SIR JOSEPH OLIVER LODGE

POR QUE CREIO NA IMORTALIDADE DA ALMA

 

Título original em inglês

Oliver Lodge - Why I believe in personal immortality

Doubleday, Doran

Londres (1929)

Sinopse da obra:

Nesta obra Sir Oliver Lodge faz um resumo das experiências levadas a efeito ao longo de anos de pesquisa científica, e que o levaram à convicção da sobrevivência do ser espiritual após a morte do corpo físico.

Os inúmeros contatos mediúnicos travados com o espírito de Raymond, seu filho, morto em 1915, durante a guerra, fortaleceram ainda mais sua convicção sobre a imortalidade da alma.

Todas as suas pesquisas e experiências mediúnicas se resumem nesta afirmativa, tirada de suas próprias palavras:

“Que nos baste saber, no momento, que esta vida não é o fim de nossa individualidade e que, se soubermos utilizá-la com retidão, constituirá ela a primeira etapa, por muito tempo adiada, de uma tarefa sempre mais efetiva, tarefa em harmonia com a nossa natureza íntima, equivalente, por conseqüência, à liberdade completa.”

Questões preliminares tiradas da obra

A. Como devemos agir com relação às comunicações mediúnicas?

R.: As mensagens recebidas falam das experiências no Além, de assuntos terrenos e muitas tratam de “assuntos não verificáveis”. Não temos nenhum meio de pôr à prova tais asserções ou de verificar o que há de verdade nessas mensagens, razão pela qual é preciso considerá-las com prudência. (Por que creio na imortalidade da alma, págs. 90 e 91.)

B. Qual é o objetivo das mensagens espirituais?

R.: As mensagens espirituais representam tentativas para nos convencer e não para nos embalar, antes para nos fazer entender que os nossos chamados desaparecidos estão sempre ativos e vivos e que eles são tão felizes quanto lhes permitimos, porque a nossa dor os faz sofrer. (obra citada, pág. 92.)

C. Qual é, segundo Lodge, um dos grandes méritos das comunicações mediúnicas?

R.:   É o alívio e o conforto que elas trazem aos que se acham do outro lado do véu. Nos tempos de tristeza geral, essas mensagens são necessárias e bem numerosas e nos vêm de todas as maneiras. (obra citada, pág. 93.)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Palestra CEEB - Jose Passini - A Imortalidade da Alma)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Américo Sucena - Palestra espírita - Quando eu for para a vida espiritual o que pode acontecer)

"Semeia-se um corpo animal, e ressuscita-se corpo espiritual. Pois se existe um corpo animal, existe também um corpo espiritual."

I - Epístola aos Coríntios (15:44)

"Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é todo um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demande tempo, muito tempo mesmo?"

Allan Kardec - O Livro dos Espíritos, Introdução, item XIII

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Oliver Lodge - Por que Creio na Imortalidade da Alma PDF

 

Oliver Lodge - Pourquoi je crois a l’immortalité personnelle (1929 (Fr)