SANDRO FONTANA

O PESQUISADOR ESPÍRITA INCANSÁVEL

CRIADORES DA REVISTA CIÊNCIA ESPÍRITA

(O GRANDE LABORATÓRIO DO ESPIRITISMO)

(1972 -     )

 

Biografia de Sandro Fontana:

AS LUTAS

Iniciou no meio espírita aos 14 anos de idade, em meio a problemas de obsessão espiritual. Na mesma época ingressou na evangelização no Centro Espírita Chico Xavier em Porto Alegre, cursando no ano seguinte a escola de médiuns.

Desde aquela época seu foco sempre foi voltado a ciência espírita, onde buscava convencer os demais membros a iniciarem pesquisas dando prosseguindo ao trabalho de Allan Kardec.

Alguns anos depois se distanciou dos Centros Espíritas, pois havia percebido um certo desvio nas finalidades básicas do espiritismo, dedicando-se a estudar a obra de Kardec e de seus sucessores, por conta própria. Dentre os grandes escritores do espiritismo, Sandro Fontana destaca o renomado Ernesto Bozzano, afirmando: “Ele realmente fez um dos melhores trabalhos em continuidade ao espiritismo, vinculando as obras de Kardec com os experimentos ingleses, convergindo para conclusões importantes e elevando a sabedoria dos que se propunham a abrirem suas mentes e aprender”.

Por mais de 15 anos ele teria abandonado o meio espirita em função de alegar: “O espiritismo virou uma religião, todo o trabalho de Kardec foi praticamente jogado no ‘lixo' pois enaltecem o que lhes importa [comunidade espirita em geral] e parecem ter esquecido o lado progressista do espiritismo. Nem a FEB se deu o trabalho de criar um setor dedicado para isso, infelizmente virou revendedora de livros.”

Em um determinado momento de sua vida, já distante do meio espírita, ele relata que parecia ter sido “chamado” novamente. Contou que estava numa fila de um mercado quando um livro lhe chamou a atenção: “Conversando com os Espíritos”, uma obra do médium americano James Van Praagh.

O livro o conduziu numa retomada caminhos e uma série de passos que lhe levou a retomar o estudo, mas agora de outros médiuns e meios, diferente do espiritismo clássico. Depois de trilhar por esse caminho, acabou convergindo para a mesma base espírita.

Por anos dedicou-se a debater em fóruns espíritas, ateus e místicos, buscando ampliar o contraditório. Foi quando decidiu ingressar na Associação Internacional de Parapsicologia, atuando mais como observador do que pesquisador. Nesse meio tempo pode conhecer diversos especialistas, incluindo o Prof. Walter Rosa Borges, do Instituto Pernambucano de Psicobiofísica, autor da obra Manual de Parapsicologia.

Em 2014, Sandro Fontana e um grupo de amigos decidem iniciar um passo importante para o espiritismo “não oficial”. Eles elaboram uma revista eletrônica gratuita, chamada Ciência Espírita, e então surgem uma serie de edições focadas em experimentos científicos, dentro dos moldes atuais, abordando a temática médiuns, paranormais etc. Em 5 anos de atuação constante em pesquisas, foram elaborados mais de 20 artigos de suma importância ao espiritismo, sendo que mais de 30 mil exemplares virtuais foram disseminados na internet.

Em meio a pandemia deste ano (2020) ele elabora a obra “Poder das Mãos”, um livro em formato impresso e virtual, abordando inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos, todas com metodologia cientifica contemporânea, demonstrando o que é, como funciona e quais as características que certas pessoas possuem ao aplicar a imposição das mãos. Um dos itens muito salientado é o fato na colaboração para a cura do câncer, associado ao tratamento convencional. O livro traz o conhecimento numa linguagem simples, mesmo para tema muito técnico.

Sandro Fontana afirma que ainda teria algumas obras para terminar, como por exemplo, a elaboração de um novo modelo de compreensão do mundo espiritual. Ele afirma: “É engraçado porque os espiritas sempre combateram o materialismo, mas o modelo ‘plasmático’ nada mais é do que uma visão extremamente materialista de um espiritismo que é psíquico. Até é aceitável que um modelo materialista sirva para ensinar os mais leigos, mas esse modelo não se sustenta para descobertas mais avançadas, o que, consequentemente, leva ao erro de raciocínio e conclusão”.

                                                                                             

PODER DAS MÃOS

DESCOBERTAS DA CIÊNCIA MODERNA

SANDRO FONTANA

Porto Alegre

2020

Sinopse da obra:

Descrição da editora

É muito provável que muitas pessoas ao se depararem com este livro pensem que se trata de mais um daqueles livros místicos, mas isso não é verdade.

A capa e o título até parecem sugerir que se trata de algo do ocultismo ou relacionado às crendices, uma vez que não é comum se abordar um tema relacionado ao PODER DAS MÃOS como algo verdadeiramente científico, mas este livro surpreende exatamente nesse ponto.

