CANUTO ABREU

TRADUTOR DA 1º EDIÇÃO DO "O LIVRO DOS ESPÍRITOS"

PUBLICADO POR ALLAN KARDEC EM 1857

 

O site vem apresentar a 1º edição do O Livro dos Espíritos ordenados pelo grande cientista do invisível Allan Kardec e que em face da republicação atualizada em 1860, possui um valor mais histórico do que doutrinário.

Allan Kardec aguardou a reimpressão do livro para incorporar todo o conjunto de instruções que possuía, e aproveitando para dar à distribuição das matérias uma ordem muito mais metódica, suprimindo ao mesmo tempo tudo quanto tivesse duplo sentido.

Tudo isso por espírito de cautela, considerando o farto material que possuía em março de 1860.

A Segunda edição, portanto, do O Livro dos Espíritos, foi inteiramente refundida e consideravelmente aumentada. Pode ser considerada como obra nova, embora os princípios fundamentais da primeira edição tenham sofrido alterações mais de forma do que de substância, salvo pouquíssimas exceções, que são antes complementos e esclarecimentos do que verdadeiras modificações.

O Codificador não publicou todo material que já possuía para a segunda edição do L.E. Deliberou aproveitar o restante das instruções do Benfeitores para publicar, em 1861, O Livro dos Médiuns, que para vários estudiosos poderia ter intitulado de O Livro dos Espíritos Volume II.

A obra O Livro dos Espíritos enfatiza a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns. Pedimos aos confrades que queiram conhecer o trabalho de Allan Kardec em sua totalidade seguir o link dentro do site. (ALLAN KARDEC)

Jorge Hessen

A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas

Apresentação da obra:

Este trabalho é fruto do "escaneamento" (scanning) da edição bilíngüe do O Livro dos Espíritos primeira edição realizada em 1957 com tradução então de Canuto Abreu.

O objetivo é fornecer material para pesquisadores do kardecismo, de modo a poderem comparar o texto da primeira edição com o das edições atuais (que vieram da terceira e "definitiva" edição do O Livro dos Espíritos, de 1860. A primeira edição foi em 1857). É importante que se identifique as diferenças entre a primeira e a terceira edições, e que se reflita a respeito dos possíveis motivos de tais diferenças. Retirou-se as Notas do Tradutor e o Apêndice.

Este trabalho está longe de ser perfeito, ou seja, os erros de reconhecimento do programa OCR (optical character recognition) foram deixados sem correção.

Contudo, tenho confiança de que em pouquíssimas situações haverá dificuldade, ao se comparar os trechos em francês com os em português, de se identificar as idéias expressas.

Esperemos que em um futuro próximo alguma instituição espírita brasileira se conscientize da importância de se divulgar matérias originais como esse, e ofereçam edições oficiais do O Livro dos Espíritos primeira edição, tanto em português como em francês.

Fontes: Temário da Obra Kardequiana (Allan Kardec de A a Z)

Fontes: Biblioteca Espírita - O Consolador

"O que deu lugar ao êxito da doutrina exposta em O Livro dos Espíritos e em O Livro dos Médiuns foi que em toda a parte todos receberam diretamente dos Espíritos a confirmação do que esses livros contêm.

Se de todos os lados tivessem vindo os Espíritos contradizê-la, já de há muito haveriam aquelas obras experimentado a sorte de todas as concepções fantásticas. Nem mesmo o apoio da imprensa as salvaria do naufrágio, ao passo que, privadas como se viram desse apoio, não deixaram elas de abrir caminho e de avançar celeremente.

É que tiveram o dos Espíritos, cuja boa vontade não só compensou, como também sobrepujou o malquerer dos homens. Assim sucederá a todas as ideias que, emanando quer dos Espíritos, quer dos homens, não possam suportar a prova desse confronto, cuja força a ninguém é lícito contestar."

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Livro dos Espíritos (Editora FEB)

 

Canuto Abreu (Tradutor) - Allan Kardec/Le Livre des Esprits (1ª edição - 1857) Allan Kardec - Le Livre des Esprits (1ª edição - 1857) (Fr.)