Carta de um espírita

Ao

Dr. Francisco de Paula Canalejas

(Alverico Péron)

 

Lançamento original:

Carta de un Espiritista
Al Dr. D. Francisco de Paula Canalejas

Imprensa de Manuel Galiano

Praça dos Ministérios, 3

Madrid – 1861

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

Tradução do Espanhol: Teresa da Espanha

Revisão: Irmãos W. e Ery Lopes

Formatação: Alexandre R. Distefano
 

  Versão digitalizada:

© 2021

 Distribuição gratuita:

Portal Luz Espírita

Autores Espíritas Clássicos

 Introdução da obra:

A primeira obra espírita publicada na Espanha: “Carta de um espírita ao Dr. D. Francisco de Paula Canalejas”, de Alverico Perón (Enrique Pastor y Bedoya) que foi cronologicamente falando, o primeiro grande pioneiro do espiritismo espanhol e também o autor da primeira obra espírita surgida na Espanha, no ano de 1861, apenas quatro anos após a publicação do “Livro dos Espíritos”.

Foi publicado inicialmente como anônimo no jornal madrileno La Razón e intitulou-se “Carta de um espírita ao Dr. D. Francisco de Paula Canalejas”. Datada em 15 de Junho de 1861, é constituído de um folheto com extratos de “O que é o Espiritismo?”, de Allan Kardec. Mais tarde, em 1865, foi publicada uma edição na Imprensa de Manuel Galiano (Madri) e três anos mais tarde na revista O Critério Espírita que foi fundado por Alverico Perón, que iria reproduzi-la em suas colunas, os seus dois primeiros números correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 1868.

A publicação no jornal La Razón gerou grandes debates calorosos na imprensa espanhola aonde o D. Francisco de Paula Canalejas ataca Enrique Pastor y Bedoya (Alverico Perón) e este faz a defesa dos ideais e fundamentos do espiritismo que foram codificados por Allan Kardec.

Revista Espírita:

Apresentação de Allan Kardec

Bibliografia

Carta de un espiritista
(Carta de um espírita)

Ao Dr. Francisco de Paula Canalejas

Brochura impressa em Madri, em língua espanhola o contendo os princípios fundamentais da Doutrina Espírita, tirados de O que é o Espiritismo, com esta dedicatória:

“Ao senhor Allan Kardec, o primeiro que descreveu com método e coordenou com clareza os princípios filosóficos da nova escola, é dedicado este humilde trabalho, por seu devotado correligionário.”

Malgrado os entraves que as ideias novas encontram nesse país, o Espiritismo aí encontra simpatias mais profundas do que se poderia supor, principalmente nas classes elevadas, onde conta numerosos adeptos, fervorosos e devotados. Porque aí, devido às opiniões religiosas, os extremos se tocam e, aliás, como em toda parte, os excessos de um uns produzem reações contrárias. Na antiga e poética mitologia, teriam feito do fanatismo o pai da incredulidade.

Cumprimentamos o autor deste opúsculo por seu zelo na propagação da doutrina e agradecemos sua graciosa dedicatória, bem como as boas palavras que acompanham a remessa da brochura. Seus sentimentos e os de seus irmãos em crença se refletem nesta frase característica de sua carta: “Estamos prontos a tudo, mesmo a baixar a cabeça para receber o martírio, como a erguemos bem alto para confessar a nossa fé.”

Allan Kardec - Revista Espírita de Abril de 1867

DR. D. FRANCISCO DE PAULA CANALEJAS

(O CATEDRÁTICO ESPANHOL)

(1834 - 1883)

Fontes: Grupo Espírita de La Palma

Fontes: Curso Espírita (Espiritismo na Espanha)

Alverico Perón foi incansável defensor da filosofia espírita, a cujo sucesso contribuiu notavelmente, trabalhando em seu favor quando o tempo e as circunstâncias lhe permitiram fazê-lo; seu lema foi sempre a lei do amor e do dever, e a crença em um ser eterno.

Uma das suas últimas tarefas no seu denodado esforço pela divulgação da Doutrina dos Espíritos foi a fundação em 1896 em Barcelona, do semanário espírita Sócrates, de breve duração. Porém, apesar da sua efêmera vida, circunstância que acreditamos devida ao prematuro falecimento do seu promotor, a revista publicaria durante a sua breve existência uma ótima biblioteca, com interessantes folhetos.

Oscar Garcia Rodriguez "Grupo Espírita de La Palma"

 

 RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O que é o Espiritismo

 

Carta de um espírita Ao Dr. Francisco de Paula Canalejas por Alverico Perón 

 

Carta de un Espiritista Al Dr. D. Francisco de Paula Canalejas Por Alverico Perón (1861) (Esp.)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado