WILLIAM USBORNE MOORE

O GRANDE PESQUISADOR DOS MÉDIUNS

(JOSEPH B. JONSON, CECIL HUSK, ETTA WRIEDT, E AS IRMÃS BANG)

O DISCÍPULO DE CHARLES RICHET

(1850 - 1918)

Biografia de William Usborne Moore:

O Vice Almirante William Usborne Moore era um comandante britânico naval, e Moore concluiu que como agrimensor, interessado em exatidão, ele era tão qualificado quanto qualquer um para investigar a questão da imortalidade da alma.

Quando ele escreveu um pequeno livro intitulado “The Cosmos and the Creeds”, atacou os ensinamentos das igrejas e manifestou dúvidas quanto à realidade de uma vida futura. Se tornando adepto do agnosticismo. Logo após que o livro foi publicado, Moore começou a ter dúvidas sobre seu agnosticismo, pois ele não tinha investigado fontes de provas fora dos estreitos limites das igrejas.

Começou a investigação do Espiritismo e de seus médiuns. Se tornando um discípulo fiel de Charles Richet que orientava em suas pesquisa se transformando em pesquisador dedicado ao Espiritismo a partir do ano de 1904.

O livro “Glimpses of the Next State” publicado em 1911, e a obra “The Voices”, publicado em 1913, detalha a investigação dos médiuns, tanto na Grã-Bretanha e os Estados Unidos.

"Para ser breve, descobri que quanto mais eu fui para o estudo do Espiritismo mais evidente ficou que, se eu desejava ou não, a individualidade do homem não era extinta com a morte", explicou Moore.

Eu consegui através de trabalhos com médiuns a materialização de um parente próximo meu que tinha falecido a 37 anos no auge de sua vida.

Morre referiu-se como “Iola” explicando que ela própria adotou o nome espírito para evitar qualquer complicação desagradável entre amigos e parentes que não foram educados no Espiritismo.

Ele destacou que sua investigação sobre o Espiritismo não foi solicitado por qualquer desejo de consolação de perca de parentes perdidos. Seu desejo era simplesmente chegar à verdade.

Porque sentiu que a Sociedade de Pesquisas Psíquicas foi demasiado rápido para demitir alguns médiuns como sendo fraudes completo ou ter mais nada a ver com eles, Moore se divorciou-se da organização e referiu-se à SPR como o “Sociedade para a Prevenção da Pesquisa”.

Enquanto Moore sentou-se com grandes médiuns para investigação tais como: Joseph B. Jonson, Cecil Husk, Etta Wriedt, e as Irmãs Bang.

E para citar somente uma sessão realizada com um médium em seus vastos trabalhos realizados no campo da mediunidade:

Ele experimentou a mediunidade física e mental. Ao sentar-se com Joseph B. Jonson de Toledo, Ohio, aonde testemunhou muitas materializações, incluindo seu pai e mãe.

"Nestes não havia possibilidade de erro", escreveu ele, mencionando que seu pai tinha como característica "Iron Duke" em que o viu em boa luz.

Em uma sessão, ele observou cerca de 25 formas espíritos que emergem do armário materializados e estava certo de que não havia alçapões de qualquer tipo em que confederados em trajes poderia ter sido admitido.

Eles vieram em todos os tamanhos e formas. Enquanto alguns dos espíritos materializados voltaram ao gabinete, e outros se evaporaram ou dissolvem-se no chão.

Fontes: Spiritualist Resources

Iola

Ver no site o Pesquisador Espírita Charles Richet

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Silvio Ravaldini Fenomeni della Medianità - Documentario La Morte non Esiste Completo) (Silvio Ravaldini è presidente della Fondazione Biblioteca Bozzano De Boni, in questa rara intervista racconta di aver vissuto i più grandi fenomeni dell'alta medianità attraverso le facoltà di alcuni medium. Consultare per maggiori informazioni il sito della fondazione, Ernesto Bozzano, Gastone De Boni)

Fontes: Spiritualist Resources

Fontes: Espiritualidade e Sociedade

 

"O princípio dos fenômenos psíquicos repousa, como já vimos, nas propriedades do fluido perispiritual, que constitui o agente magnético; nas manifestações da vida espiritual durante a vida corpórea e depois da morte; e, finalmente, no estado constitutivo dos Espíritos e no papel que eles desempenham como força ativa da Natureza."

Allan Kardec - A Gênese - Os milagres segundo o Espiritismo, cap. XV - Os milagres do Evangelho - Superioridade da natureza de Jesus, item 1.

"O Espiritismo tem consequências de tal gravidade; toca em questões de tal alcance; dá a chave de tantos problemas; oferece-nos, enfim, tão profundo ensino filosófico, que ao lado de tudo isso uma mesa girante é pura infantilidade."

Allan Kardec - Discurso de encerramento do ano social (1858-1859)

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de William Usborne Moore

 

William Usborne Moore - Glimpses of the Next State (1911) (Eng)

 

William Usborne Moore - The Voices (1913) (Eng)