GUSTAVE GELEY

 

A REENCARNAÇÃO (Palingenesia)

 

(ENQUETE COM o dr. Innocenzo Calderone)

 

 

 

Enquête Calderone

 

Gustave Geley - La Réincarnation

 

Les Éditions Jean Meyer (B.P.S.)

 

8, Rue Copernic, 8

 

Paris - 1929
 

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

 

Tradução Original: Francisco Klors Werneck

 

Revisão da Tradução: Irmãos W. e Ery Lopes

 

Formatação: Irmãos W. e Ery Lopes

 

Versão digitalizada
© 2021

 

Distribuição gratuita:

 

 

 

Portal Luz Espírita

 

 

Autores Espíritas Clássicos
 

 

Palingenesia - [do grego palin + genes (e) + -ia] - Renascimentos sucessivos dos mesmos indivíduos.

Sinopse da obra:

 

A monografia sob o título de “A reencarnação” é uma longa carta que ele dirigiu ao Dr. Innocenzo Calderone, diretor-fundador da revista Filosofia della Scienza, de Palermo, Itália, quando este fez um vasto inquérito mundial sobre o assunto.

 

Tão magistral foi a resposta do Dr. Geley que Les Éditions Jean Meyer, de Paris, a imprimiu em um opúsculo, pois ela responde a todas as objeções apresentadas contra a doutrina palingenésica (reencarnação).

 

O Dr. Gustave Geley vem nos trazer a reencarnação (Palingenesia) não como um artigo fé, mais como principio orientador de nossa vida.

 

A moral assenta-se, como se vê, numa admirável base de clareza e simplicidade. Aonde em cada reencarnação o nosso espírito dilata as suas potencialidades rumo ao infinito. Amando e crendo em nosso Pai Celestial.

 

Os tradutores
 

Reencarnação e os Testemunhos da História:

 

As páginas seguintes contêm as opiniões sobre a reencarnação do Doutor Gustave Geley, ex-diretor do Institut Métapsychique International de Paris (Fundação Jean Meyer), o Sr. J. Emile Marcaut, um dos mais ilustres membros da Sociedade Teosófica. Da França, e de várias personalidades de todo o mundo.

 

O doutor Innocenzo Calderone, diretor-fundador da revista Filosofia della Scienza (Palermo), autor da obra Libero Arbitrio, Determinismo, Rincarnazione (Palermo, 1912), havia publicado em 1913, em Milão, os resultados de uma vasta pesquisa Internacional sobre a Reencarnação (texto em italiano). Mas o cataclismo mundial de 1914-1918 não permitiu que o público parasse de meditar sobre este notável documento, uma verdadeira sondagem da alma contemporânea, que provou o quanto o pensamento moderno se comunicava com o pensamento antigo na verdade serena e eterna da necessidade de vidas sucessivas.

 

É para reparar um pouco esse descuido injusto que reunimos um pouco mais adiante, além da resposta do Dr. Geley a esta investigação italiana, trechos de outras respostas recebidas pelo Dr. Calderone.

 

O doutor Gustave Geley, que morreu tragicamente em um acidente de avião, é muito conhecido na França e no exterior para que seja necessário apresentá-lo longamente. O Dr. Calderone não hesita em colocar o autor desta verdadeira Bíblia da Reencarnação: Do Inconsciente ao Consciente (Alcan, Paris) ao lado de Myers, o Copérnico do Espiritismo Experimental, segundo a palavra certa do Professor Flournoy, da Universidade de Genebra.

 

Do Inconsciente para o Consciente foi traduzido para várias línguas; e o seu sucesso está ganhando força; esta obra substancial nada tem em comum com aqueles livros efêmeros de sucesso, que são tão rapidamente esquecidos, como observou La Bruyère, como os almanaques de um ano para o outro. O tempo empurra as obras frágeis para o esquecimento e aureola as obras substanciosas.

 

A crença na evolução da palingênese - ideia central do Inconsciente ao Consciente - é uma ideia tão antiga quanto o mundo, sendo uma questão atual em todos os tempos. A investigação do doutor Calderone que nos revelou que vários membros muito influentes do clero italiano e polonês haviam aderido publicamente à doutrina das vidas sucessivas?

 

Citemos, entre outros, Monsenhor Puecher Passavali, da Ordem dos Capuchinhos, Pregador Apostólico da Santa Sé, Vigário da Basílica de São Pedro em Roma; o famoso Prelado Towianski e os Senhores Falcowski e Baycowski, etc. E muitas personalidades italianas, bem conhecidas no mundo católico, não morreram acreditando na doutrina das reencarnações? Citemos, por exemplo, o senador e presidente da Corte Suprema de Cassação, Tancredi Canonico.

