BARÃO ALBERT VON SCHRENCK-NOTZING

O GRANDE PESQUISADOR ALEMÃO

DOS FENÔMENOS DE MATERIALIZAÇÕES DOS ESPÍRITOS

(1862 - 1929)

 

Biografia do Barão Albert von Schrenck-Notzing:

Barão Albert von Schrenck-Notzing nasceu 18 de maio de 1862, em Oldenburg, na Alemanha, e estudou na Universidade de Munique.

Foi psiquiatra forense e membro da aristocracia alemã, tornou-se interessado na pesquisa psíquica em 1889. Colaborou com Charles Richet, Cesar Lombroso, Oliver Lodge, e muitos outros em investigações durante 40 anos.

Enquanto ele estava relutante, aparentemente fora de conservadorismo científico, a mediunidade com a sobrevivência, ele foi, todavia, convencido plenamente da realidade da mediunidade.

Ele começou o trabalho com a médium Eusápia Palladino, em cujas sessões em Roma, ele estava presente já em 1894. Ele a seguiu por toda a Europa e convidou-a duas vezes a Munique como seu convidado. Mas ele não declarou sua crença na realidade dos seus fenômenos até 1914 e só publicou seus registros de Roma e Munique, em sessão Physikalische des Mediumismus em 1920.

Por muitos anos ele estudou os fenômenos de materialização de Eva C. (Marthe Béraud), em Munique e na casa de Juliette Bisson em Paris. Seu livro, Phenomena of Materialisation, publicado na Alemanha em 1914, ao mesmo tempo como de trabalho Bisson em França, é amplamente ilustrada com fotografias.

Ele investigou também outros médiuns clássicos como: Willi Schneider, Rudi Schneider, Stanislawa e Valentine Dencausse.

Foi um dos maiores pesquisadores dos fenômenos de efeitos físicos na Alemanha. Sendo que obteve cabelos do espírito materializado, comparando-os, microscopicamente com os da médium, constatando que não poderiam ser da mesma pessoa.

Também deu resultado de exames químicos de uma certa porção do ectoplasma, que foi reduzido a cinzas. Entre os seus elementos encontrou cloreto de sódio (sal de cozinha) e fosfato de cálcio. Conseguiu filmar o ectoplasma saindo da boca do médium.

O Barão Albert von Schrenck-Notzing desencarnou em 12 de fevereiro de 1929, em Munique, na Alemanha.

Portal - Survival After Death

Barão Albert von Schrenck-Notzing (esquerda) e o seu amigo Charles Richet

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

(Incluem 225 Ilustrações sobre materializações de Espíritos)

Fotografia 01 - Aqui vemos o médium em materialização "Eva C." produzindo o ectoplasma - ou "teleplasma", como é muitas vezes referido - sob condições de teste controladas.

Os presentes neste experimento, conduzido 13 de março, 1911, incluiu Mme. Bisson, a irmã de Bisson, Prof. Charles Richet, M. de Fontenary e o Prof. Schrenck-Notzing.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fotografia 02 - Uma face ectoplasmatica pode ser visto a partir excluindo o gargalo da forma materialização Eva C., que de acordo com a sua pertença a uma entidade chamada "Estelle".

Este experimento, realizado com Mme. Bisson e Prof. Schrenck-Notzing, como observadores, foi realizada 30 de dezembro de 1911.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fotografia 03 e 4 - Tomado pelo Prof. Schrenck-Notzing em 8 de maio de 1912, estas duas fotografias mostram uma estrutura ectoplasmatica semi-acabado notável preso em seu desenvolvimento junto a Eva C. (Nota-se: a segunda fotografia é um close-up da primeira foto).

Os presentes incluem Mme Bisson, Prof. Schrenck-Notzing e sua esposa.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fotografia 05 - Aqui estão quatro micro-fotografias do cabelo de Eva C. (primeiro e terceiro a partir do topo) e o cabelo "de Estelle" o espírito (segundo e quarto a partir do topo).

(Nota: Eva C. foi a médium e "Estelle" era uma materialização)

Prof. Schrenck-Notzing disse: "Enquanto o cabelo de Eva C. mostrou completamente uma personagem morena, o cabelo retirado da cabeça pequena ("Estelle") foi loiro claro. Essa impressão é totalmente corroborada pelo exame químico e micro fotografias das amostras de cabelo de Eva C. e "Estelle" (o nome pelo qual o médium denota o rosto fotografado), que foi feita pelo Dr. Steiner em Munique ". Ele passa a concluir: "É, portanto, provável que ambas as amostras de cabelos pertencem a diferentes indivíduos."

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Portal - Survival After Death

Albert Keller - Hypnose bei Schrenck-Notzing (1885)

Albert  Keller foi um dos fundadores da Sucessão de Munique, uma associação de artistas influentes, e era altamente considerado na Europa e América, no alvorecer do século XX por sua pintura moderna, e a sua participação nas sessões espíritas juntamente com o Barão Albert Von Schrenck-Notzing.

Seus quadros relatam narrativas tradicionais cristãs, como a ressurreição dos mortos, os poderes da cura mística, e os mistérios de estigmas.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Charles Richet Vita dopo la Morte Fantasmi Paranormale Documentario)

Fontes: Survival After Death

Fontes: Fondazione Biblioteca Bozanno-de Debonni

"Eu sou da opinião que a hipótese dos espíritos não só não conseguem explicar os mínimos detalhes destes processos, mas em todos os sentidos que obstrua e algemas das investigações científicas sérias.

Finalmente, no caso de muitos fenômenos, a natureza e a evanescência de sua aparência e mudando em fantásticas formas de fluxo e seu modo de desenvolvimento até chegar a sua forma final, argumenta contra qualquer possibilidade de uma produção fraudulenta deles e mesmo se supor que um dos presentes teriam tentado enganar aos seus observadores."

Barão Albert von Schrenck-Notzing "O Grande Pesquisador Espírita"

Não permitais o desencorajamento nos vossos esforços para abrir um novo domínio à ciência, nem pelos ataques malucos, nem pelas calúnias covardes, nem pela falsificação dos fatos, nem pela violência dos malévolos ou por qualquer espécie de intimidação. Avançai sempre pelo caminho que abristes, tendo em mente aquelas palavras de Faraday: "Nada é demasiado maravilhoso para ser verdadeiro."

Barão Albert von Schrenck-Notzing "O Grande Pesquisador Espírita"

"A instrução espírita não abrange apenas o ensinamento moral que os Espíritos dão, mas também o estudo dos fatos. Incumbe-lhe a teoria de todos os fenômenos, a pesquisa das causas, a comprovação do que é possível e do que não o é; em suma, a observação de tudo o que possa contribuir para o avanço da ciência."

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, cap. 29, item 328

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia do Barão Albert Von Schrenck-Notzing

 

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation (Incluem 225 Ilustrações sobre materializações de Espíritos)

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Les Phénomènes Physiques de la Médiumnité (Fr)

 

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Problemas Básico de La Parapsicologia (Esp)