RAFAEL A. RANIERI

MATERIALIZAÇÕES LUMINOSAS

Sinopse da obra:

O livro R. A. Ranieri é um excelente trabalho muito bem documentado e que foram feitas em diversas sessões no Grupo Espírita André Luis realizados através da mediunidade de Francisco Lins Peixoto e Fabio Machado muitos deles na presença de Francisco Cândido Xavier.

São relatados diversos casos interessantes de materializações, tão perfeitas que era impossível dizer “quem era o morto e quem o vivo à sua frente”, segundo ele. Muitas vezes, o espírito que se materializava, dava beliscão nele, agarrava-o e chegaram a rolar no chão... tirava toda e qualquer dúvida...

Quando começavam os trabalhos, segundo seus relatos, colocava-se no fogo um balde grande cheio de parafina. Durante os trabalhos a parafina fervia no fogo, os espíritos materializados punham as mãos e os braços dentro do balde, e deixava esfriar, depois desmaterializavam e ficava o molde de suas mãos. Diz que era perfeito, dentro de alguns colocavam gesso, utilizando-os como moldes, depois se tirava a parafina de fora e no gesso via-se os poros e as veias das mãos, diz ele ser impressionante.

Estes moldes estão em demonstração em centros espíritas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, como ele relata no livro.

Um grande clássico na busca da compreensão que a vida continua em diversos planos e que a morte é apenas aparente, pois o espírito e eterno e ativo após a sua desencarnação.

Prefácio da obra:

O depoimento de um delegado de polícia

Este é apenas um depoimento de uma autoridade policial que teve a oportunidade de verificar por si mesma uma série de fatos irrefutáveis. Se um delegado de polícia merece crédito pelo cargo de responsabilidade que exerce, perante a coletividade, e pela natureza do trabalho a que se dedicam todos os dias, penso que é justo esperar a mesma aceitação de parte do público quando fala de coisas que viu, tocou, sentiu e verificou.

Habituada a lidar com indivíduos de toda a espécie: criminosos vulgares e criminosos altamente intelectualizados, inteligências rudimentares e inteligências de argúcia prodigiosa; indivíduos que usam todos os truques para enganar e defender-se; ocultar e disfarçar; penso ainda que por isso tudo o depoimento de uma autoridade policial deve ser acatado como honesto e exato.

O médico pode ser enganado; o engenheiro pode estar sujeito a tapeações, o advogado mais esperto pode por sua vez ser conduzido a enganos, mas o delegado é o último reduto. Dificilmente se deixará cair em truques. É obrigação profissional de todas as horas: desconfiar sempre e não aceitar até o fim as alegações que não sejam verdadeiras.

Numa delegacia de polícia aprende-se a conhecer o homem no seu aspecto mais difícil, que é o homem que se esconde e esconde tudo aquilo que possa comprometê-lo. Uma fisionomia tranqüila e ingênua oculta às vezes um criminoso depravado.

Uma exposição dolorosa e comovente é quase sempre a defesa de um ladrão sabido, acostumado a percorrer os cárceres e as delegacias do país. Sabem eles apresentarem as palavras mais angustiosas e alinhar com perfeição os argumentos mais convincentes.

E de tal modo o fazem que às vezes as testemunhas presentes, advogados, peritos, etc. acreditam que o delegado está levando longe o interrogatório, está torturando o infeliz, está sendo desumano e mau. No fim, fica provado que realmente o indivíduo é mesmo criminoso e que o único com a razão era, de fato, o delegado, defensor ferrenho das instituições públicas.

Faz, pois, o delegado de polícia, da desconfiança constante a sua maior arma e o seu melhor e mais perfeito instrumento de trabalho.

Nessas condições, um testemunho público de uma autoridade honesta tem que ser aceito como ponderável. E o testemunho de alguém que entende a arte de enganar e iludir.

Apenas baseado nisso, e sem outro título, é que me aventuro a expor tudo o que vi e assisti no setor do Espiritismo Moderno, sem a menor sombra de dúvida de que não fui absolutamente enganado e que a verdade, por ser a verdade, deve ser revelada e defendida para o bem comum.
Não tenho outro intuito senão o de concorrer com o patrimônio que adquiri para auxiliar no levantamento moral do homem moderno.

Deixo aos médiuns que forneceram de boa vontade o seu tempo e a sua organização física, às assistentes que são inumeráveis, e especialmente aos Espíritos, que são os verdadeiros autores de tudo o que se realizou, os meus mais sinceros agradecimentos.

O autor

Fontes: Canal Jorge Hessen:

Documentário sobre o Médium Peixotinho - (Parte 01) (Depoimentos de filhos, parentes e amigos, contemporâneos do grande médium, além de registros mediúnicos das materializações luminosas, fenômeno raro na ectoplasmia um documento histórico imperdível do centenário de Francisco Peixoto Lins, o Peixotinho, como era conhecido, um dos maiores médiuns da humanidade. Produzido pelo Clube de Arte.)

Documentário sobre o Médium Peixotinho - (Parte 02) (Depoimentos de filhos, parentes e amigos, contemporâneos do grande médium, além de registros mediúnicos das materializações luminosas, fenômeno raro na ectoplasmia um documento histórico imperdível do centenário de Francisco Peixoto Lins, o Peixotinho, como era conhecido, um dos maiores médiuns da humanidade. Produzido pelo Clube de Arte.)

Mensagem de Emmanuel sobre a publicação da obra:

Finalizando nossa humilde contribuição aos estudos psíquicos no Brasil, inserimos aqui, como fecho, a mensagem que Emmanuel, através de Francisco Cândido Xavier, nos concedeu em dezembro de 1953, respondendo a consulta que lhe fizemos.

Eis, pois, a consulta e a resposta:

***

Se possível, desejava que o nosso irmão Emanuel se pronunciasse a respeito do humilde trabalho que temos em mão para publicação breve, Materializações Luminosas.

***

Meu amigo, Jesus nos fortaleça e abençoe.

Achamo-nos em pleno campo da renovação espiritual do mundo e todas as sementes dignas do aperfeiçoamento terrestre devem ser arrojadas ao solo dos sentimentos, na preparação do glorioso futuro humano.

Desejamos ao seu trabalho o mais amplo êxito, não só porque se refira ao nosso idealismo superior, mas porque se desenvolve em torno de um núcleo respeitável do Espiritismo fenomênico, suscetível de acordar as mais nobres convicções, dentro da esfera moral de nossa Consoladora Doutrina, atraindo corações para a Verdade e para a bem, nas legítimas finalidades das nossas tarefas com Jesus.

Emmanuel

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

R. A. Ranieri - Materializações Luminosas PDF

 

R. A. Ranieri - Materializações Luminosas DOC