EMANUEL VON SWEDENBORG

O MÉDIUM VIDENTE

O Precursor das ideias espíritas

 (1688 - 1772)

 

Vidência [do latim vidente + -ia] - 1. Qualidade ou faculdade de vidente. 2. Pessoa que tem o uso da vista, em oposição a cego. 3. Para a Doutrina Espírita, é a faculdade que possuem alguns médiuns de ver com os olhos da alma. A visão geral e permanente dos Espíritos é excepcional e não está nas condições normais do homem.

(A vidência é a faculdade mediúnica de ver os Espíritos. E a emancipação da alma se verifica às vezes no estado de vigília e produz o  fenômeno conhecido por dupla vista, que é a faculdade graças à qual quem a possui vê, ouve e sente além dos limites dos sentidos humanos. Pode se produzir espontaneamente ou ser  provocado pela ação do agente magnético. A moléstia, a proximidade do perigo, uma grande  comoção podem desenvolvê-la).

 

Biografia de Emanuel von Swedenborg:

Arthur Conan Doyle a ele se referiu como a maior e mais alta inteligência humana. Em verdade, Emanuel von Swedenborg, nascido em Estocolmo a 29 de janeiro de 1688, filho de um bispo da Igreja luterana sueca, viveu na austera atmosfera evangélica alguns anos de sua vida. Foi profundo estudioso da Bíblia.

Estudou em Upsala e visitou a Alemanha, a França, a Holanda e a Inglaterra, a fim de ampliar seus extensos conhecimentos de matemática, mecânica, astronomia, geologia, mineralogia.

Aos 22 anos publicou um volume de versos latinos e aos 28 foi nomeado assessor de minas do governo sueco. Versátil, tanto quanto Leonardo da Vinci, criou engenhos mecânicos para transportar barcos por terra, analisou a economia da moeda corrente, a produção e o custo do álcool , a aplicação do sistema decimal, a relação entre importações e exportações e a economia nacional.

Próximo aos 30 anos, voltou-se para a paleontologia, a geologia, o estudo dos fósseis e chegou a desenvolver uma avançada teoria sobre a expansão nebular, para explicar a origem do sistema solar. Dedicou-se também aos estudos da Medicina e da Fisiologia. Era hábil em latim, grego, inglês, além de sua língua pátria e chegou a estudar hebraico, a fim de empreender uma reinterpretação do Velho e do Novo Testamento.

A primeira parte de sua vida foi notadamente voltada para o intelecto. Contudo, embora ainda menino tivesse visões, foi em abril de 1744 que se iniciou uma nova etapa, a da investigação em busca de conhecimentos sobre a alma humana relacionada com Deus e o universo numa estrutura da idéia cristã.

Conforme suas palavras, "O mundo dos Espíritos, do céu e do inferno, abriu-se convincentemente para mim, e aí encontrei muitas pessoas de meu conhecimento e de todas as condições. Desde então diariamente o Senhor abria os olhos de meu Espírito para ver, perfeitamente desperto, o que se passava no outro mundo e para conversar, em plena consciência, com anjos e Espíritos."

Considerado como um dos precursores das idéias espíritas, em suas obras "Céu e Inferno", "A nova Jerusalém" e "Arcana Caelestia" descreveu o processo da morte e o mundo do além, detalhando sua estrutura. Falou de casas onde viviam famílias, templos onde praticavam o culto, auditórios onde se reuniam para fins sociais.

Descreveu várias esferas, representando os graus de luminosidade e de felicidade dos espíritos. Afirmou não existirem anjos e demônios, mas simplesmente seres humanos, saídos da carne e em estado retardatário, ou altamente desenvolvidos. Descartou a possibilidade da existência de penas eternas.

A afirmação de contatos com os espíritos e suas experiências psíquicas, inclusive de dupla vista, atraíram amigos e lhe conquistaram adversários. Suas visões à distância foram detalhadamente investigadas, como a ocorrida no dia 19 de julho de 1759, na cidade de Göteborg, a 480 km. da capital sueca.

Naquela tarde, Swedenborg jantou com a família de William Castell, juntamente com mais umas 15 pessoas e descreveu, pálido e alarmado, o incêndio que irrompera às 3 horas daquela tarde e foi dominado às 8 horas da noite, a uma distância de três portas de sua própria casa. Este dia era um sábado e somente na terça-feira, uma mensagem real confirmou os fatos, inclusive o detalhe de ter sido dominado às 8 horas da noite.

