiro espírita, infelizmente existem muito poucos centros espíritas aqui na Espanha, (em Barcelona dois, em Madri sete e mais alguns em cidades esparsas) mas acredito que sem a atuação dele, nenhum existiria..."

Teresa da Espanha "Tradutora da Biografia de José Aniorte Alcaráz"

"O Espiritismo, entre outras coisas, é uma ciência filosófica e moral. Para conseguir esse conhecimento, é preciso estudá-lo e praticá-lo; com dedicação e trabalho conseguiremos a nossa transformação interior; somente então estaremos verdadeiramente preparados para divulgá-lo.

Para ensinar Espiritismo, primeiro temos de vivê-lo e praticá-lo nós mesmos. Sem essas condições não devemos ser mestres de ninguém; e sem o conhecimento e a moral necessários para ensinar, é melhor não fazê-lo, para evitar que alguém possa nos dizer o que Jesus disse aos fariseus: “Guias cegos, que coam um mosquito e engolem um camelo!” (Mateus 23:24). Evitemos ser como o cego que guia outros cegos e todos vão cair no precipício."

José Aniorte Alcaráz "Fatos e ações de uma vida"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de José Aniorte Alcaráz

 

Revista La Luz Del Porvenir (1879 - 1934) (Baixar todos os volumes)

 

José Aniorte Alcaráz - Fatos e ações de uma vida (Obra rara traduzida)

 

José Aniorte Alcaráz - Las verdades del espiritismo (Esp.)

 

José Aniorte Alcaráz - Elucidaciones espiritas (Esp.)

 

Baixar todos os volumes no arquivo zipado