Cesare Baudi de Vesme

O EMINENTE PESQUISADOR ITALIANO DA IMORTALIDADE HUMANA

(1862 - 1938)

 

DIRETOR da Revue Des Études Psychiques

PARIS (1901 a 1904)

 

REDATOR CHEFE dA REVISTA "Annales des Sciences Psychiques", órgão oficial da "Societé Universelle d´Études Psychiques", de Paris, França

(1904 - 1919)

 

OS GRANDES PESQUISADORES ITALIANOS

 DA DOUTRINA ESPÍRITA

Biografia Cesare Baudi de Vesme:

Metapsiquista e jornalista italiano, dedicou-se ao estudo do paranormal após o relato que lhe foi feito por um conhecido de um fato curioso ocorrido em 1871, quando ambos eram meninos.

Certa noite, a mãe de seu amigo acordou a casa inteira com seus gritos de terror, sentindo-se levada por forças misteriosas aos pés de seu leito; na manhã seguinte, um estranho, o coronel Daviso, apresentou-se dizendo que, na noite anterior, durante uma sessão espírita, as entidades tinham avisado que haviam feito uma brincadeira na casa para provar sua existência e ele vinha para verificar o fato.

Ele fez experimentos com Eusápia Palladino, Stanislava Tomczyk, Eva Carriere e outros entre os principais médiuns da época.

Em 1898, depois da morte do dr. Ermacora, César Lombroso confiou-lhe a direção da Revista de Estudos Psíquicos, da qual dirigiu também a edição francesa: Révue des Etudes Psychiques. Esta, em 1904, fundiu-se com a Revista Annales des Sciences Psychique, fundados em 1891 e desde então dirigidos por Charles Richet e Dariex, e De Vesme, que foi transferido para Paris, se tornou o primeiro diretor até 1929.

No mesmo ano, tornou-se membro da Academia de Ciências de Paris e, em 1934, foi secretário-geral da Sociedade dos Amigos do Instituto Metafísico Internacional.

Inclinado a concepções espiritistas, mas não sem reservas, mais que um experimentador, foi um historiador e um teórico e deixou muitos escritos em grande parte publicados nos Annales des Sciences Psychiques, em Psíquica e na Revista Metafísica.

Principais Obras: Souvenirs d'un spirite (1888), Histoire du spiritualisme (1896), Le surnaturel dans les jeux du hasard (1929).

Tradutora - Fabiana Rangel

Apresentação do conteúdo:

A revista francesa Annales des Sciences Psychique (ASP, 1891 - 1919) foi fundada pelo Dr. Xavier Dariex e o Prof. Charles Richet. O desenvolvimento do periódico foi assistido tanto pelo prestígio e a influência de Charles Richet como um cientista e de Félix Alcan como um editor.

No final do século XIX, Annales des Sciences Psychique destacou casos e de experiências sobre as teorias espíritas. Grande parte desta foi a cerca de telepatia espontânea e a mediunidade de efeitos físicos.

A finalidade das sociedades psíquicas é precisamente não deixar que se anule, sem nenhum proveito para a ciência, na obscuridade de sessões espíritas pouco científicas, desapercebidas de rigoroso controle, o poder de certos médiuns notáveis.

No período de 1891 a 1919, ocorreram centenas de pesquisas psíquicas com as mais importantes médiuns da época tais como: Slade, Eglinton, Stainton Moses, Eusapia Paladino, a Senhora d'Esperance, a Senhora Thomson, Marthe Béraud, Stanislawa Tomzyk, a Srta. Goligher, a Senhora Léonard. Entretanto, se fosse preciso citar dois deles, citaria a Senhora Piper (para a metapsíquica subjetiva) e Eusapia Paladino (para a metapsíquica objetiva).

