FREDERICA HAUFFE

A  GRANDE VIDENTE PREVOST

PRECURSORA DO ESPIRITISMO

(1801 - 1829)

 

O grande pesquisador da mediunidade de Frederica Hauffe foi Justinus Kerner LINK

Apresentação da biografia:

Perto da Cidade de Lowënstein, no Wurtemberg, na Alemanha em meio às montanhas, cujo ponto mais elevado atinge 1879 pés acima do nível do mar, rodeada de colinas e vales, num recesso pitoresco, estende-se à aldeiazinha de Prevorst.

Conta pouco mais de 400 habitantes, que vive a maior parte da exploração da floresta para a fabricação de carvão e colheita de produtos nativos.

No ano de 1801, nessas altas montanhas de Prevorst, nasceu uma menina que desde muito cedo deu provas de extraordinária vida interna em questão da mediunidade.

Cidade Alemã de Wurtemberg

Frederica Hauffe, comumente chamada a Vidente de Prevorst, cujo pai exercia as funções de guarda de caça florestal, fora educado, devido ao isolamento da aldeia, na maior simplicidade e ingenuidade.

A Senhora Hauffe não recebeu instrução nem notas de habilitação. Não conhecia Línguas, História, Geografia, História Natural, durante longos anos de sofrimento, a Bíblia e o Livro dos Salmos eram o seu único estudo.

Incontestável a sua moralidade; piedosa sem hipocrisia; considerava seus longos sofrimentos e estranhas condições como um desígnio de Deus, e exprimia em poesia os seus sentimentos.

Quando repreendida, desgostosa, ou irritada por qualquer motivo, ou magoada em seus sentimentos, era, durante a noite, levada a esses profundos esconderijos, onde a visitavam as visões instrutivas, premonitórias ou proféticas.

Era extremamente sujeita às manifestações espirituais de qualquer espécie - sonhos proféticos, predições, visões proféticas nos copos e espelhos.

Viu assim num copo uma pessoa que entrava em seu quarto meia hora mais tarde e um carro impossível de perceber de onde estava; descreveu a viatura, as pessoas que viajavam nela, ns cavalos, e meia hora depois chegava a sua casa.

Parecia gozar, nessa época, da segunda vista. Certa manhã, deixando o aposento durante a visita do médico, viu no vestíbulo um esquife que lhe impedia o caminho e nele o corpo de seu avô paterno.

Entrou no quarto e pediu ao médico e aos pais que viessem vê-lo. Nem eles nem ela, porém, precederam mais nada. No dia seguinte lá estava o esquife e o corpo ao lado de sua cama. Seis semanas mais tarde seu avô morria, depois de ter gozado a mais perfeita saúde até os últimos dias que precederam sua morte.

A faculdade de ver Espíritos que a Senhora Hauffe possuía desde a infância, desenvolveu-se constantemente.

Durante três anos 25 de novembro de 1826 a 2 de maio de 1829, Dr Justinus Kerner pode estudá-la à vontade e reunir os elementos de um livro que produziu a maior sensação na Alemanha, porque em alguns anos se esgotaram cinco edições. Foi traduzido em inglês pela Senhora Crowe e em francês pelo Dr. Dusart.

A 5 de agosto de 1829, Às dez horas a irmã da vidente notou uma forma branca entrar-lhe no quarto; no mesmo instante a agonizante deu um grito de alegria e o seu espírito, nesse momento, pareceu desprender-se. Em pouco sua alma partiu, deixando o invólucro inteiramente irreconhecível, porque nenhum de seus traços conservou a forma anterior.

Os restos daquela que tanto sofreu foram depositados no pitoresco cemitério de Lüwenstein, onde já repousavam os corpos de seu avô, o estimável Schmidgall, e sua mulher, que ela reconhecera como seu espírito protetor.

Fontes: Justinus Kerner - A Vidente de Prevost

Fontes: Museu Justinus Kerner

Doutor Eschenmayer diz a seu respeito na Revista Espírita Mistérios:

"Suas disposições naturais eram doces, amáveis, sérias. Sentia-se sempre conduzida para a contemplação e para a prece. Havia algo de espiritual na expressão dos olhos, sempre claros e brilhantes, apesar do sofrimento; de grande mobilidade durante a conversa, tornavam-se subitamente fixos; e via-se por este sinal, que ela estava em presença de uma de suas estranhas aparições. Em tais condições proferia palavras rápidas"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Artigos Espíritas - A Gênese da Doutrina Espírita

 

Biografia de Frederica Hauffe

 

Biografia de Justinus Kerner

 

Justinus Kerner - A Vidente de Prevost