REVERENDO HARALDUR NIELSSON

O GRANDE TEÓLOGO PROTESTANTE

DOS PAÍSES NÓRDICOS

(1868 - 1928)

 

O Reverendo Haraldur Nielsson teve como material de pesquisa o médium Indridi Indridasson ver LINK

Biografia do autor:

Reverendo Haraldur Nielsson nasceu em 1868 na Islândia. Estudou seis anos em Copenhague e, em seguida, muitos anos ainda em Halle, na Alemanha, e Cambridge, na Inglaterra.

Quando regressou ao seu país natal, a Sociedade Bíblica Inglesa confiou-lhe a tradução do Antigo Testamento em Islandês, trabalho difícil que executou em nove anos só com o auxílio dos seus conhecimentos. Foi, em seguida, Professor de Teologia em Reykjavik onde exerceu mais tarde as funções de coadjutor na Catedral.

Uma moléstia na garganta obrigou-o a abandonar esse cargo, depois do que foi, novamente, professor no Seminário. Em 1911, foi-lhe dado o cargo de professor regular na Faculdade de Teologia da Universidade de Reykjavik, então criada. Os seus dotes de orador levaram-no a ocupar-se ativamente das prédicas. A remuneração desse cargo foi feita com contribuições voluntárias.

Fundou em 1918, com o escritor Einar Hjorleifsson Kvaran e o médico alienista Svensson, uma "Sociedade de Estudos Psíquicos" que contava então várias centenas de membros e publicava um periódico.

O Reverendo Haraldur Nielsson conduziu um vasto estudo durante 5 anos sobre a mediunidade de Indridasson, o grande médium de efeitos físicos.

O Reverendo Haraldur Nielsson como represálias sofreu ataques furiosos e perseguições de todo clero protestante da Dinamarca, Islândia, Holanda, Inglaterra que não entendiam como um homem de vasta cultura religiosa que pregava nas igrejas protestantes e que ao mesmo tempo participava dos círculos espíritas.

Os bispos e pastores protestantes fizeram uma grande cruzada para retirar todos os seus Títulos Eclesiásticos e diminuir a sua influência perante a sua comunidade e se o Reverendo Haraldur Nielsson vivesse em séculos anteriores, possivelmente seria queimado vivo nas fogueiras de João Calvino (Calvinismo).

   Sobre o seu Cargo Eclesiástico Pronunciou:

"Há mais de 13 anos que estou pronto a que se me retire à dignidade eclesiástica se isto for da vontade do governo da Islândia. Até aqui não se incomodaram. Tenho o sentimento pessoal de que, como eclesiástico e professor no seminário, mais valor tenho, desde que, há anos, me entreguei às pesquisas psíquicas. Muito aprendi durante os nove anos em que estive ao serviço da Sociedade Bíblica Inglesa, porém muito mais aprendi nas minhas experiências espíritas de numerosos anos."

Ninguém pode contestar que o autor seja, pela abundância das experiências que fez, um dos melhores conhecedores da mediunidade que temos tido. Lamentamos é que ele não tenha ido mais longe ainda na narração de certos fatos que presenciou. Pode-se discutir com ele a propósito da significação de certos detalhes ou do valor de tal ou qual passagem do Novo Testamento; resta, em todo caso, a impressão dominante de uma personalidade ricamente dotada, cujas experiências e suas condições conduzem à certeza de que este mundo dos sentidos não é senão uma parcela da grande realidade divina e que, depois da nossa morte, nos será dado conhecer muito mais do que esta pequena parcela.

O Reverendo Haraldur Nielsson, o grande, o justo e iluminado teólogo de Reykjavik, Islândia, desencarnou a 12 de março de 1928, nessa cidade, em seguida a uma operação, tendo dele se ocupado notáveis vultos da imprensa espírita mundial.

A Paz e Luz ao seu espírito, pelo muito que fazia pelo Espiritismo, pela Humanidade, e por ter colocado a Verdade acima da sua Igreja.

Fontes: Haraldur Nielsson - O Espiritismo e a Igreja

Einar Hjorleifsson Kvaran

(1858 - 1938)

O médium Indridi Indridasson

(1883 - 1912)

Fontes: Haraldur Nielsson

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Mediunidade)

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Como se encontra o atual cenário espírita na pátria do evangelho?)

A Igreja deve, antes de tudo, aprender a buscar a Verdade, sob pena de ver arrebatar-se-lhe o facho. Eis por que é preciso recordar-lhe, como convém em nossos dias, as profundas palavras de Paulo:

"Não abafeis o espírito, não desdenheis os profetas, examinai tudo e aceitai o melhor".

Reverendo Haraldur Nielsson "O Reverendo dos Países Nórdicos"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Os escritos do Reverendo Protestante Haraldur Nielsson sobre a questão do Espiritismo (Haraldur Nielsson - O Espiritismo e a Igreja)

 

Biografia de Haraldur Nielsson

 

Haraldur Nielsson - O Espiritismo e a Igreja

 

S.P.R. - The Icelandic Physical Medium Indridi Indridasson