EUSÁPIA  PALLADINO

A GRANDE MÉDIUM ITALIANA

DE EFEITOS FÍSICOS

OS GRANDES GIGANTES DA FENOMENOLOGIA ESPÍRITA

(1854 - 1918)

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

Ectoplasta [do grego ektós + plas (ma) + -ta] - Médium de efeito físico que empresta potencial ectoplásmico para materialização de Espírito ou objeto espiritual.

Ectoplasma [do grego e do latim, respectivamente: ektós + plasma]- 1. Biologia: parte periférica do citoplasma. 2. Parapsicologia: termo criado por Charles Richet para designar a substância visível que emana do corpo de certos médiuns. 3. Para a ciência espírita, designa a substância viscosa, esbranquiçada, quase transparente, com reflexos leitosos, evanescente sob a luz, e que tem propriedades químicas semelhantes às do corpo físico do médium, donde provém. É considerada a base dos efeitos mediúnicos chamados físicos, como a materialização, pois através dela os Espíritos podem atuar sobre a matéria.

Biografia de Eusápia Palladino:

Nascida em Minervino, Itália, no dia 31 de março de 1854 e desencarnada no dia 9 de julho de 1918, na cidade de Nápoles, no mesmo país.

A sua mediunidade surgiu no ano de 1868, quando tinha apenas 14 anos de idade. Dali por diante o seu trabalho no campo das pesquisas psíquicas foram de tal relevância, que se pode dizer ter sido uma das maiores médiuns do mundo.

Quando eclodiu a sua mediunidade, ela era órfã de pai e mãe, e seus parentes pretendiam enviá-la para um convento, entretanto, a sua apresentação no mundo científico somente foi consumada em 1888, quando o professor Chiaia convidou César Lombroso para examiná-la, o que somente se verificou no ano de 1891.

Os fenômenos físicos produzidos por meio dessa famosa médium foram de vários matizes: movimento de objetos, levitação de mesas e dela própria, aparição de luzes, materializações, execução de trechos musicais sem contacto humano, por meio de vários instrumentos e outros.

Os inúmeros cientistas que fizeram pesquisas por seu intermédio, em centenas de sessões, eram ferrenhos detratores do Espiritismo, e objetivavam tão-somente demonstrar possíveis fraudes. No entanto, ela conseguiu convencer a grande maioria desses sábios, apesar de eles desconhecerem os mais elementares rudimentos sobre a dinâmica dos fenômenos mediúnicos.

Diante dos fenômenos propiciados por meio de Eusápia Palladino, desfilaram sábios de renome, tais como: Giovanni Schiaparelli, Giuseppe Gerosa, G.M. Ermacora, Alexandre Aksakof, Carl du Prel, Charles Richet, Oliver Lodge, Fredrich Myers, Julian Ochorowicz, Henry Sidgwick , Richard Hodgson, Albert de Rochas, Camille Flammarion, Carlos Rochi, Victorien Sardou, Júlio Claretio, Adolfo Bisson, Gabriel Delanne, Guillaume de Fontenay, Ernesto Bozzano, César Lombroso, os professores Francesco Porro, Enrico Morselli e Massales, além de muitos outros.

Morselli teve a oportunidade de observar cerca de 39 fenômenos; Fontenay conseguiu fotografá-la com as mãos presas pelos observadores, enquanto de sua cabeça saíam várias mãos; César Lombroso se declarou "convencido e entristecido por haver combatido tantas vezes a possibilidade dos fenômenos espíritas."

Eusápia era analfabeta, era extremamente bondosa e caridosa.

Tudo quanto conseguia amealhar, distribuía com os necessitados e com as crianças, sentindo as desventuras dos menos favorecidos pelos bens materiais e procurando resolver seus problemas.

Ela se tornou famosa por ter sido a médium que passou pelo exame do maior número de sábios, quase todos rendendo-se à evidência do Espiritismo.

Eusápia Palladino descreveu da seguinte maneira a eclosão de sua mediunidade:

"Na época em que eu comecei a participar de sessões espíritas, estava em Nápoles uma senhora de origem inglesa que havia desposado um napolitano, um senhor Damiani, irmão do deputado que ainda é vivo. Esta senhora era apaixonada pelo Espiritismo. Um dia em que ela participava de uma sessão, foi- lhe dirigida uma mensagem escrita, dizendo que havia chegado há pouco a Nápoles uma pessoa, que estava na rua tal, número tal, e se chamava Eusápia, e que era médium poderosa; e o Espírito comunicante, John King, dizia-se disposto a manifestar-se com fenômenos maravilhosos. O Espírito não falou a um surdo, porque a senhora quis verificar imediatamente a veracidade da mensagem e se dirigiu diretamente à rua tal, subiu ao terceiro andar, bateu numa porta e perguntou se ali morava uma certa Eusápia; e me encontrou a mim, que jamais havia imaginado que um tal John King houvesse vivido neste ou no outro mundo. E eis que, mal me colocaram a uma mesa com esta senhora, John King se manifestou, e daí por diante não me largou mais.

