LOUIS JACOLLIOT

 O ARGUTO PESQUISADOR DO ESPÍRITO

 (1837 - 1890)

Biografia de Louis Jacolliot:

Louis Jacolliot foi um escritor francês, advogado, juiz colonial, conferencista.

Ele viveu vários anos no Taiti e na Índia durante o período de 1865-1869.

Foi um autor prolífico, sendo que suas obras enfocam o Orientalismo da Índia e a sua religiosidade.

Em suas obras, este grande escritor orientalista já demonstrava a existência dos fenômenos espíritas.

Publicou ele "Le Spiritisme dans le Monde", "As Ações dos Defuntos", "O Espiritismo na Índia" e outras obras históricas.

Uma pequena visão sobre Louis Jacolliot

Louis Jacolliot foi um pesquisador arguto, honesto e sincero.

Dão-nos provas assertivas os cuidados tomados por ele para que não se deixasse enganar ou embair pelas possíveis fraudulências dos faquires. Ademais nada de alucinação ou de influência magnética – ou como poderíamos dizer modernamente de processos antiparapsicologicos como as artimanhas do sovado inconsciente, os labores da mente, uma apropriada – ou talvez desapropriada – hiperestesia, porque sempre há prestíamos brejeiros!

Preferia atribuir a fenomenologia espiritica às leis naturais que o homem – na expressão dele – ainda não conhece. Não opinava acerca das causas naturais e dos meios: consignava apenas os fatos e continuava a considerar-se o racionalismo empedernido de sempre. Não obstante aferrado as suas teses cientificas da veracidade e da naturalidade das coisas, de que não abria mão, e na impossibilidade de explicar os estranhos fenômenos a que assistimos a sós com o médium largado indolentemente, e quase nu a um canto ou preocupado com as suas conjurações beatórricas, antes queria crer neles do que negá-los.

Louis Jacolliot tinha a cultura humanista e alta compenetração literária e cientifica.

João Teixeira de Paula "O grande escritor espírita"

Fontes: Bibliothèque Nationale de France

Fontes: Paulo Neto (Artigos e Estudos)

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Ser espírita é erigir a paz edificante, organizando o cenário da nova era)

Quando tomou conhecimento das experiências de William Crookes, declarou Louis Jacolliot.

"Qual não foi o meu espanto ao ver o ilustre químico inglês, depois de experiências quase semelhantes às que presenciei na Índia, concluir, finalmente, pela existência dessa força nova do organismo, que eu antevira, timidamente, muitos anos antes"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Louis Jacolliot

 

Louis Jacolliot - O Espiritismo na Índia