 Esse homem notável, enérgico quando rapaz e amável na velhice, era bondoso e sereno. Prático, trabalhador, era de estatura alta, delgado, de olhos azuis, apresentando-se sempre impecável com sua peruca até os ombros, roupas escuras, calções curtos, fivelas nos sapatos e bengala.

Desencarnando em 29 de março de 1772, em Londres, cidade onde viveu muitos anos e onde se deu a eclosão da sua mediunidade, apresentar-se-ia 72 anos mais tarde, numa tarde de março de 1844, a um jovem de nome Andrew Jackson Davis, como um de seus mentores, junto ao espírito Galeno, passando a assessorá-lo em sua jornada mediúnica.

Na Codificação, seu nome figura em Prolegômenos, atestando a sua participação efetiva, como membro da equipe do Espírito de Verdade, contribuindo para a instalação da Terceira Revelação junto aos homens.

 Relação de suas obras:

1734 - Opera Philosophica et Mineralia

1740/41 - Oeconomia Regni Animalis

1744 - Regnum Animale

1749-58 - Arcana Coelestia

1758 - De Equo Albo in Apocalypsi

1758 - De Nova Hierosolyma

1758 - De Coelo et Inferno

1769 - Apocalypsis Revelata

1769 - Summaria Expositio Doctrinae Novae Ecclesia

1771 - Vera Christiana Religio

Fonte: História do Espiritismo, Arthur Conan Doyle, Eles conheceram o desconhecido, Martin Ebon e Enciclopédia Mirador Internacional - vol. 19

Comentário do site:

Quem foi Emanuel von Swedenborg??? E quais as contribuições que trouxeram ao movimento Espírita??? As metodologias que usavam Swedenborg e o Codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec para a Revelação Espírita eram as mesmas???

O site ao analisar o autor pelas suas obras, tentou buscar dar uma síntese dos prós e os contras sobre Emanuel von Swedenborg na questão sobre a Doutrina Espírita.

 Prós:

- As obras de Swedenborg tem grande valor histórico pelo pioneirismo nas narrativas sobre a vida no mundo espiritual.

- Trouxe algumas informações sobre os mundos espirituais, confirmados posteriormente através do consenso universal, quando foi feita a Codificação da Doutrina Espírita elaborada por Allan Kardec.

- Propagação na crença da imortalidade e na possibilidade de se comunicar com os seres de além-túmulo, crença muito antiga, como se sabe, mas até esse dia escondida do público pelas práticas misteriosas da qual estavam eivadas.

 Contra:

- Não usava a metodologia da observação e da experimentação como ocorreu com Allan Kardec na elaboração da Codificação Espírita.

- Sua mediunidade era bem latente e em certo ponto conseguiu vislumbrar o mundo espiritual e a sua própria dinâmica. Por outro lado, não possui nenhum Valor Doutrinário, devido à mistificação a que se expôs Swedenborg diante de espíritos enganadores.

- Suas obras estão misturadas de pensamentos da época de 300 anos atrás, aonde a Teologia ditava o pensamento religioso da época.

Irmãos W.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Emanuel Swedenborg - Precursor das ideias espíritas)

Fontes: Portal de obras de Emanuel Swedenborg

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (“Espiritismo” sem Allan Kardec é academia de bonifrates deslumbrados)

"Ao tratar dos fatos que provocaram o desencadear do movimento espírita, Conan Doyle referiu-se aos "batedores" ou as "patrulhas de vanguarda", que prepararam o terreno para a "invasão espiritual organizada" do nosso mundo. Do ponto de vista doutrinário, encontramos também os "batedores" ou preparadores do terreno. O primeiro deles, que realmente se abalança a elaborar uma doutrina, estribado em sua fabulosa cultura e sua poderosa inteligência, é Swedenborg. Conan Doyle o chama de "pai do nosso novo conhecimento dos fenômenos sobrenaturais."

(Herculano Pires - O Espírito e o Tempo - Cap. IV)


RELAÇÕES OBRAS PARA DOWNLOAD

 

A Vida de Swedenborg (Conan Doyle - História do Espiritismo)

 

Biografia Resumida de Emanuel von Swedenborg

 

Emanuel von Swedenborg - The Doctrine of the New Jerusalem (1795) (Eng.)