Nedyr Mendes da Rocha

O Fotógrafo dos Espíritos

 

materializações de espíritos EM UBERABA

Algumas reflexões sobre a ectoplasmia:

Os fenômenos de ectoplasmia (materialização luminosa) foram confirmados por cientistas da categoria de Alfred Russel Wallace, Sir Oliver Joseph Lodge, Lord Rayleigh, e William James. Dentre os expoentes da ciência destacamos William Crookes, um das maiores inteligências da Inglaterra. Crookes organizou em 1870 um relatório, após a sua pesquisa junto à médium Florence Cook.

Em 1898, no seu discurso de posse na presidência da British Association for the Advacement of Science (Associação Britânica pelo Avanço da Ciência), disse em alto e bom som: "Já se passaram trinta anos desde que publiquei um relatório sobre a materialização do espíritos. Nada tenho a me retratar. Confirmo minhas declarações já publicadas. Na verdade, muito teria que acrescentar a isto." Crookes manteve as convicções em relação à comunicação dos espíritos até sua desencarnação, ocorrida em 1919.

Aos detratores dos fenômenos espíritas recomendamos Jesus. Sim! Ele que admitiu a materialização de Moisés e Elias no Monte Tabor. O Mestre estatuiu regras para a Humanidade, partilhando-lhe das dificuldades e impedimentos. O Cristo iniciou a missão divina entre homens do campo, viveu entre doutores irritados e pecantes rebeldes, uniu-se a doentes e aflitos, comeu o duro pão dos pescadores humildes e terminou a gloriosa tarefa entre dois ladrões. Que mais os espíritas desejamos? Se aguardamos vida fácil e situações de evidência no mundo, lembremos do Crucificado e prossigamos com Ele.

Jorge Hessen - O Combativo Escritor Espírita

Sinopse da obra:

Foi realizada na cidade de Uberaba-MG, nos anos de 1963 e 1964, as sessões de materialização espiritual acompanhados pelo médium Chico Xavier.

Resultado de intensa pesquisa sobre fenômenos de efeitos físicos, principalmente os de materializações de espíritos, esta importante obra apresenta a visão de Allan Kardec e de outros renomados autores sobre o tema.

Além disso, toda a experiência de Nedyr Mendes da Rocha como o fotógrafo dos espíritos está aqui presente, por meio dos relatos de experiências com médiuns como Otília Diogo, Antônio Feitosa, Waldo Vieira e Chico Xavier, ilustrados com dezenas de fotografias autênticas.

Nedyr afirma que o trabalho de organizar, executar e documentar as sessões experimentais era muito gratificante.

"Aqui estamos hoje, falando de um assunto que outrora fez despertar toda uma coletividade que se encontrava adormecida, cansada, estagnada e sem esperanças quanto ao seu futuro após a morte."

Depoimentos de Chico Xavier sobre as sessões com a médium Otilia Diogo:

É importante, agora, oferecer aos espíritas as impressões de Francisco Cândido Xavier sobre as experimentações em Uberaba com a médium Otilia Diogo. Por três motivos: Chico participou de reuniões com a médium; é, talvez, o maior conhecedor da Doutrina Espírita no Brasil; e é possuidor  de inúmeras mediunidades, provadas e comprovadas. Espírito de uma evolução notável, sua palavra  representa, para todos nós, uma garantia.

Ouçamos o belo depoimento de Chico Xavier.

“Nós tivemos (diz o famoso médium mineiro) a felicidade de receber o contentamento  dessas tarefas, aqui em nossa casa, porque as atividades todas de dona Otilia se desdobraram no  consultório do nosso Waldo e que está anexo a nossa residência.

Foi uma alegria conhecer a nossa  irmã Otilia Diogo e o nosso amigo Walter Rezende, que é também médium na cidade de Araguari e  que esteve conosco por ocasião de algumas tarefas mediúnicas com dona Otilia.

“Eu tive o prazer de assistir experiências, havidas por deferência dos nossos amigos da  medicina; experiências de caráter científico. Eu creio mesmo que seria dispensável minha presença;  mas, fui convidado e compareci com muito prazer. Foi para mim um conforto muito grande poder  abraçar a nossa Irmã Josefa materializada em nossa reunião. Tive a felicidade de conseguir sair  numa foto em que eu estava (para muita alegria minha) ao lado dela.

Os nossos amigos espirituais,  o nosso Emmanuel e o nosso André Luís sempre estimam em alta conta os trabalhos de materialização no setor da comprovação científica da sobrevivência da alma, além da morte. E,  sobretudo, há muitos anos, eles me ensinam, e me constrangem mesmo, a considerar a oportunidade  da mediunidade de efeitos físicos no setor do alívio das dores da humanidade. De modo, que eu,  desde há muito tempo, interesso-me pessoalmente por esses trabalhos com o objetivo do socorro ao  sofrimento humano

UM BREVE OLHAR SOBRE

AS MATERIALIZAÇÕES DE ESPÍRITOS

ACOMPANHADAS PELO MÉDIUM CHICO XAVIER

 

Nota - Todos os documentos, reportagens, entrevistas, comentários, definições, declarações colhidas em álbuns organizados em realizações beneficentes e opiniões outras, torno do médium Francisco Candido Xavier, pertencem a editora espírita EME.

Fontes: Baixar a obra no Portal Scribd - (Nedyr Mendes da Rocha - O Fotógrafo dos Espíritos)