CHRYSANTO DE BRITO

OS PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

 

CHRYSANTO DE BRITO

Allan Kardec e o Espiritismo

(BIOGRAFIA DE ALLAN KARDEC)

Trechos da obra:

Chrysanto de Brito era um velho cearense e funcionário do Governo. Morreu sem filhos, porém deixou uma obra magnífica e que deve ser lida com atenção, pois o autor estudava a doutrina kardecista muito seriamente, o que pode ser observado no decorrer desta obra.

Avesso aos auditórios espíritas, pouco participava do movimento espírita da época. Entretanto, sua modéstia acumulou uma grande bagagem de conhecimentos da doutrina.

Nesta obra composta de dez capítulos o autor nos apresenta os seguintes assuntos: Allan Kardec e o homem; Allan Kardec e sua missão; Allan Kardec e o método; O espiritismo e seus princípios fundamentais; O problema mediúnico; As questões do animismo no espiritismo; O problema da identificação no espiritismo; A moral do espiritismo; O espiritismo e a ciência; Influência e evolução do espiritismo e Último ano de Allan Kardec.

O presente livro é, pois, uma contribuição apreciável à bibliografia espírita. Nele, o leitor verá certamente como o autor se esforçou para fixar bem o verdadeiro papel de missionário desempenhado por Allan Kardec na organização da doutrina espírita.

Quem contempla hoje um retrato de Allan Kardec não pode ter a idéia do que foi seu caráter, não pode imaginar que naquela figura vigorosa, de fisionomia tão austera, aparentando antes uma rigidez exagerada de sentimentos, pouco disposta a perdoar faltas, se escondia uma alma tão boa, tão simples e tão generosa.

Fontes: Pensamento Social Espírita

Fontes: Projeto Allan Kardec (Coleção de Manuscritos de Allan Kardec)

Fontes: Allan Kardec.OnLine (Manuscritos Raros e Inéditos de Allan Kardec - Museu Virtual e Historiografia do Espiritismo)

"Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei."

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"

"Em todas as coisas, as ideias novas devem encaixar-se nas ideias adquiridas. Se estas não estão suficientemente elaboradas e consolidadas no cérebro; se o espírito não as assimilou, aquelas que aí quisermos implantar não criarão raízes. Estaremos semeando no vazio."

Allan Kardec "Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Chrysanto de Brito - Allan Kardec e o Espiritismo