Alguns dos pesquisadores incluídos nas páginas Annales des Sciences Psychique foram: Prof. Charles Richet, Ernesto Bozzano, Albert de Rochas, Sir William Crookes, Prof. Julian Ochorowicz, Cammile Flammarion, Cesare Baudi de Vesme, Dr. Paul Gibier, Émile Boirac, Giovanni Battista Ermacora, Dr. Paul Joire, Théodule Ribot, Barão Albert von Schrenck-Notzing, Prof. François Porro, Prof. Henri Morselli.

A revista proporcionou um fórum na França para debater sobre padrões de pesquisas psíquicas, discutir controvérsias, e trazer a informação sobre o tema a partir de outros países. Isto incluiu traduções das obras dos membros da Society for Psychical Research que era uma outra escola de pesquisas psíquicas na Inglaterra, que possuía pesquisadores de renome: Sir William Crookes, Sir Oliver Lodge, Russell Wallace, Lord Rayieigh, Sir William Barrett, Professor William James, Professor Hyslop, Doutor Richard Hodgson e Mr. F. W. H. Myers.

Em 1905, Annales des Sciences Psychique afiliou-se com a Société Universelle d'Études Psychiques, tornando-se sua publicação oficial na França. “Annales des Sciences Psychique” foi importante no estabelecimento de padrões pesquisas psíquicas e em proporcionar um fórum para o desenvolvimento da pesquisa psíquica na França.

O objetivo final de todo este trabalho destes pesquisadores era a comprovação da Imortalidade da alma, Reencarnação e das múltiplas faculdades do espírito humano.

Sendo que estudo destes pesquisadores levaram o fortalecimento dos postulados espíritas que foram Codificados por Allan Kardec.

Irmãos W. e Jorge Hessen

Ver no site o Pesquisador Espíritas Charles Richet

Fontes: Bibliothèque Nationale de France (Revue des Études Psychiques)

Fontes: The International Association for the Preservation of Spiritualist (Annales des Sciences Psychique)

Fontes: Survival After Death 

"O Espiritismo é, como alguns o pensam, uma nova fé cega substituindo outra fé cega ou, dito de outra forma, uma escravidão do pensamento sob uma nova forma? Para crer nisso seria preciso se ignorasse os seus primeiros elementos.

Com efeito, o Espiritismo coloca, em princípio, que antes de crer é preciso compreender; ora, para compreender, é preciso usar de seu julgamento; eis porque ele procura se dar conta de tudo em vez de nada admitir, em saber o “porquê” e o “como” de cada coisa; também os espíritas são mais céticos do que muitos outros com relação aos fenômenos que saem do círculo das observações habituais.

Ele não repousa sobre nenhuma teoria preconcebida ou hipotética, mas sobre a experiência e a observação dos fatos; em vez de dizer: “Creia em primeiro lugar e se puder compreenda em seguida”, ele diz: “Compreenda em primeiro lugar, e creia em seguida se você quiser."

Allan Kardec "Conselhos, Reflexões e Máximas de Allan Kardec"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Cesare Baudi de Vesme

 

Cesare Baudi di Vesme - Souvenirs d'un spirite (1888) (Fr.)

 

Cesare Baudi di Vesme - Storia Dello Spiritismo - Ital. (Vol. 1) (1897)

 

Cesare Baudi di Vesme - Storia Dello Spiritismo - Ital. (Vol. 2) (1897)

 

RELAÇÃO DE REVISTAS PARA DOWNLOAD

 

Revue Des Études Psychiques (1901) (Cesare Baudi di Vesme)

 

Revue Des Études Psychiques (1902) (Cesare Baudi di Vesme)

 

Revue Des Études Psychiques (1903) (Cesare Baudi di Vesme)

 

Revue Des Études Psychiques (1904) (Cesare Baudi di Vesme)

 

RELAÇÃO DE REVISTAS PARA DOWNLOAD

 

Annales des Sciences Psychique (1908) (Cesare Baudi di Vesme)

 

Annales des Sciences Psychique (1909) (Cesare Baudi di Vesme)

 

Annales des Sciences Psychique (1910) (Cesare Baudi di Vesme)