MATERIALIZAÇÕES DE ESPÍRITOS
ATRAVÉS DA MÉDIUM ANNA PRADO
ESTADO DO PARÁ - BRASIL
(1918 - 1923)
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos (Obra completa)
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos (Obra resumida)
Gravura 1
Da esquerda para direita: 1) Srta. Antonina Prado (médium psicográfica); 2) Eurípedes Prado; 3) Sra. Prado (a médium); 4) Stra. Alice Prado; 5) Erastóstenes Prado.
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 2
Maestro Ettore Bosio
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 3
Fotografia de João, quando vivo.
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 4
A fotografia do seu Espírito
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 5
A fotografia do Espírito de Anita
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 6
A fotografia do Espírito do Marujo
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 7
Aspecto da assistência à sessão comemorativa da primeira manifestação de João, realizada na residência do Sr. Eurípedes Prado - Uma flor, trabalhada em parafina, durante a sessão, pelo Espírito de Anita.
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 8 e 8-A / Gravura 8-B
Grande surpresa nossa e júbilo imenso! Todas as chapas continham manifestações do fenômeno espírita, observando-se ao lado esquerdo da figura, na terceira, uma pequena mão, minúscula mesmo, sobre o peito, perto do ombro.
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 9 e 9A
Certamente que nenhum valor probatório têm essas experiências, feitas, como foram, na mais absoluta intimidade. Serviram apenas para fortalecer os experimentadores, que tinham convicção segura do fenômeno indubitável passado só entre eles e pessoas da família.
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Gravura 10
Na fotografia que reproduzimos e que é cópia fiel do clichê do maestro Bosio, vê-se colado à parede branca e junto à senhora do Sr. Eurípedes, a qual é a médium, uma figura humana, envolvida numa túnica preta, divisando-se-lhe apenas o rosto.
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Gravura 11
Trechos da ficha da Sra. Prado, retirada diretamente
Gravura 12
Trechos da impressão dos dedos do Fantasma
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Gravura 14
Um dos mais perfeitos trabalhos de Anita, a florista de além-túmulo.
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 15
Formosíssimas flores oferecidas pelo espírito de Anita à Sra. Ettore Bosio
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Gravura 16
Uma das formosas cataléias feitas por Anita na sessão comemorativa do aparecimento de João, perante a numerosa assistência.
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Gravura 17
Outra lindíssima cataléia feita por Anita na sessão de 24 de junho de 1920
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 18
Luvas e flores obtidas em uma das sessões realizadas em casa do Sr. João Alfredo de Mendonça e expostas, a pedido do Espírito, num dos estabelecimentos da Rua Conselheiro João Alfredo, uma das mais concorridas de Belém.
Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos
Gravura 19
Depois de exposto durante alguns dias ao público, este modelo, que, como os demais, era oco, recebeu gesso a fim de reproduzir a conformação interior. Essa operação foi feita no mesmo estabelecimento “A Brasileira”, sendo operador o Dr. Nilo Pena e outras pessoas que ali se achavam casualmente.
Gravura 20
É um dos mais perfeitos modelos obtidos. Distingue-se perfeitamente bem toda a trama da epiderme. Cremos que foi esse trabalho em parafina, que impressionando vivamente o Dr. Nilo Pena, o levou a assistir a algumas sessões da Sra. Prado, das quais, segundo nos afirmou, guarda a mais funda impressão.
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Gravura 21
De quando em quando, sempre apontada pelos inimigos do Espiritismo, surgiu a idéia da fraude como a única capaz para explicar os fenômenos. Tendo o “João” fabricado, em parafina, o modelo de um pé, em sessão a que assistiram, entre outras pessoas, os Srs. Gentil Norberto, chefe da Comissão de Saneamento do Oiapoc; Dr. Pontes de Carvalho, médico; Amazonas de Figueiredo, lente da Faculdade de Direito; Desembargador Anselmo Santiago e outros, o maestro Bosio e o Sr Eurípedes Prado resolveram oferecer a importância de 5:000$000 (atualmente, cinco mil cruzeiros), a quem fizesse um outro modelo em idênticas condições às em que o Espírito fizera aquela. Escusado será dizer que pessoa alguma apareceu. O molde supra é a reprodução em gesso.
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Gravura 27
Trata-se de escrita direta do Espírito "Guilherme", irmão do maestro Bosio. Sua cópia em fac-símile.
(...) Comunicação:
“A paz seja entre vós.
A dor é uma benção que Deus envia aos seus escolhidos. Não vos aflijais quando
sofrerdes, pois se vos designou a dor nesse mundo para obterem a glória do Céu.
Sede pacientes, pois a paciência é também uma forma de caridade ensinada por
Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a
mais fácil das caridades; porém a mais penosa e, por consequência, a mais
meritória, é a que consiste em perdoar àqueles que Deus colocou entre o vosso
caminho para serem instrumentos do vosso sofrimento e vos porem em prova a
paciência.
Eu vos abençôo. Dou este conselho porque vejo a união entre vós; continuem a ser
unidos. É o que desejo.”
Esta comunicação é uma cópia (33), com poucas modificações, de outra dada por
“Um Espírito amigo”, no Havre, em 1862, e publicada no “O Evangelho Segundo o
Espiritismo”, de Allan Kardec, sob o título “A Paciência”.
(33) Este fato faz lembrar o fenômeno idêntico observado por Stainton Moses, e
por ele narrado no seu precioso livro Ensinos Espiritualistas. (...)
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Gravura 30
Esquisita é a fotografia de nº 30. Vê-se entre a Sra. Leopoldina Fernandes e a Sra. Antonina, que é médium psicógrafa, um vulto com o rosto coberto. Em inúmeras fotografias publicadas em obras congêneres temos observado casos idênticos. Consulte-se, por exemplo, os recentes trabalhos de Madame Lacombe e de Madame Bisson.
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Gravura 34
Segunda experiência. No soalho, tocando os pés do Sr. Manoel Tavares, está a mão aparecida na experiência anterior. O Sr. Tavares acusou a pressão dos dedos do Espírito, apertando-lhe os pés.
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Gravura 39
Fotografia obtida às 9 horas da manhã de 19 de Janeiro. Fantasma diáfano, de estatura muito maior que a médium. Veja-se, como que se derramando do corpo da médium, a onda fluídica formadora do fantasma.
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Gravura 45
Fotografia de Raquel Figner
“A Ressurgida” cujo Espírito se materializou com admirável perfeição em 4 de Maio de 1921.
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