 

Assim, essas personalidades do mundo católico moderno redescobriram a crença tão lógica e tão consoladora que havia encantado, em épocas antigas, os pais da Igreja, como Jamblique, Orígenes. São Jerônimo, São Clemente de Alexandria São Gregório de Nissa, etc...

 

A crença na transmigração das almas está ligada a uma tradição antiga, que passou por diversos períodos da humanidade e que se somam perto de sessenta séculos.

 

A reencarnação (às vezes apresentada às pessoas comuns sob o aspecto de metempsicose) é encontrada na origem do bramanismo e se torna a chave para o caminho do pagode budista. É a alma das civilizações antigas: o samsara do povo hindu ou o kokoro dos japoneses, os mistérios órfico-pitagórico, o gilgulah dos Hebreus, o ciclo de Abred dos Celtas, a metempsicose pagã ou os renascimentos dos antigos alemães (de acordo com a obra de Guido von Lizts), e o maniqueísmo com sua dualidade básica entre opostos inconciliáveis: luz e trevas.

 

O mundo antigo estremeceu com essa esperança divina dos múltiplos renascimentos. E é um fato perturbador que não apenas Cristo não pronunciou uma única palavra contra a doutrina da palingênese, mas, ao contrário, fez reflexões que só podem ser fielmente interpretadas em um sentido favorável. Isso é o que os eclesiásticos romanos, como o arcebispo Passavali, entenderam; os prelados poloneses Towianski, Falcowski, Baycowski.

 

Se quiséssemos mencionar apenas os nomes de todos aqueles que, na história moderna e contemporânea, se afastaram, como que por blasfêmia, da ideia de castigos eternos para aderir à lógica pungente e à justiça serena da doutrina de vidas sucessivas, seriam necessários livros inteiros.

 

Nesta sociedade das melhores cabeças de todos os séculos e de todos os países, é doce para nós colocar os nomes de todos os pioneiros do espiritismo: Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, Dr. Gustave Geley, para não falar de todos eles, vivos, que se propuseram a reconquistar o mundo para a grande verdade eterna, feita de luz e esperança, clareza e amor.

 

GABRIEL GOBRON,
Licenciado em letras.

 

Para os leigos que desejam estudar seriamente o problema da reencarnação, recomendamos, apenas a título indicativo: O Problema do Ser e do Destino (Léon Denis); A Reencarnação (Gabriel Delanne); A Reencarnação (Irving S. Cooper); do Inconsciente ao Consciente (Dr. Gustave Geley), Os Grandes Iniciados (E. Schuré); Por que sou budista (Magre).

 

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Histórias de Vidas Passadas) (Documentário da Discovery Channel sobre casos comprovados de Reencarnação e Vidas Passadas)

 

Fontes: AKOL - Allankardec.Online - Museu Virtual - Historiografia do Espiritismo 

 

Fontes: CSI do Espiritismo (Documentos Históricos do Espiritismo)

 

«Para o homem suficientemente evoluído, a morte quebra ruidosamente o círculo em que a vida material tinha encerrado uma consciência que ultrapassava os limites da profissão, da família e da pátria. O ser é levado para além dos pensamentos e das recordações habituais, do amor e do ódio, das paixões e dos hábitos. Na cadeia das existências, uma vida terrestre é semelhante a um dia desta vida. Uma vida e um dia têm, na evolução humana, importância similar e verdadeira analogia».

 

DR. GUSTAVE GELEY,

Diretor do «Institut Métapsychique International».

 

«Uma lei de evolução do Ser que, através das etapas indefinidas do seu devir, acaba atingindo uma consciência pessoal perfeita».

 

DR. INNOCENZO CALDERONE.
Diretor da Revista «Filosofia della Scienza».

 

«A doutrina da reencarnação concilia perfeita e sublimemente as exigências da expiação ou reparação com a justiça, o amor e a paternidade divina de nossa alma».

 

UM PADRE CATÓLICO,
(Conhecido do Dr. Calderone),
Doutor em Teologia.

"E aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a Jesus. E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém  conteis a visão até que o Filho do Homem seja ressuscitado dos mortos. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem, então,  os escribas que é mister que Elias venha primeiro?

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e  restaurará todas as coisas. Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe  tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem. Então, entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista."

Evangelho de Mateus (Cap. 17:7-13)

 

 RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

 

Gustave Geley - A Reencarnação (Enquete com Dr. Calderone)

 

 

Enquête Calderone La Réincarnation d'après Géley Gustave (1929) (Fr.)

 

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado