Société du mesmérisme de Paris

fondée en 1844

SOUS LA PRèSIDENCE HONORAIRE

LE BARON DU POTET

(1844 - 1861)

 

salon du waux-hall

rue de la douane, 18

PARIS

 

1) SOCIÉTÉ DU MAGNÉTISME DE PARIS fundada em 1815, pelo Marquês Puységur (1751 - 1825) descobridor do sonambulismo magnético juntamente com (J.P.F. Deleuze) (1753 - 1835. Realizam a divulgação do Magnetismo através dos periódicos: Annales du Magnétisme Animal, Bibliothèque du Magnétisme Animal, Archives du Magnétisme Animal. Sendo que Aubin Gauthier reconstitui a Société de Magnétisme de Paris em 1843 e fundou a Revue Magnétique em 1844.

2) Société Philanthropico-Magnétique fundada em 1840, no 2º arrondissement, na rue de Louvois, 8. Realizavam a divulgação do Magnetismo através do periódico L'Union Magnétique.

3) Société du MesmÉrisme de Paris fundada pelo Barão du Potet (1796 - 1881) em 17 de fevereiro de 1844 e se localizavam em 1845 à rue Tiquetonne, 10, também no 2º arrondissement. Realizavam a divulgação do Magnetismo através do periódico Journal du Magnétisme.

4) Jury Magnétique fundada em 1847.

No dia 23 de março de 1861, no Banquete Mesmérico dedicado ao nascimento de Franz Mesmer, ocorreram a União de 04 Sociedades Magnéticas de Paris: Société du Magnétisme de Paris, Société Philanthropico-Magnétique, Société du Mesmérisme de Paris e o Jury Magnétique dando a origem a Société de Magnétisme de paris. Realizavam a divulgação do Magnetismo através do periódico L'Union Magnétique.

5) Société Magnétique de France refundada em 06 de outubro de 1887, por Hector Durville (1849 - 1923) na rue boulevard du Temple, 05, Realizavam a divulgação do Magnetismo através do periódico Journal du Magnétisme.

6) Sociétés des Magnétiseurs Spiritualiste fundada em 1848, na rue Saint-Denis, 265 por Louis Alphonse Cahagnet (1809 - 1885). Realizavam a divulgação do Magnetismo através do periódico Magnetiseur Spiritualiste.

7) Société Spiritualiste fundada em 1860, na rue Bouloi, 21 em Paris por Zéphyre Joseph Piérart (1810 - 1878) e tinha como membro honorário a figura lendária do Barão Luis Guldenstubbé. Era competidor dos trabalhos da Codificação Espírita que estavam sendo elaborados por Allan Kardec e também um crítico feroz da obra O Livro dos Espíritos.

APRESENTAÇÃO:

O MAGNETISMO

Por volta dos anos 40 do século XIX, existiam duas sociedades magnéticas em Paris: a Société du Mesmérisme e a Société Philanthro-Magnétique.

A Société du Mesmérisme foi fundada em 17 de fevereiro de 1844 com o nome de: "Société de Philosophie Appliquée au Magnétisme"[4], tendo por objetivos o conhecimento do magnetismo animal e a sua difusão, segundo os princípios de Franz Anton Mesmer (1734 - 1815) e os seus discípulos.

O endereço desta associação em 1845 era a Rua Tiquetonne, 10, também no 2º (58) arrondissement [5]. É exatamente o mesmo prédio em que viveu Allan Kardec de 1841 a 1843. A partir daí ele já tinha se mudado para outros endereços. E onde o famoso magnetizador Sr. Cahagnet também viveu na Rua Tiquetonne, mas no nª. 18, por volta de 1848; e o Sr. Roustan se mudaria para os números 12 ou 14 em 1856.

A  Société du Mesmérisme publicava o "Journal du Magnétisme" do Sr. Barão Du Potet, que mais tarde se interessaria pela Teosofia.

A Société Philantropico Magnétologique que foi fundado em 1840, no 2º arrondissement, na rue de Louvois, 8.[3] Realizavam a divulgação do Magnetismo através do periódico L'Union Magnétique.

Alguns conhecidos integrantes da Société Philantropico Magnétologique eram o Sr. Millet (residente na Rua Saint Honoré, 373 do 8º arrondissement em 1850 [6]) e o Sr. Fortier (Rua de Babylone, 68 do 7º arrondissement também em 1850 [7, 8]). Conforme anotado na Revista Espírita de junho de 1858, Allan Kardec recebeu convites para os dois banquetes anuais em comemoração ao aniversário de Mesmer, e aceitou participar da Société Philantropico Magnétologique, conforme podemos deduzir por ele ter se referido ao sr. Du Planty.

Em 1854, o Dr. Marquês Du Planty era o presidente da Société Philantropico Magnétologique [9], embora tenha renunciado neste mesmo ano [10], enquanto Barão Du Potet o era da Société du Mesmérisme [11]. Note que em 1860, Du Planty já tinha retornado à presidência da Société Philantropico Magnétologique [12], enquanto o Dr. Léger estava na presidência da Société du Mesmérisme. [12]

Embora Allan Kardec tenha dito em 1857 na obra O Livro dos Espíritos [1], e em seguida na Revista Espírita em junho de 1858 [2], que estudava o tema sobre o magnetismo havia 35 anos, que significa que o fazia desde logo depois do seu retorno de Yverdon em 1822, não encontramos nenhuma evidência que ele tenha sido membro de qualquer destas duas sociedades.

No dia 23 de março de 1861, no Banquete Mesmérico dedicado ao nascimento de Franz Mesmer, ocorreram a União de 04 sociedades magnéticas de Paris: Société du Mesmérisme, Société Philanthro-Magnétique, Le Société de Magnétisme e a Jury-Magnétique e dando a origem a Société DE Magnétisme DE PARIS.

Em abril de 1878, o magnetizador Hector Durville retomou a publicação do Journal du Magnétisme, do qual Du Potet havia publicado 20 volumes, de 1845 a 1860. Este jornal reapareceu pela primeira vez com o título de Revue Magnétique. Este é considerado na coleção do Journal du Magnétisme como o 21º volume. No final do mesmo ano, ele fundou a Librairie du Magnétisme e trabalhou arduamente no estudo e na prática do magnetismo.

Em 1887, Hector Durville funda a Société Magnétique de France o que fez o magnetismo dar um imenso passo à frente ao colocá-lo definitivamente entre as ciências naturais.

CSI do Espiritismo - Imagens e Registro Históricos do Espiritismo

Lista de MEMBROS DA Société du mesmérisme de Paris:

Société du mesmérisme de Paris

LISTE DES MEMBRES AU 01 JUIN 1852

 

LISTA DE FUNCIONÁRIOS

 

I. Honorários

 

Presidente: Barão du Potet

Vice-Presidente: Dr. Cruxent

 

II. ATIVOS

comitê FORMADO PARA EXERCÍCIO

(1852 - 1853)

 

Presidente: Herbert (de Gurney)

Vice-Presidente: E.-V. Léger, Gilbert Govi.

Secretario: Louyet

Secretário Adjunto: Jules Gautier

Censor: Girollet

Censores Adjuntos: Mesmer, Gaillart

Tesoureiro Arquivista: Cosson

 

IIi. DECISÕES

 

Desde a publicação dos estatutos e regulamentos.

As sessões públicas decorrem na rue de la Douane, n.º 18, sala Waux-Hall, e as sessões privadas, rue Saint-Honoré, n.º 123 pátio e sala d'Aligre.

A contribuição mensal é definida da seguinte forma para o ano fiscal de 1852-55:

Membros titulares: 1 fr.
Membros estagiários: 1 fr. 25
Membros aderentes: 1 fr. 50

Qualquer pedido de admissão deve ser acompanhado do montante da jóia de admissão fixado em 5 francos, pelo artigo XVIII dos Estatutos.

Todos os associados, de forma indiscriminada, para entrar nas sessões públicas, devem ser munidos de um bilhete, assinado por eles próprios, que serve de cartão de entrada para os visitantes normais.