Através de uma linguagem simples, o autor se dedica em trazer ao leitor uma série de experimentos científicos que foram feitos ao longo de anos e que vem ocorrendo em nossa atualidade. Teríamos agora alguma explicação mais plausível sobre essa crença histórica?

Essa é uma das perguntas que encontra resposta contemporânea a um dos mistérios que interessa a uma infinidade de pessoas.

O leitor se surpreenderá a cada momento pois os relatos e os detalhes não deixam dúvidas de que esse poder existe de fato, mas também deixará muitos leitores abismados com as revelações que fazem desabar muitas das convicções pessoais e místicas.

O autor convida o leitor a trilhar um caminho, junto a ele, onde analisa vários artigos revisados por pares e consegue elaborar algumas conclusões sobre o PODER DAS MÃOS, abordando sobre a veracidade e seus limites.

Depois de ler este livro, os conceitos do leitor não serão mais os mesmos.

O editor

                                                                               

Live sobre o Lançamento da Obra

Fontes: Portal do Magnetismo Espírita (Entrevista com Sandro Fontana tendo como base o novo livro Poder das mãos e as Revistas Ciência Espírita mediado pelo Magnetizador Wagner Marques, realizado no dia 10 de dez. 2020) (PARTE (01/02) PARTE (02/02)

Comprar a obra:

Livro Impresso e Digital

Livro Impresso e Digital

Apple Books

Prefácio da obra:

Independente da cultura, região ou época de nossa história, a crença de que certas pessoas poderiam usar suas mãos com poderes benéficos sobre outros seres humanos e uma verdade inconteste. Os relatos remontam ate a Bíblia, onde Jesus e os apóstolos possuíam o poder de cura pelas mãos.

Na atualidade, diversas culturas se fundem e se utilizam de nomenclaturas diferentes, mas o fato ainda persiste em diversos segmentos sociais e religiosos.

Mas o que a ciência experimental pode dizer sobre isso? Quais são os fatos verdadeiros e quais são os fantasiosos sobre tudo isso? Existe cura pelas mãos? Qualquer pessoa possui esse poder? Quais são os limites desse poder?

As respostas para essas e outras perguntas serão encontradas neste livro, que traz um compêndio relevante sobre pesquisas científicas que abordam exclusivamente esse tema.

Contudo, segue o aviso: Se você é uma pessoa de mente fechada, dogmática e inflexível, este material pode desapontá-lo em muitos aspectos.

Existe um pensamento que diz: A verdade é aquilo que está escondido independente do que você acredita, ela esta lá... soberana... imutável... incontestável...

Este livro traz um convite ao desafio sobre a verdade, embasando os resultados de experimentos científicos contemporâneos, o que dificulta um simples contestar com base apenas na fé dogmática.

Se você quiser conhecer a verdade sobre os fatos, então este livro será um alicerce fundamental que proverá os resultados de inúmeros experimentos com pessoas ditas "poderosas".

Este material foi escrito para transpor qualquer religião, crença ou ceticismo, se adequando portanto às vánas doutrinas ou convicções.

Sandro Fontana

Fontes: Canal Revista Espírita no YouTude (Vídeos Raros)

Fontes: Espiritualidade e Sociedade

Fontes: Noticias Espíritas

“Ciência e religião são duas coisas antagônicas por natureza, uma tem a dúvida, outra a certeza. Kardec levou uma vida toda tentando unir as duas e praticamente conseguiu, até que sua morte veio e não deram o andamento correto e o espiritismo é o que temos hoje: uma religião com todos os excessos de nossa geração. Cursos para ser médium, como se precisasse disso; Limites para os médiuns, onde eles não podem expressar a mediunidade de forma natural; ‘proibições’ de interação mediúnica, só o médium fala e se servir para alguém, que bom!”

Sandro Fontana "O Pesquisador Espírita"

"Não tenho a menor dúvida de que o espiritismo só não é maior, porque qualquer jovem ou pessoa que raciocine na forma de Kardec, já desistiu do espiritismo. É difícil de pensar que o espiritismo atual, se fosse nos moldes da sociedade parisiense, onde se faziam reuniões com perguntas e respostas (para os espíritos), não seria um sucesso absoluto"

Sandro Fontana "O Pesquisador Espírita"

“Muitos espíritas adoram a frase: ‘todos somos médiuns, em maior ou menor grau’, só se esquecem de que nas próximas linhas Kardec enfatiza que se necessitaria de um grau mínimo para se atuar como médium, pena que ele não conseguiu medir a mediunidade”

Sandro Fontana "O Pesquisador Espírita"

 

RELAÇÃO DE REVISTAS PARA DOWNLOAD

 

 

Revista de Ciência Espírita [RCE] é um modelo eletrônico e gratuito para divulgação de informações e notícias sobre pesquisas focadas no paradigma espírita. A inscrição e Revistas Eletrônicas são gratuitas. Acessar o link para realizar o download das revistas eletrônicas.