DR. GUSTAVE GELEY

FUNDADOR DO Instituto Metapsíquico de Paris

O GRANDE PESQUISADOR ESPÍRITA

NO CAMPO DA MATERIALIZAÇÃO DE ESPÍRITOS

(1865 - 1924)

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

O pesquisador Gustave Geley teve como material de pesquisa o médium Franck Kluski ver LINK

Biografia de Gustave Geley:

Nascido em Monceau, Les Mines, França, no ano de 1868 e desencarnado nas proximidades de Varsóvia, Polônia, no dia 14 de julho de 1924.

Gustavo Geley desencarnou nas proximidades de Varsóvia, Polônia, no dia 14 de julho de 1924, num acidente de avião, quando regressava a Paris, após haver assistido, em Varsóvia, a várias sessões com o médium Franek Kluski. Retirado dos destroços, ainda segurava a valise que continha fragmentos de moldes em parafina obtidos nas sessões de materializações.

O avião era especial e fora fretado por Geley, por que o piloto da linha Varsóvia-Paris se negara a transportar a valise por conter objetos "diabólicos e maléficos".

Foi diretor do Instituto Metapsíquico de Paris e desfrutava de renome internacional. Na cidade de Varsóvia, teve a oportunidade de realizar vários e importantes trabalhos com o concurso dos célebres médiuns Ossowiecki, Kluski e outros, obtendo considerável quantidade de moldes de mãos, braços e pernas, feitos em parafina por Espíritos que se comunicavam, os quais tinha a intenção de levar para a França.

Geley era formado em Medicina e foi interno de vários hospitais de Lyon. Era laureado pela Faculdade de Medicina, chegando a tornar-se o mais famoso e requisitado facultativo de Annecy, na Alta Sabóia e em toda a circunvizinhança.

Em plena juventude, dedicou-se com afinco à investigação dos fenômenos de premonição, sonambulismo e lucidez. Posteriormente dedicou-se, com afinco, a pesquisas de todo gênero no campo mediúnico, jamais deixando de declinar a sua condição de espírita e de apologista da reencarnação.

Quando tinha apenas 20 anos de idade, publicou, sob o pseudônimo de Doutor Gyel, o livro Ensaios de Revista Geral e Interpretação Sintética do Espiritismo. Decorrido um ano, publicou com seu nome real a obra O Ser Subconsciente. Não muito tempo depois, deu à publicidade um grosso volume de conferências por ele proferidas em Annecy, durante a sua permanência naquela cidade francesa, intitulando-as As Provas do Transformismo e os Ensinamentos da Doutrina Evolucionista.

Uma quantidade enorme de sábios, escritores e filósofos foram atraídos para assistir as suas conferências no Colégio de França, no ano de 1918. Essas conferências alcançaram grande repercussão e projetaram o seu nome em várias nações. Nesse mesmo ano surgiu a sua notável obra Do Inconsciente ao Consciente.

Durante a I Grande Guerra Mundial (1914-18), foi mobilizado como major da Armada Italiana, tendo nessa ocasião travado conhecimento com o professor Roque Santolíquido, deputado, conselheiro de Estado e Ministro da Higiene Pública, da Itália, e grande oficial da Legião de Honra. Em companhia de Santolíquido, Geley teve a oportunidade de encetar numerosas investigações no campo da Metapsíquica, as quais serviram de laço de união e de grande amizade entre ambos.

Em 1920, fundou o "Boletim do Instituto de Metapsíquica Internacional", transformado posteriormente na famosa "Revista Metapsíquica". Em 1921 e 1923, compareceu aos Congressos de Copenhague e Varsóvia, onde desempenhou funções de grande relevância.

Poucos meses antes do acidente, publicou o seu último livro "A Ectoplasmia e a Clarividência".

Por ocasião da fundação do "Instituto Internacional de  Metapsíquica de Paris", graças ao apoio financeiro de Jean  Meyer, o Dr. Roque Santolíquido foi eleito presidente e Gustavo Geley foi designado diretor desse organismo.

Ulteriormente esse famoso Instituto foi declarado de utilidade pública, pelo governo francês, tendo-se integrado a ele, nessa época, grandes personagens como Charles Richet, Camille Flammarion, o Conde Gramont, o Dr. Colmette, Júlio Roche, ex-ministro de Estado, o Dr. Treissier, do Hospital de Lyon, "Sir" Oliver Lodge, o Prof. Ernesto Bozzano e o Professor Meclainche, membro do Instituto de França e Inspetor Geral dos Serviços Sanitários da Agricultura.

Como parte das atividades desse famoso Instituto, Geley procedeu a várias investigações através dos médiuns Franek, Kluski, Guzik, Ossowiecki, Eva e outros, obtendo resultados os mais surpreendentes. Os trabalhos sobre Ideoplastia, Ectoplasmia e os fenômenos luminosos tiveram um cunho saliente, tendo o sábio conseguido numerosos e importantes moldes em parafina para o Instituto.

Durante a gestão do Dr. Geley, o "Instituto de Metapsíquica" sofreu insidiosa e rude campanha de difamação, desencadeada simultaneamente pelos jesuítas, salientando-se dentre eles o padre Lucien Roure, e seus panfletários de confiança, entre os quais o sr. Heuzé, pela razão simples de que o Dr. Gustavo Geley, embora apaixonado pela clarividência, concedia aos fenômenos de ectoplasmia (materializações totais e parciais), primordial importância, para os quais contava com a colaboração de grandes médiuns, dentre eles o polonês Kluski.