CSI do Espiritismo - Imagens e Registro Históricos do Espiritismo

Estatutos da La Société du Mesmérisme fundada por Barão Du Potet

Journal du Magnétisme - Baron Du Potet (1845 - 1946) (Fr.) (Vol. 01 / 02) (PÁG.185)

Franz Mesmer e a Société du Mesmérisme de Paris (Medalha de Bronze, Alfred Borrel, 1856)

Biblioteca Digital da Tulane University

Na data de 23 de maio, o aniversário natalício de Mesmer se realizavam anualmente o conhecido Banquete de Mesmer que movimentavam toda a Paris. Aonde eram distribuídas medalhas para os magnetizadores que se destacavam nas curas dos pacientes.

Na data de 23 de maio, o aniversário natalício de Mesmer se realizavam anualmente o conhecido Banquete de Mesmer que movimentavam toda a Paris. Sendo que foi encontrado uma possível participação do Prof. Rivail (M. Denisart) no ano de 1850 (Ver na página 297) numa lista de participação do evento que foi publicado pelo Journal du Magnétisme, e que tinha a direção mestra do Barão du Potet. (Lista em PDF)

Journal du Magnétisme - Baron Du Potet (1850) (Fr.) (Vol. 09)

Canal Youtube: Rede Amigo Espírita TV (A HISTORIOGRAFIA DO ESPIRITISMO - Live com Adair Ribeiro - Centro Espírita Amor, Luz e Caridade de São João da Boa Vista Mediação de Elaine Menato)

Fontes: CSI do Espiritismo - Imagens e Registro Históricos do Espiritismo

Fontes: Allan Kardec.OnLine (Museu virtual de manuscritos e obras de Allan Kardec e do Espiritismo) (AKOL)

Journal du Magnétisme de 10 de Maio de 1853:

“A descoberta de Franz Mesmer transpôs o círculo traçado em torno dela pelos Pupilos de nossas Academias. Ela entrou no domínio da grande imprensa, com os novos fenômenos que, corroborando-a, lhe dão sanção universal. O Journal du Magnétisme encontra-se transbordante... Pode-se dizer, com plena certeza, que o que hoje se manifesta é um grande acontecimento. E’ um século que se inicia, como jamais houve igual. A luz vai brilhar nas trevas, e as trevas compreenderão.”

Barão du Potet "Barão du Potet "O Grande Magnetizador Francês"

Allan Kardec e a questão Magnetismo:

Em nossa opinião, a ciência magnética, que professamos há 35 anos, deveria ser inseparável da seriedade. Parece-nos que, à sua verve satírica, não falta combustível neste mundo, não tomando como alvo as coisas sérias. Esquecem-se, pois, de que contra eles foi usada a mesma linguagem; que também acusavam os incrédulos de julgarem levianamente e que diziam, como nós agora, por nossa vez: “Paciência! Rirá melhor quem rir por último!”

Allan Kardec "Revista Espírita de junho de 1858"

Allan Kardec e a questão Magnetismo:

"O magnetismo preparou o caminho do Espiritismo, e o rápido progresso desta última doutrina se deve, incontestavelmente, à vulgarização das ideias sobre a primeira. Dos fenômenos magnéticos, do sonambulismo e do êxtase às manifestações espíritas não há mais que um passo; tal é sua conexão que, por assim dizer, torna-se impossível falar de um sem falar do outro.

Se tivéssemos que ficar fora da ciência magnética, nosso quadro seria incompleto e poderíamos ser comparados a um professor de física que se abstivesse de falar da luz. Todavia, como entre nós o magnetismo já possui órgãos especiais justamente acreditados, seria supérfluo insistirmos sobre um assunto que é tratado com. tanta superioridade de talento e de experiência; a ele, pois, não nos referiremos senão acessoriamente, mas de maneira suficiente para mostrar as relações íntimas entre essas duas ciências que, a bem da verdade, não passam de uma."

Allan Kardec "Revista Espírita de março de 1858"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Société du Mesmérisme de Paris - Liste des membres au 01 juin 1852 (CSI do Espiritismo)

 

Lista de participantes do banquete de Mesmer (Anna Blackwell e  Prof. Rivail (M. Denisart)

 

Hector Durville – Paul C. Jagot - Histoire Raisonnée du Magnétisme (1915) (Fr) (A História do Magnetismo)

 

Baixar todos materiais no arquivo zipado