WILLIAM JACKSON CRAWFORD

O GRANDE DESBRAVADOR DO Além-Túmulo

(1881 - 1920)

 

O Dr. William Jackson Crawford teve como material de pesquisa a médium Kathleen Goligher ver LINK

Apresentação da biografia:

O Dr. W. J. Crawford, (1881 - 1920) foi professor de engenharia mecânica da Universidade Queen's de Belfast, na Irlanda.

W. J. Crawford utilizando de balanças provou que a translação e a levitação de objetos e os "raps" são produzidos por "estruturas psíquicas" que emanam do corpo do médium. Provou também que o médium perde massa à medida que expele o ectoplasma, recuperando-a parcialmente ao término dos fenômenos, e que também os assistentes contribuem com alguns gramas de massa corpórea para a produção do ectoplasma.

A contribuição que o sábio inglês trouxe à metapsíquica objetiva pode levar a três direções principais: Uma teoria sobre a levitação das mesas, Uma teoria sobre os raps, Uma teoria sobre o ectoplasma.

Não é necessário esperar que a ciência psíquica tenha saído do período empírico onde ainda se encontra, para se atribuir a W. J. Crawford um lugar proeminente entre os seus codificadores. É surpreendente notar que num país, onde há quarenta anos não existe interesse senão pelas manifestações intelectuais da mediunidade, sejam as manifestações físicas aquelas que o sábio estudou com predileção exclusiva.

Ligava-se ele, assim, diretamente a Crookes, e negava as tradições estabelecidas pela Sociedade de Pesquisas Psíquicas, iniciando sua famosa enquête sobre a telepatia.

Dentre as razões que isto determinaram, está em primeiro lugar a independência de espírito desse pesquisador, que não segue escola alguma, que conhece apenas os trabalhos de seus predecessores, (ele cita somente os de Schrenck-Notzing) e que parece avesso a toda investigação teórica.

Primeiramente, Crawford foi professor de mecânica do Instituto Técnico e da Universidade de Belfast; ensinava ele, não a mecânica racional, que, por suas afinidades com a matemática pura, permite grandes evasões para fora do mundo sensível, mas a mecânica aplicada, isto é, um conjunto de leis práticas, de fórmulas semelhantes e numéricas, necessárias aos engenheiros para medir em suas construções a resistência dos materiais.

Não fiquemos surpresos ao encontrar na lista de suas obras, um Tratado Elementar de Estática Gráfica e Cálculos Termodinâmicos sobre a Entropia e a Temperatura. Crawford é o homem dos cálculos e dos diagramas, que exprimem realidades materiais.

Finalmente, terceira razão, seu médium, Mlle. Goligher era um médium de fenômenos físicos. Bem sei que os médiuns são um pouco o que deles se faz e que nesta misteriosa comunhão do subconsciente, que é a essência da metapsíquica, O médium esposa a personalidade intelectual e afetiva de seu operador.

Não há dúvida de que devemos aceitar, até segunda ordem, a diferença entre a mediunidade intelectual e a física; é cômoda e corresponde aos fatos. A descoberta acidental de um médium notável explica, em conclusão, porque Crawford constitui uma singularidade num país onde todo movimento à distância é suspeito e onde tão injustamente são tratadas as pessoas que os produzem.

William Jackson Crawford escreveu quatro obras clássicas: The Reality of Psychic Phenomena (1916), Hints and observations phenomena of spiritualism (1918), Experiments in Psychic Science (1919), The Psychic Strutures in the Galigher Circle (1921).

Fontes: William Jackson Crawford - Mecânica Psíquica

William Jackson Crawford - The psychic structures at the Goligher Circle

Ver no site os trabalhos do Pesquisador Espírita Barão Albert Von Schrenck-Notzing

Ver no site o pesquisador espírita William Crookes

Fontes: Correio Espírita (William Jackson Crawford)

Fontes: Portal Psychictruth

"Intimamente estou plenamente convencido de que os operadores são homens desencarnados. Não me ocupo senão com métodos pelos quais os fenômenos são produzidas, e pouco me interessa que os operadores sejam o que dizem ser ou elementos disfarçados do subconsciente do médium."

"É-me suficiente saber que são inteligências produzindo fenômenos. No entanto, vi e ouvi bastante no círculo Goligher e em outros círculos, para me convencer de que o homem não morre verdadeiramente na morte física mas que passa a um outro estado de existência....."

William Jackson Crawford "O Grande Pesquisador"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Artigo Espírita - O que é o Ectoplasma? (William Jackson Crawford - Mecânica Psíquica)

 

Biografia de William Jackson Crawford

 

William Jackson Crawford - Mecânica Psíquica

 

William J. Crawford - The psychic structures at the Goligher Circle (Eng)

 

William J. Crawford - The reality of psychic phenomena (Eng)

 

William J. Crawford - Experiments in psychical science (Eng)

 

William J. Crawford - Hints and observations phenomena of spiritualism (Eng)