Os teólogos viam nesse fenômeno a destruição definitiva do dogma da imaterialidade da alma, sustentado pela Igreja Católica. Toda a estrutura da alma e daquilo em que ela se torna, forjada século após século, pela teologia dogmática se diluía no laboratório do Instituto de Metapsíquica, então dirigido por Gustavo Geley.

Não é muito difícil se aquilatar o elevado grau das calúnias que alvejaram o modesto e sábio pesquisador.

Gustavo Geley publicou na revista "La Pensée Française", (O Pensamento Francês), graças à cooperação de Gabriel Gobron, várias crônicas que alcançaram grande penetração na cidade onde o quinzenário era editado (Strasburgo). Essas crônicas foram logo interrompidas devido aos protestos de autoridades clericais dirigidos ao diretor da revista.

Fontes: Paulo Alves de Godoy e Antonio de Souza Lucena - Personagens do Espiritismo

O Dr. Gustave Geley quando foi retirado dos destroços do avião, ainda segurava a valise que continha fragmentos de moldes em parafina obtidos nas sessões de materializações junto ao médium Franek-Kluski.

Fig.1 - A imersão de diversas partes do corpo dos espíritos materializados em parafina líquida.

Gustave Geley - Materialisations Experimente Franek-Kluski

Fig.3 - A imersão das mãos dos espíritos materializados em parafina líquida.

Gustave Geley - Materialisations Experimente Franek-Kluski

Fig.8 - A imersão dos pés dos espíritos materializados em parafina líquida.

Gustave Geley - Materialisations Experimente Franek-Kluski

Fotografia 01 - Aqui vemos uma fotografia de um molde em gesso de um par de mãos materializadas, a partir da cera "luva" parafina.

Eles foram produzidas no laboratório do Institut Métapsychique International (Paris). Os pontos escuros são defeitos no gesso provavelmente devido (como em outros casos) da matéria corante azul usado para tingir a parafina.

Stanley de Brath, colega investigador psíquico com Dr. Gustave Geley, argumenta em seu livro Pesquisas Psíquicas, Ciência e Religião que experimentos com moldes ocos de mãos e pés, tiradas em cera de parafina, estão entre as provas mais incontestáveis da realidade da materialização.

Fotografia 02 - A fotografia da esquerda, foi tomada no British College of Psychic Science, 24 de julho de 1924, em uma placa marcada e selada pela Imperial Dry Plate Company.

Ele mostra a imagem de um rosto suspenso sobre a cabeça de Stanley De Brath. Observe também a conexão ectoplasmica entre as três pessoas.

Fotografia 03 - A fotografia da direita é uma ampliação da fotografia da esquerda, que foi inclinado cerca de 60 graus para a esquerda.

A imagem suspensa você pode ver em direção ao canto superior esquerdo da fotografia é a face do Dr. Geley, que foi morto em um acidente de avião, em Varsóvia, 15 de julho de 1924.

Ver no site o médium Franck Kluski

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Documentário - BBC - A Ciência e as Sessões Espíritas) (Documentário produzido pelo respeitado canal de televisão britânico BBC, no qual temos o resgate histórico daqueles foram os mais extraordinários eventos do século XIX: as manifestações espirituais, das quais brotaram, além da Doutrina Espírita, as grandes e revolucionárias invenções tecnológicas na âmbito das telecomunicações, como o rádio e a televisão. A BBC ratifica o que diz o Espiritismo sobre a importância dos fenômenos mediúnicos, que os historiadores tentaram encobrir a pretexto de interesses diversos.)

Fontes: Institut Métapsychique International (Franck Kluski)

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Reencarnação: Processo universal de aplicação dos códigos de justiça nas leis do criador)

Gustave Geley proclamou em um Congresso Espírita na França

"A Doutrina Espírita é muito grandiosa para não impor aos pensadores uma discussão profunda. Bom número deles concluíram, seguramente, considerando que uma doutrina baseada sobre fatos experimentais tão numerosos e tão precisos, e acordes com todos os conhecimentos científicos nos diversos ramos de atividade humana, dando solução muito clara e muito satisfatória aos grandes problemas psicológicos e metafísicos, é verossímil; muito mais verdadeira."

Gustave Geley "O Grande Pesquisador Espírita"

"Os fenômenos espíritas têm sido observados por muitíssimas testemunhas conscientes e por muitíssimos sábios ilustres que os controlaram, para que hoje se possam negar a priori. E mais ainda: ninguém tem o direito de combater sem prévia contra-experimentação, as conclusões experimentais dos Crookes, Wallace, Zoellner, Aksakof, Oliver Lodge, Myers, Lombroso, Richet, De Rochas e tantos outros não menos ilustres.

Justificada ou não, a doutrina espírita é suficientemente grandiosa para suscitar discussão profunda aos pensadores, aos sábios e aos filósofos.

E muitos deles, depois de sério exame, concluirão certamente que uma doutrina baseada em fatos experimentais tão numerosos e precisos, de acordo com todos os conhecimentos científicos dos diversos ramos da atividade humana; que dá solução clara e satisfatória dos grandes problemas psicológicos e metafísicos; que uma doutrina assim, repito, é verossímil."

Gustave Geley "O Grande Pesquisador Espírita"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Gustave Geley

 

Gustave Geley - Resumo da Doutrina Espírita

 

Gustave Geley - O Ser Subconsciente

 

Gustave Geley - A Reencarnação

 

Gustave Geley - Do Inconsciente ao Consciente (Obra rara traduzida)

 

Gustave Geley - Materialisations Experimente Franek-Kluski (1922) (Ger.)