STANISLAWA P.

Stanislawa Popielska

A MÉDIUM DE EFEITOS FÍSICOS POLONESA

DE MATERIALIZAÇÃO DE ESPÍRITOS

(1893 - ????)

 

Ectoplasta [do grego ektós + plas (ma) + -ta] - Médium de efeito físico que empresta potencial ectoplásmico para materialização de Espírito ou objeto espiritual.

Ectoplasma [do grego e do latim, respectivamente: ektós + plasma]- 1. Biologia: parte periférica do citoplasma. 2. Parapsicologia: termo criado por Charles Richet para designar a substância visível que emana do corpo de certos médiuns. 3. Para a ciência espírita, designa a substância viscosa, esbranquiçada, quase transparente, com reflexos leitosos, evanescente sob a luz, e que tem propriedades químicas semelhantes às do corpo físico do médium, donde provém. É considerada a base dos efeitos mediúnicos chamados físicos, como a materialização, pois através dela os Espíritos podem atuar sobre a matéria.

 

Biografia de Stanislawa P.:

A médium polonesa Stanislawa P., ou Stanislawa Popielska a convite do barão Albert von Schrenck-Notzing, colocou-se à sua disposição em Munique para uma série de sessões materializações que se estenderam de 29 de setembro de 1912 a 21 de fevereiro de 1913.

A mediunidade dessa jovem de dezenove anos (1893), que trabalhava como caixa em uma empresa em Varsóvia, foi descoberto um ano antes e desenvolvido pelo Sr. S. em Varsóvia em uma série de sessões.

Aos dezoito anos, Stanislawa P. experimentou em seu quarto uma visão telepática pela aparição ótica de sua amiga Sophie, da mesma idade, que, como foi descoberto posteriormente, havia morrido inesperadamente naquele momento. Essa experiência chamou a atenção para a sua faculdade mediúnica e sugeriu experimentos com Stanislawa em conformidade com a tradição espírita. Depois disso, a personificação "Sophie" desempenhou o papel principal nas manifestações.

Stanislawa P. veio de uma boa família, mas perdeu os pais muito jovens e foi adotada por um jardineiro. Até os dez anos ela permaneceu analfabeta, e quando, aos dezoito anos, ela participou das sessões materialização pela primeira vez, ela ainda não sabia ler ou escrever perfeitamente. Ela mostrava, de acordo com seu grau de educação, uma compreensão muito limitada das condições necessárias dessas experiências.

No caso dela, há um grande constrangimento estético e falta de disposição para as artes plásticas, e isso fica claro nos seus produtos materializados. "Espiritismo" ela não conhecia nem de nome, quando as primeiras experiências foram feitas com ela, portanto, quaisquer suposições relativas a um possível treinamento em conjuração são desprovidas de todo fundamento.

Por outro lado, deve-se mencionar que Stanislawa P. causou a impressão mais favorável nos pesquisadores que conheceu em Varsóvia e Munique por seu caráter modesto, simples e amável. Mas sua modéstia excessivamente desenvolvida, sua grande timidez e disposição emocional tornavam difícil a aplicação de rígidas condições nas sessões de materialização. Qualquer novo método de controle que ela considerava uma calúnia contra sua honestidade, e isso geralmente eram seguidos por excitação emocional, lágrimas, noites sem dormir.

Durante as sessões materializações foram tiradas várias fotografias com lanternas, e que foram publicados em 1920 pelo Barão Albert Von Schrenck-Notzing (Phenomena of Materialisation). Sendo que o pesquisador declarou que o ectoplasma emitido pela médium era genuíno.

Os experimentos de Schrenck-Notzing com a médium foram criticados por seus controles ruins e ele foi acusado por cientistas de ser uma vítima de fraude após a publicação do seu livro.

Em 1930, Stanisława P. foi estuda no Institut Métapsychique por Eugéne Osty. As pesquisas realizadas foram negativas.

Todos estes fatos nos demonstram que as mais ferozes perseguições obscurantistas, calculadas com o fim de empanar a verdade, não atingem o seu propósito e que não servem senão para criar mártires, o que constitui uma lei impenetrável dirigindo a evolução espiritual humana.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

As pesquisas de materializações de espíritos com a médium Stanislawa P. realizados pelo Dr. Barão Albert Von Schrenck-Notzing.

Barão Albert von Schrenck-Notzing

(1862 - 1929)

Fig. 169 - Fixação do traje usado por Stanislawa P.

Nas sessões de 23 de junho a 01 de julho de 1913

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

   

Fig. 170 - Fotografias com a lanterna do autor, 25 de janeiro de 1913.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 171 - Fotografias de lanterna do autor de 31 de janeiro de 1913.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 172 - Fotografias com a lanterna do autor, de 15 de fevereiro de 1913.

As duas fotografias, tiradas a partir de dois ângulos diferentes, da mesma estrutura ectoplasma produzido pela médium de materialização Stanislawa P.

Os participantes desta experiência, realizada 15 de fevereiro de 1913, incluiu a Sra von Schrenck-Notzing, Condessa K., o Dr. E. von Kaiser e o Dr. Barão Albert Von Schrenck-Notzing.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 173 - Fotografia com a lanterna do autor, 23 de junho de 1913.

Este experimento, realizado em 23 de junho de 1913, contou com a presença de Herr von Kaiser, Herr Sch., Princesa R. e o professor Schrenck-Notzing.

Como foi procedimento comum em todas as experiências do Prof. Schrenck-Notzing, a médium colocou seu traje especialmente feito na presença da Sra. Schott e foi examinado pelo Dr. E. e pelo Prof. Schrenck-Notzing. Este traje foi feito de material transparente e fino para excluir a possibilidade de pacotes ocultos, véus e material. Apenas seu corpo nu estava sob a fantasia. Não podia usar sapatos. Um exame do cabelo, feito em uma trança e nos ouvidos, boca, etc., também foi realizado pelo Dr. E e pelo Prof. Schrenck-Notzing como parte do procedimento regular.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 174 - Stanislawa P. - Fotografia com a lanterna do autor, 01 Julho, 1913, Vista Frontal.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 175 - Condições do véu da cabeça após o fenômeno da Fig. 174.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

 

Fig. 176 - Ampliação da Figura 174.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 177 - Vista lateral de dentro do gabinete.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 178 - Vista lateral de dentro do gabinete.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fontes: Survival after death

Fontes: Bibliotèque Sainte-Genèvieve

"Durante muito tempo ri, como todo mundo, do magnetismo e do Espiritismo. Mas - eu o confesso humildemente pelo que me toca -,o que eu tomava pelo riso de Voltaire não era se não o riso do idiota, muito mais comum que o primeiro."

Eugène Bonnemère "Historiador Espírita Francês"

"A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática."

Allan Kardec "O Céu e o Inferno, Primeira Parte, Cap. II"


RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns (Obra de Allan Kardec - "O Livro dos Médiuns" - Segunda Parte - Das Materializações Espíritas -  Cap. XXIV - Dos Médiuns)

 

Biografia de Stanislawa P.

 

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation (1923) (Eng.) (225 Ilustrations Materialisation)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado