DE RIVAIL A ALLAN KARDEC

Coleção CSI DO ESPIRITISMO – Volume 2

Carlos Seth

 

O Segundo Volume da série "CSI do Espiritismo", este volume traz importantes dados biográficos de Allan Kardec, de seus familiares e de pessoas com quem ele se relacionou, antes, durante e depois da codificação da Doutrina Espírita, contribuindo assim para que, a partir de dados históricos bem evidenciados e sustentados por fontes seguras, possamos conhecer melhor a personalidade do codificador do Espiritismo e compreendermos a dimensão de sua obra. (VER O PRIMEIRO VOLUME)

 

Adaptação da monografia:
Os períodos pré e pós-Kardec
(Dados biográficos d Kardec, parentes e personagens relacionados)
 

Revisada em outubro de 2020
Allan Kardec.Online - Museu Online do Espiritismo

 

Investigação sobre as Sessões Mediúnicas da Codificação
Casos Arquivados CSI (Codification Séances Investigation) – Cold Cases
CSI do Espiritismo - Imagens e Registros Históricos do Espiritismo

1ª edição
São Paulo, outubro de 2020

 

Distribuição gratuita:

Portal Luz Espírita

Autores Espíritas Clássicos

Apresentação:

Carlos Seth Bastos

Administrador CSI do Espiritismo

Em agosto de 2018, Carlos Seth Bastos criou uma fanpage na rede social Facebook intitulando a “Imagens e Registros Históricos do Espiritismo, trazendo na foto de perfil a inscrição CSI: Codification Séances Investigation (1), pretendendo, por esta página, publicar anotações suas sobre aspectos históricos relacionados à codificação do Espiritismo a partir de investigações a propósito de aspectos diversos, por exemplo, detalhes biográficos de personagens menos conhecidos ou mesmo desconhecidos do movimento espírita. Se foi uma iniciativa despretensiosa ou não, pouco importa; o fato é que esta página ganhou destaque já pelas descobertas e o interesse geral do público cresceu na mesma medida em que as pesquisas foram se robustecendo até naturalmente expor o exímio pesquisador que é o autor do CSI, em benefício da Historiografia Espírita.

(1) Ver: https://www.facebook.com/HistoriaDoEspiritismo/ - Nota desta Adaptação – Carlos Seth

Carlos Seth Bastos é engenheiro eletrônico de formação, expert em logística de telecomunicações, natural de São José dos Campos e residente em Jacareí, ambos municípios do Estado de São Paulo, com passagem profissional em multinacionais até se aposentar e então intensificar suas pesquisas espíritas e publicações para a sua página. Espírita de longa data, é também presidente do Centro Espírita Amor a Jesus na cidade onde reside.

A denominação da fanpage é uma alusão ao seriado C.S.I.: Investigação Criminal (C.S.I.: Crime Scene Investigation), produzido pelo canal de televisão americana CBS, com a sigla parodiada para Codification Séances Investigation, correspondente, em português, a Investigação sobre as Sessões mediúnicas da Codificação — exatamente o teor elementar da fanpage criada por Carlos Seth. E a alusão é justa, porque é com a semelhante presteza dos personagens investigadores do referido seriado que o pesquisador espírita atua na coleta de dados concretos que possam ser úteis para uma melhor compreensão da História do Espiritismo, valendo-se das mais seguras referências.

Assim é que Carlos Seth tem apresentado — de forma gratuita e praticamente em tempo real — os resultados de seus achados, que já são bastantes e muitíssimo relevantes para o resgate histórico da nossa doutrina, e que só tendem a crescer, posto que lhe são notáveis o interesse em servir à causa e o menosprezo à promoção pessoal.

Por todas essas credenciais, editamos esta Coleção CSI com as monografias publicadas por Carlos Seth, a começar por este volume, que reúne suas descobertas sobre alguns coadjuvantes da Codificação do Espiritismo.

