CHARLES RICHET

TRATADO DE METAPSÍQUICA

 

Charles Richet - Traité de Metapsychique

Paris

Librairie Felix Alcan

108, Boulevart Saint-Germain, 108

 1922

Apresentação do tema:

Metapsíquica - (do gr. meta - além + psikê - alma + suf.).

A Metapsíquica foi à precursora da Parapsicologia.

Ciência estabelecida e estruturada por Charles Richet, destinada a estudar os fenômenos que transcendiam à Psicologia e que fugiam ao domínio físico da ciência dita materialista.

A Ciência Oficial não admitiu de pronto as verdades reveladas pelos espíritos. Formaram-se inúmeras associações, sociedades e comissões com o ideal de desmascará-las, porém, quanto mais se estudava, mais aumentava o número de adeptos.

Muitos homens de ciência se convencem a respeito da autenticidade dos fenômenos, entre eles o fisiologista francês Charles Richet. Em conjunto com o Dr. Geley e o professor Friedrich Myers, Richet fundou o Instituto Metapsíquico Internacional em Paris, sendo designado como presidente da entidade.

A metapsíquica trata do estudo dos fenômenos psíquicos anormais, como: a telepatia, a clarividência, a dupla visão, materializações e outros.

Sinopse da obra:

Em 1922, Charles Richet apresentou à Academia de Ciências o "Tratado de Metapsíquica".

O Tratado de Metapsíquica, é uma verdadeira narração de fatos e descrições pormenorizadas de experiências psíquicas, descrições históricas e classificatórias e são divididos os fenômenos metapsíquicos em:

A - Em objetivos

B - Em subjetivos

A - Fenômenos Metapsíquicos Objetivos: tratam de fenômenos materiais que a mecânica conhecida não explica, uma realidade tangível e acessível aos nossos sentidos.  Divide-se em:

1 - Telecinesia, que é uma ação mecânica sem atuação e sem contato sobre objetos ou pessoas (raps, levitação, movimentação de mesas, escrita direta, transporte de objeto, casas assombradas, etc)

2 - A Ectoplasmia, que é a formação de objetos diversos, que parecem sair do corpo humano, tomam aparência material e são tangíveis (materializações de objetos e seres com aparência dos que já viveram na Terra.)

B - Fenômenos Metapsíquicos Subjetivos: tratam de fenômenos mentais, sensibilidades ocultas e percepções desconhecidas, como:

1 - Telepatia: é definida como a habilidade de adquirir informação acerca dos pensamentos, sentimentos ou atividades de outra pessoa.

2 - Clarividência: a habilidade de ver nos mundos invisíveis é o fenômeno que permite a percepção visual de objetos ou que permite enxergar objetos e pessoas fora do meio físico.

3 - Clariaudiência: é a faculdade mediante a qual o médium ouve vozes, sons, palavras, ruídos, sem a utilização do sentido da audição física, que estão além da percepção normal de nossa audição física comum.

4 - Xenoglossia: é uma faculdade no qual uma pessoa é capaz de falar idiomas que nunca aprendeu, como, por exemplo, uma pessoa começar a falar alemão fluentemente sem nunca ter aprendido alemão, ser alemão ou conviver com alemães.

5 - Psicografia: e a faculdade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por Espíritos e pode ser consciente, semi-mecânico ou mecânico, a depender do grau de consciência do médium durante o processo de escrita.

Fontes: Vita Oltre la Morte (Eusápia Paladino dopo la morte Verità dei Fenomeni Spiritici)

Fontes: Institut Métapsychique International

Fontes: Confederación Espiritista Argentina

"Os espíritas receberam o meu Tratado de Metapsíquica com grande frieza. Compreendo o seu estado de espírito. Em vez de aceitar a sua teoria ingênua e frágil, propus aguardar, para se constituir qualquer teoria defensável, que os fatos fossem classificados, codificados, marcados, acompanhando-os das necessárias exigências do método experimental. Ao contrário, os espíritas julgam possuir já uma explicação adequada para todos os fenômenos. Disse-lhes que a sua explicação era hipotética, mas não hesitei em reconhecer que em certos casos, raros, a hipótese espírita, simplista, parecia ser preferível. Creio bem que isso não é senão uma aparência. Portanto a aparência continua nela.

Se os espíritas fossem justos, reconheceriam que a minha tentativa de fazer entrar na ordem dos fatos científicos todos os fenômenos que constituem a base de sua fé, mereceria eu verdadeiramente alguma indulgência."

Charles Richet "Tratado de Metapsíquica"

"Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará."

Allan Kardec "A Gênese"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Charles Richet - Tratado de Metapsíquica PDF

 

Charles Richet - Traité de Metapsychique (1922) (Fr)