Isto tudo, sim, eu juro — disse Eusápia com certa ênfase —, é a pura verdade, embora muita gente creia que eu haja ajeitado os fatos. Aí está como entrei neste ingrato ofício, que nunca desejei que existisse! Dizem que trabalho por dinheiro.

Quem o diz não me conhece. Por que deverei ter avidez de ganhar? Sou sozinha, sem filhos, sou uma mulher que tem poucas necessidades: mil liras por ano, e até mais, me dava a quitanda que eu tive que fechar. E outra coisa: que tenho ganho com isso? Ser considerada digna de me tornar conhecida por uma sociedade ilustre que eu nunca tinha sonhado que existisse, se continuasse a ser modesta mercadora. Porém, digna, digna, que quer dizer digna? Digna me julgo eu por possuir o dom da mediunidade; mas digna sempre terei sido, porque, quando uma filha nasce de pai e mãe honestos e se comporta sempre corretamente, é digna de tudo!"

Paulo Alves de Godoy e Antonio de Souza Lucena - Personagens do Espiritismo

Eusápia Palladino (1854 - 1918)

Gravura 03 - Levitação da Mesa, Milão em 1892.

Médium: Eusápia Palladino
Controlador: Alexandre Aksakof

Gravura 04 - Levitação da mesa, sem o contato das mãos, Roma em 1893.

Gravura 05 - Moldagem das Mãos - Roma em 1893.

a) Molde da mão fluídica de Eusápia Palladino. Notar o comprimento anormal da unha do polegar.

b) Molde da mão carnal de Eusápia Palladino previamente envolvida em seu lenço. Comparar com o molde da mão fluídica.

Gravura 06 - Levitação da Mesa - Carqueiranne em 1894.

Médium: Eusápia Palladino
Controlador da direita: Dr. J. Ochorowicz
Controlador da esquerda: Dr. Ségard



Gravura 07 - Colocação dos Controladores - Agnélas em 1895.

Médium: Eusápia Palladino
Controlador da direita: Sr. de Rochas
Controlador da esquerda: Dr. Sabatier
Controlador dos pés: Dr. Dariex

Gravura 08 - Transporte sobre a mesa de objetos que estavam colocados atrás da médium. Agnélas em 1895.

Controladores: De perfil - O Sr. Maxwell
De frente - O Sr. de Rochas
Segura o braço por baixo da bilha - O Dr. de Gramont
Está colocado atrás da cortina - O Dr. Dariex

A Médium Eusápia Palladino está totalmente oculta pela cortina

"...qualquer pessoa, sem invencível preconceito, que tenha tido a mesma experiência, terá chegado à mesma larga conclusão, isto é, que atualmente acontecem coisas consideradas impossíveis... O resultado de minha experiência é convencer-me de que certos fenômenos geralmente considerados anormais, pertencem à ordem natural e, como um corolário disto, que esses fenômenos devem ser investigados e verificados por pessoas e sociedades interessadas no conhecimento da natureza."

Sir Oliver Lodge

"Estou cheio de confusão e lamento haver combatido, com tanta persistência, a possibilidade dos fatos chamados espíritas."

César Lombroso

 

"Não esqueço que estou me afastando do domínio onde deveria encerrar-se um espírito POSITIVO, segundo os escolásticos, que pretendem limitar a ciência aos fatos que estudam, e aos métodos que utilizam; mas essa ciência não é a Ciência por excelência, aquela para a qual se dirigem aqueles que vislumbraram que do corpo do homem pode destacar-se ALGO que pensa e sente. Por esta razão, quando as investigações chegaram até essas forças sutis, é possível concluir que ALGO pode sobreviver à destruição da carne, e já neste terreno, substituímos o hesitante ato de fé das religiões positivas, por uma convicção inabalável na vida futura."

Albert de Rochas "Exteriorização da Motricidade"

Fontes: Vita Oltre la Morte (Documentario sulla vita di Eusapia Paladino)

Fontes: Vita Oltre la Morte (Eusapia Paladino - Verità dei Fenomeni Spiritici)

Fontes: Ricerca Sulla Vita Della Spirito 

Fontes: Survival After Death

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Eusápia Palladino (Paulo Alves de Godoy e Antonio de Souza Lucena - Personagens do Espiritismo)

 

Albert de Rochas - Exteriorização da Motricidade (Obra rara traduzida)

 

Albert de Rochas - L'extériorisation de la motricité (1896) (Fr.)

 

Albert de Rochas - L'extériorisation de la motricité (1906) (Fr.)

 

Albert de Rochas - Exteriorización de la motilidad (1897) (Esp.)

 

Baixar todos matérias no arquivo zipado