Ery Lopes

São Paulo, 24 de outubro de 2020

CONTEXTUALIZAÇÃO DO CASO

O objetivo inicial do CSI do Espiritismo era apenas as sessões mediúnicas da chamada Codificação Espírita, mas fizemos também algumas explorações no período Rivail e nos desdobramentos da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas após a desencarnação de Allan Kardec.

Como privilegiamos apenas informações "inéditas" à época de nossas publicações avulsas, os dados já bastante difundidos no movimento espírita não fazem parte desta monografia, que apenas consolida todas aquelas publicações nossas.

NOTAS

Ao longo da monografia, quando textos são simplesmente traduzidos, os comentários entre "<Colchetes>" são nossos. Usamos a mesma nomenclatura para qualquer outro comentário. Quando não informado o contrário, todos os endereços de internet foram consultados e reconfirmados no dia 27/04/2020.

SUMÁRIO DA OBRA

DE RIVAIL A ALLAN KARDEC

 

1. Registros do estado civil - 2. Endereços - 3. Profissões anteriores

4. Alguns biógrafos - 5. Yverdon - 6. Carreira militar

7. Obras - 8. Carreira educacional - 9. Sociedades

10. Teatros - 11. Viagens - 12. Últimas atividades

13. Curiosidades - 14. Análises fotográficas - 15. O filme (crítica)

16. Resumo cronológico - 17. Sociedade Anônima

18. Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas pós-Kardec

19. União Espírita Francesa

20. Respectivos periódicos das sociedades pós-Kardec

21. Comentários finais

01 - CSI do Espiritismo

Registro de nascimento de Amélie-Gabrielle Boudet, a Madame Kardec (dia anterior a 2 de frimaire do ano 4 do calendário revolucionário francês, equivalente a 22 de novembro de 1795 do nosso calendário gregoriano atual.

02 - CSI do Espiritismo

Registro de nascimento de Allan Kardec

03 - CSI do Espiritismo

Registro reconstituído do casamento de Allan Kardec com Amélie Gabrielle Boudet

04 - CSI do Espiritismo - Endereços que viveu Allan Kardec

Ao longo de quase 50 anos, Allan Kardec morou ou trabalhou em mais de 10 endereços em Paris. Muitos espíritas estudiosos estão familiarizados com alguns endereços, como Rua dos Mártires n° 8 Passagem da Rua Sainte-Anne n° 59, que na verdade são os mais importantes da Codificação, além das primeiras sedes da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

H. L. D. Rivail - Cours pratique et théorique d'arithmétique - Tome Premier / Tome Second (1824)

Autor de vários livros didáticos, entre os quais destacamos o primeiro, sobre Aritmética, de 1823 / 1824, o Sr. Rivail, além de diretor de escolas e contador, como já sabíamos, foi dono de um banque des échanges.

06 - CSI do Espiritismo - Biógrafos de Allan Kardec

Henri Sausse, Pierre-Gaëtan Leymarie, Anna Blackwell

07 - CSI do Espiritismo - Anúncio do Instituto de ensino do Sr. Rivail no jornal Le Courrier de Paris

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k4707205d/f4.item.r=rivail.zoom

08 - CSI do Espiritismo - Boletim da Sociedade para a Instrução Elementar de janeiro de 1851

Na carreira educacional de prof. Rivail as dificuldades financeiras acompanharam sempre o casal, e tiveram que recorrer a uma hipoteca no valor de 10.000 francos em 24 de agosto de 1849, eram muitos generosos: em 1851 o prof. Rivail doam 100 francos aos alunos pobres, conforme apontou Charles Kempf no Boletim da Sociedade para a Instrução Elementar de janeiro de 1851.

https://books.google.com.br/books?id=nrMEAAAAQAAJ

09 - CSI do Espiritismo - Viagens de Rivail registradas entre 1818 a 1846

10 - CSI do Espiritismo - Viagens registradas de Kardec entre 1860 e 1868

11 - Encyclopédie Spirite - Planta baixa da Villa Ségur

Villa de Ségur sur l'avenue de ce nom n° 37 et 39

12 - Villa de Ségur que foi a casa de Allan Kardec e da Sra. Allan Kardec

A vila de Ségur (Villa de Ségur, em francês) era, àquela época, uma área praticamente rural, se comparada à turbulência urbana do centro de Paris. Lá, o casal Kardec adquiriu uma grande propriedade, onde o codificador pretendia construir um grande complexo espírita, incluindo um museu do Espiritismo e um asilo para os confrades menos favorecidos, além de uma residência particular para ele e sua esposa. Kardec reformou Ségur e construiu quatro casas, e uma quinta para um tal Roquet que, posteriormente a Sra. Kardec a comprou.

