Cesare Baudi de Vesme

Diretor de "Annales des Sciences Psychiques", órgão oficial da "Societé Universelle d´Études Psychiques", de Paris, França

(1862 - 1938)

Biografia Cesare Baudi de Vesme:

Metapsiquista e jornalista italiano, dedicou-se ao estudo do paranormal após o relato que lhe foi feito por um conhecido de um fato curioso ocorrido em 1871, quando ambos eram meninos.

Certa noite, a mãe de seu amigo acordou a casa inteira com seus gritos de terror, sentindo-se levada por forças misteriosas aos pés de seu leito; na manhã seguinte, um estranho, o coronel Daviso, apresentou-se dizendo que, na noite anterior, durante uma sessão espírita, as entidades tinham avisado que haviam feito uma brincadeira na casa para provar sua existência e ele vinha para verificar o fato.

Ele fez experimentos com Eusápia Palladino, Stanislava Tomczyk, Eva Carriere e outros entre os principais médiuns da época.

Em 1898, depois da morte do dr. Ermacora, César Lombroso confiou-lhe a direção da Revista de Estudos Psíquicos, da qual dirigiu também a edição francesa: Révue des Etudes Psychiques. Esta, em 1904, fundiu-se com os Anais de Ciências Psíquicas, fundados em 1891 e desde então dirigidos por Charles Richet e Dariex, e De Vesme, que foi transferido para Paris, se tornou o primeiro diretor até 1929.

No mesmo ano, tornou-se membro da Academia de Ciências de Paris e, em 1934, foi secretário-geral da Sociedade dos Amigos do Instituto Metafísico Internacional.

Inclinado a concepções espiritistas, mas não sem reservas, mais que um experimentador, foi um historiador e um teórico e deixou muitos escritos em grande parte publicados nos Anais de Ciências Psíquicas, em Psíquica e na Revista Metafísica.

Principais Obras: Souvenirs d'un spirite (1888), Histoire du spiritualisme (1896), Le surnaturel dans les jeux du hasard (1929).

Tradutora - Fabiana Rangel

Fontes: Portal Italiano - Lo Spiritismo

Fontes: Bibliothèque Nationale de France

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Resguardemos Allan Kardec)

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (O elitismo ante o personalismo de classe espírita)

"O Espiritismo é, como alguns o pensam, uma nova fé cega substituindo outra fé cega ou, dito de outra forma, uma escravidão do pensamento sob uma nova forma? Para crer nisso seria preciso se ignorasse os seus primeiros elementos.

Com efeito, o Espiritismo coloca, em princípio, que antes de crer é preciso compreender; ora, para compreender, é preciso usar de seu julgamento; eis porque ele procura se dar conta de tudo em vez de nada admitir, em saber o “porquê” e o “como” de cada coisa; também os espíritas são mais céticos do que muitos outros com relação aos fenômenos que saem do círculo das observações habituais.

Ele não repousa sobre nenhuma teoria preconcebida ou hipotética, mas sobre a experiência e a observação dos fatos; em vez de dizer: “Creia em primeiro lugar e se puder compreenda em seguida”, ele diz: “Compreenda em primeiro lugar, e creia em seguida se você quiser."

Allan Kardec "Conselhos, Reflexões e Máximas de Allan Kardec"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Fascículos da Revue Des Études Psychiques (Fr) (Anos de 1901 a 1904)

  

Biografia de Cesare Baudi de Vesme

 

Cesare Baudi di Vesme - Souvenirs d'un spirite (Fr) (1888)

 

Cesare Baudi di Vesme - Storia Dello Spiritismo - Ital. (Vol. 1) (1897)

 

Cesare Baudi di Vesme - Storia Dello Spiritismo - Ital. (Vol. 2) (1897)