A Imprensa Espírita no Brasil

OS JORNAIS E OS PERIÓDICOS ESPÍRITAS CLÁSSICOS

NOS PRIMÓRDIOS DO ESPIRITISMO NO BRASIL

(os grandes combatentes da causa espírita DESCONHECIDOS)

(1869 - 1933)

Apresentação do tema:

Na Revista ‘Reformador’[1] do mês de abril de 1953, foi publicado ótimo trabalho em homenagem aos pioneiros da Imprensa espírita brasileira. Reproduzimos aqui, especialmente para os leitores de “Autores Espíritas Clássicos” alguns impressionantes periódicos doutrinário do passado no Brasil. [1] Reformador /abril /1955

Aspectos e análises do cenário doutrinário de épocas recuadas:

Na compilação dos trabalhadores espíritas e dos jornais que circularam nos primórdios dos 50 anos iniciais, observa-se ampla presença espiritual nas terras do Cruzeiro do Sul através dos prepostos do Espírito de Verdade. No contexto, destacamos a Revista Espírita fundada pelo Dr. Antônio da Silva Neto, junto com a Sociedade de Estudos Espiríticos - GRUPO CONFÚCIO, em 02 de agosto de 1873 na qual tinham como desígnio proeminente o estudo das obras básicas do Espiritismo que viriam a dar configuração ao Espiritismo no Brasil em décadas posteriores.

Infelizmente paralelamente há uma invasão sorrateira dos fastidiosos volumes dos “Quatro Evangelhos” de Roustaing compostos de mistificações grosseiras, mas havia centros ainda impregnados com o trágico misticismo do protagonista visionário e antiespírita de Bordeaux.

O curioso e que nos chama atenção é que a maioria dos antigos periódicos de propaganda espírita eram quase todos ofertados ao público gratuitamente ou vendidos a preços modestos. Fruto da abnegação de líderes espíritas que bancavam com o próprio bolso a divulgação do Espiritismo. Como ocorreu nos primórdios do jornal e depois revista Reformador e a Revista Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade os de maior circulação no Brasil Imperial.

Tais periódicos espíritas apresentavam grande qualidade doutrinária sempre sintonizados principalmente com o movimento espírita francês, inclusive com a escorreita tradução das obras de Kardec.

Destaca-se nos fins do século XIX e início do século XX uma grande corrente, digamos internacionalista em que o Movimento Espírita Europeu especialmente o movimento espírita espanhol e francês enviavam gratuitamente (via postal) seus Boletins e Jornais Espíritas estimulando a boa leitura para os muitos simpatizantes e os espíritas da primeira hora no Brasil.

O núcleo central da difusão espírita estava localizado no Rio Janeiro, capital do Brasil, que afluía para centenas de espíritas espalhados nas capitais e distantes localidades provinciais brasileiras. O que impressiona era aparecimento de devotados trabalhadores espíritas nos mais distantes rincões do Norte, Sul, Leste e Oeste brasileiro, todos eles comprometidos com o objetivo de espalhar racionalmente a Terceira Revelação. Delineia-se nesse contexto uma legítima convocação dos espíritos que haviam reencarnados à época com a missão de disseminar o Espiritismo no Brasil.

Houve acirrada perseguição à época na qual podemos transcrever:

- Estando o país ainda sem uma Constituição, o Decreto nº 847, de 11 de outubro de 1890, promulgou o Código Penal da República. Este diploma, de inspiração positivista, associava a prática do Espiritismo a rituais de magia e curandeirismo, conforme expresso em seu Artigo 157, que consignava:

"É crime praticar o Espiritismo, a magia e seus sortilégios, usar de talismãs e cartomancias, para despertar sentimentos de ódio ou amor, inculcar cura de moléstias curáveis ou incuráveis, enfim, para fascinar e subjugar a credulidade pública. Pena: prisão celular de 1 a 6 meses e multa de 100$000 a 500$000."

Podemos concluir no estudo realizado por estes periódicos espíritas é fruto do esforço e da reencarnação de heroico trabalhadores nas terras brasileiras com o objetivo de espalhar a boa semente do Espiritismo no Brasil. Um deles foi Francisco Cândido Xavier, a maior antena mediúnica de todos os tempos, com certeza é ele um dos personagens cuja programação reencarnatória no período e vem inclusive confirmar tais reencarnações seletivas conforme Chico revelou para Herculano Pires numa entrevista no ano de 1971: Vejamos o que Chico disse para o entrevistador:

A esse respeito, peço licença para aditar um apontamento de Emanuel, o que me interessou muito nas conversações com ele em 1965. Perguntei a (Emmanuel) onde estavam aqueles companheiros de Allan Kardec que vibravam com a doutrina espírita na França; onde estava aquele contingente de almas heróicas, sublimes que aceitaram aquelas idéias e a divulgaram com tanto entusiasmo pelo mundo inteiro - a maior parte na França, grande parte na Bélgica, por exemplo -, então ele (Emmanuel) revelou que do último quartel do século XIX para cá, mais ou menos de quinze a vinte milhões de espíritos da cultura francesa e, principalmente, os simpatizantes da obra de Allan Kardec, reencarnaram no Brasil para dar corpo às idéias da doutrina espírita e fixarem os valores da reencarnação.

São Paulo, 28 de maio de 2016

Irmãos W. e Jorge Hessen

Jornais e Periódicos Espíritas Contidas nas Revistas Espíritas Publicados por Allan Kardec

Fontes: Hemeroteca Digital Brasileira

 Fontes: A Luz na Mente - Revista on Line de Artigos Espíritas (Imprensa Espírita)

"Acrescentemos que o estudo de uma doutrina como a espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova e grande, não pode ser feito proveitosamente, senão por homens sérios, perseverantes, isentos de prevenções e animados de uma firme e sincera vontade de chegar a um resultado".

Allan Kardec O Codificador da Doutrina Espírita

 

RELAÇÃO DE JORNAIS E OS PERIÓDICOS ESPÍRITAS CLÁSSICOS

 

01. O ECO DE ALÉM-TÚMULO - Subintitulava-se ‘Monitor do Espiritismo no Brasil’. Órgão da Associação Espirítica Brasileira, fundada em Salvador (Bahia), em julho de 1869, por Luís Olímpio Teles de Menezes. Foi o primeiro periódico espírita surgido no Brasil.

Baixar as Revistas Espíritas (Ano de 1869 - 1870)

02. REVISTA ESPÍRITA - Publicação mensal de estudos psicológicos, bancada sob os auspícios de alguns denodados espíritas da primeira hora. Redigida pelo Dr. Antônio da Silva Neto. Fundada no Rio de janeiro, em janeiro de 1875, tendo sido publicados somente 6 (seis) números, que totalizam 204 páginas.

Baixar as Revistas Espíritas (Ano de 1875)

03. POLYANTHÉA SPIRITA - Jornal Mensal da Sociedade Campista de Estudos Espíritas, fundada em Campos Goytacazes (Rio Janeiro) em 6 de agosto de 1880.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1882)

04. REVISTA DA SOCIEDADE ACADÊMICA DEUS, CRISTO E CARIDADE – Fundada em janeiro de 1881 no Rio Janeiro, coordenada pelos seguintes diretores: Dr. Antônio Pinheiro Guedes, Carlos Joaquim de Lima e Cirne, Dr. Francisco Siqueira Dias, José Antônio Val de Vez e Salustiano José Monteiro de Barros. