ROBERT DALE OWEN

O REFORMADOR SOCIAL

O GRANDE PRECURSOR DO ESPIRITISMO

NOS ESTADOS UNIDOS

(1801 - 1877)

 

O site vem agora apresentar mais um grande Gigante do Espiritismo, agora vindo do Estados Unidos, pois foi um dos trabalhadores das primeiras horas no Surgimento da Doutrina Espírita.

Biografia de Robert Dale Owen:

Robert Dale Owen nasceu em 7 de novembro de 1801, em Glasgow, na Escócia, e desencarnou em 24 de junho de 1877. Era filho do socialista galês Robert Owen (1771-1858), um reformador social de grande renome, que se devotou à educação da juventude, à melhoria das condições de vida dos pobres e é considerado o pai do movimento de cooperativas.

Dale Owen emigrou para os Estados Unidos em 1825 e ajudou seu pai a criar uma comunidade - New Harmony - em Indiana, organizada segundo seus ideais socialistas. O empreendimento não teve sucesso e, após um breve período na Europa, Dale Owen se estabeleceu em Nova Iorque, onde dirigiu o jornal Free Enquirer um jornal semanal socialista e anticristão em sociedade com Frances Wright, de 1828 até 1832.

Em 1831, Owen publicou o livro Moral Physiology, que foi o primeiro livro a advogar o controle de natalidade nos Estados Unidos. Junto com Fanny Wright, ele era o líder intelectual do Partido dos Trabalhadores, que era uma facção do Partido Democrata. Em contraste com muitos democratas de sua época, era contrário à escravatura, apesar de não fazer parte dos lideres abolicionistas por ser bastante radical.

Em 1833, ele retornou para New Harmony, Indiana, e a partir de 1835 começou sua atuação política pelo partido Democrata.

ATUAÇÃO POLÍTICA

De 1835 a 1838 foi eleito para a “House of Representatives” (o equivalente a deputado estadual) do Estado de Indiana. Sua maior atuação foi de conseguir assegurar condições apropriadas para o sistema de escolas públicas. Depois de duas tentativas infrutíferas, foi eleito em 1842 para o Congresso dos Estados Unidos. Atuou de 1843 a 1847 e, enquanto em Washington, conseguiu verbas suficientes para a fundação do Smithsonian Institution (famoso até os dias de hoje).

Em 1850, foi eleito membro da Convenção Constitucionalista de Indiana, e foi o principal defensor da lei que garantia às viúvas e esposas o controle de suas propriedades. Mais tarde conseguiu que fosse aprovada a lei que permitia o divórcio em seu Estado. Em 1851, foi novamente eleito para a Assembleia Legislativa do Estado de Indiana.

De 1853 a 1858 serviu como Embaixador dos Estados Unidos em Nápoles (na época, capital do Reino das Duas Sicílias). Ao terminar seu termo retirou-se da vida política mantendo, entretanto, uma intensa atividade intelectual.

É sabido que, durante a Guerra Civil Americana, teve atuação destacada junto aos governistas. Escreveu uma "carta aberta" ao Presidente Lincoln, em 07 de setembro de 1862, exigindo que findasse a escravidão por razões morais. Poucos dias depois foi lida no Gabinete Presidencial a Proclamação da Emancipação. Em março de 1865, ele submeteu um esboço do que deveria ser a 14ª. Emenda, que foi mais tarde, eventualmente alterada para sua redação final.

DEDICAÇÃO AO ESPIRITISMO

Dedicou-se ao Estudo do Espiritismo visando provar a seu pai o grave erro em que ele incorria ao se interessar pelos fenômenos supranormais. O resultado de suas investigações foi render-se à evidência dos fatos por ele verificados.

Robert Dale Owen devotou o resto de sua vida à divulgação dos Postulados da Doutrina Espírita dentro dos Estados Unidos, tornando-se uma referência de grande integridade e respeito.

No inicio de janeiro de 1875, escreveu um artigo para o jornal Atlantic Monthly sobre as sessões de materialização do espírito Katie King (famoso pelos estudos realizados entre 1871 e 1874 pelo cientista inglês Willian Crookes, com o auxílio da médium Florence Cook).

Publicou várias obras nas quais declara sua convicção na sobrevivência do espírito após a morte do corpo físico. Seu mais importante livro foi o intitulado Região em Litígio Entre este Mundo e o Outro, publicado na Filadélfia, em 1877.

Owen desencarnou em sua casa de verão em Lake George, Nova York, em 1877 e foi sepultado em New Harmony, Indiana. Em 1911, as mulheres de Indiana lhe dedicaram um Memorial no pátio do Palácio Governamental do Estado.

Robert Dale Owen é mais um exemplo de que Ciência (qualquer que seja a sua ênfase) e Espiritualidade podem caminhar juntas para o progresso do ser humano.

Fontes: Correio Espírita

Ver no site os precursores do Espiritismo com as Irmãs Fox

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Robert Dale Owen)

Fontes: Portal Faculty Evansville

Fontes: The International Association for the Preservation of Spiritualist

 

"A manifestação dos fenômenos espirituais entre nós, obedecendo à lei, tende não só a reconciliar a escritura com a sã filosofia, a justificar a doutrina do reinado universal da lei, a explicar e confirmar a certeza geral das narrativas evangélicas, mas também a fazer muito mais que isso. Ela vem fornecer a uma minoria religiosa, que luta muito necessitada de auxílio, os meios de demonstrar, mesmo àqueles que não creem na escritura, a grande verdade da imortalidade da alma, e pôr à disposição dessa mesma minoria, ameaçada pela grande superioridade numérica de seus adversários, os argumentos poderosos, as armas de que ela urgentemente necessitava para lutar."

Robert Dale Owen "O Precursor do Espiritismo"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Robert Dale Owen

 

Robert Dale Owen - Região em Litígio

 

Robert Dale Owen - Footfalls on the Boundary of Another World (1865) (Eng.)

 

Baixar todas as obras de Robert Dale Owen no arquivo zipado