Não houve tempo para ele realizar todo o projeto, mas foi lá que a viúva Kardec morou até sua desencarnação.

13 - CSI do Espiritismo - Processo de sucessão de Amélie Boudet

14 - CSI do Espiritismo - Amélie Boudet

A fotografia de Amélie Boudet, compartilhada por Philippe Leymarie é mesma da Sra. Kardec?

15 – CSI do Espiritismo - Porta Retrato de Allan Kardec

Fotografia "original" de Allan Kardec do estúdio de Charles Mammès Leymarie, "descoberta" pelo CSI do Espiritismo. No verso, dedicatória a Enrique Pastor Bedoya (que aliás usava o pseudônimo de Alverico Perón), presidente da Sociedade Espírita de Madrid.

CSI do Espiritismo - Linha do tempo da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE)

16 - CSI do Espiritismo – Os 40 anos da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE)

Fundada por Allan Kardec (1858 - 1890)

Fontes: Canal do IDEAK (Live IDEAK - Comemoração do Aniversário de Allan Kardec - Cosme Massi & Amigos) Participação: Cosme Massi IDEAK - Criador da KARDECPEDIA, Carlos Seth - Criador do CSI do Espiritismo, Klaus Chaves Alberto, Marcio da Cruz (Mediador da Live), Marcus Machado,  Rosana Voigt.

Fontes: Canal Espiritismo Em Kardec (Papo ao Vivo com Charles Kempf) (Historiografia Espírita) Charles Kempf, Presidente da Féderation Spirite Française e profundo conhecedor da vida de Allan Kardec.

Fontes: CSI: História do Espiritismo (Acessar o Facebook)

Fontes: Luz Espírita - Espiritismo em Movimento (Lançamento da obra)

Fontes: Allankardec.Online (Museu Virtual Historiografia do Espiritismo) (Acessar o Facebook)

"Uma sociedade cujos membros fossem todos guiados pelo amor ao próximo; que inscrevesse a caridade no alto de todos os seus códigos, seria feliz, e em breve veria apagarem-se os ódios e as discórdias. O Espiritismo pode realizar este prodígio e o fará, a despeito dos que ainda o agridem, porque os agressores passarão, mas o Espiritismo permanecerá"

Autor: Allan Kardec - Revista Espírita, agosto de 1860 - Concordância espírita e cristã

 

"Um equívoco muito frequente entre novos adeptos é o de se julgarem mestres após alguns meses de estudo. O Espiritismo é uma Ciência imensa, como bem sabeis, e experiência em sua prática não se adquire senão com o tempo, aliás como em todas as coisas"

Allan Kardec -  Revista Espírita 1861, novembro - Reunião geral dos Espíritas Bordeleses - Discurso do Allan Kardec

"Procurai no Espiritismo aquilo que vos pode melhorar. Eis o essencial. Quando os homens forem melhores, as reformas sociais realmente úteis serão uma consequência natural"

Allan Kardec - Revista Espírita, fevereiro de 1862 - Cumprimentos de ano-novo

"O melhor meio de provar a realidade do efeito [do Espiritismo] é fazer sua aplicação a si mesmo"

Allan Kardec - Revista Espírita, novembro de 1861 - Discurso do Sr. Allan Kardec

 

 RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

CSI 2 - De Rivail a Kardec por Carlos Seth (CSI do Espiritismo)

 

CSI 1 - Coadjuvantes da Codificação Espírita por Carlos Seth (CSI do Espiritismo)

 

Allan Kardec - Obras Completas (Obras fundamentais de Kardec)