PAUL BODIER

ESTUDO DOCUMENTAL SOBRE O LIVRO

O ESPÍRITO CONSOLADOR OU NOSSOS DESTINOS

POR P. V. MARCHAL

 

«Quando o Espírito da Verdade vier ele vos ensinará todas as coisas»

(João XII, 13)

 

Paul Bodier

Étude documentaire sur le livre

L'Esprit consolateur nos destinées

P.V. Marchal

 

Librairie des Sciences Psychiques

Paul Leymarie, Éditeurs

42, Rue Saint Jacques, 42

Paris – 1924

 

OBRA RARA TRADUZIDA


Tradução: Fabiana Rangel

Revisão e Formatação: Irmãos W. e Ery Lopes

Versão digitalizada
© 2021

Distribuição gratuita:

Portal Luz Espírita

Autores Espíritas Clássicos

Apresentação da obra:

O autor de “A cidade do silêncio” devia ter sido tentado a comentar um belo livro incompreendido e publicado. O estudo sobre “O Espírito Consolador ou nossos destinos” de P. V. Marchal será para o leitor um presente literário.

Ele será, de outra forma, particularmente útil a todas as pessoas desejosas de estabelecer um paralelo entre os dogmas incomuns das religiões e as novas descobertas científicas que fazem entrever a possibilidade de conciliar, definitivamente, a fé e a crença, instaurando a verdadeira religião do amor servido e defendido pela ciência e pela razão.

Esse livro pode ser facilmente compreendido. É suficiente, para isso, deixar velhos dogmas, livrar-se das quimeras engendradas por uma religiosidade ingênua e desoladora, por se dar conta de que a verdade pode de repente tornar-se luminosa e fácil de observar quando ela é sustentada pela lógica e pela razão desprovida do orgulho.

Todos que lerão esse livro tirarão dele proveito considerável e se os sectários, os dogmáticos, os orgulhosos, os hipócritas, os falsos devotos e os maus ricos estigmatizam, os seres de boa vontade são dados como exemplo e prova de que o espírito humano deve, inelutavelmente, crescer pelo trabalho e pelo amor para se aproximar da infinita sabedoria do Todo-Poderoso.

Eu dedico este estudo a todos aqueles que duvidam, a todos aqueles que sofrem e particularmente as mães e as esposas que choram os entes queridos que a morte lhes arrebatou. Possam essas páginas levar-lhes, com esperança, a fé esclarecida, que tornará suas almas confiantes e fortes.

Paul Bodier

Querida Senhora:

Após vários anos de pesquisa, eu posso finalmente dar o que eu prometi durante a nossa última entrevista, quando a senhora, esposa e mãe, vem em lágrimas colocar nos túmulos de seu marido e seu filho as primeiras flores da primavera.

Aqui estão alguns trechos de um livro maravilhoso. Eles afastarão de vossa alma as preocupações mortais, porque a leitura atenta que a senhora pode fazer lhe desenvolverá a divina esperança e lhe facilitará a compreensão da vida e da morte, compreensão tão necessária para o desenvolvimento de sua fé fundamentada.

Eu estou muito alegre por lhe trazer uma parcela de verdade que irá tornar sua vida mais suave, que vai reforçar a sua fé sem assustá-la, sem trazer qualquer negação, nem mesmo a nenhuma renúncia, no sentido absoluto dessas palavras.

Os seres humanos, veja, nem sempre são tão ruins quanto parecem. Basta, na maioria das vezes, para ganhar seus corações, encontrar a palavra certa que desperte sua sensibilidade e faça vibrar suas almas na mesma sintonia.

Isso não excede a mente humana e não demanda mais que um pouco de boa vontade. A senhora encontra a prova nas lições reunidas neste pequeno livro.

Ele será fácil de entender, será útil para meditar, será sempre tranqüilo para se lembrar porque elas, as lições, lhe darão uma força nova e benéfica para melhor suportar a provação, para seguir o curso de sua vida sem lamentar, e esperar, com a máxima confiança, a aurora magnífica da vida espiritual que lhe dará a recompensa por seus esforços perseverantes.

Os capítulos que se seguem foram escritos há quase meio século por um padre que preferiu o espírito que vivifica à letra que mata. Ele os reuniu, junto a outros menos importantes, em um volume que ele tinha dado o amável título "O Espírito Consolador ou nossos destinos."

Este livro não pode atualmente ser reeditado no todo, tendo o autor falecido há menos de cinquenta anos. Eu devo, para estar em dia com a lei, dar-lhe somente alguns trechos, mas eles serão suficientes com os comentários que eu entendi que deveria acrescentar para mostrar-lhe a lógica perfeita que preside a elaboração destas páginas.

Esses escritos vão acalmar sua alma chorosa, adocicarão seu coração desolado e machucado, porque a senhora vai encontrar neles o consolo verdadeiro e a sublime esperança de compreender, para além da sombra transparente do túmulo, o Divino Amor vencedor da morte, a amor divino que vai levar-lhe para as esferas luminosas onde devem se desenvolver, em uma apoteose de glória sempre crescente, as vidas incontáveis e sucessivas de humanidades enfim nascidas à razão e por isso irresistivelmente pulsantes na direção da sabedoria suprema do Criador.

Paris, maio de 1923

Paul Bodier

Fontes: Luz Espírita - Espiritismo em Movimento

Fontes: l'Encyclopédie Spirite

Tiveram a certeza de poder afirmar ainda melhor o benefício das maravilhosas teorias desenvolvidas aos poucos por aqueles que, já há muito, se tornaram os desinteressados e ativos campeões da grande e sublime filosofia kardecista, capazes de regenerar os homens, sem distinção de raça, e para trazer-lhes, ao mesmo tempo, uma liberdade espiritual de essência verdadeiramente divina.

Ressurreição! Ressurreição que, como a de Cristo, o grande Senhor do nosso humilde planeta, terá para este consequências benéficas e inesperadas para a difusão rápida e constante das principais ideias que já facilitaram, no passado, o desabrochar de uma verdadeira Fé iluminada, inseparável da lógica e do bom senso, e que, cada vez mais, apoiará a Ciência humana para lhe dar a oportunidade de mostrar facilmente verdades cada vez maiores.

Paul Bodier "Revista Espírita de 1947"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Paul Bodier - Estudo documental sobre o livro - O Espírito Consolador ou nossos destinos

 

Paul Bodier - Étude documentaire sur le livre - L'Esprit consolateur nos destinées (1924) (Fr.)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado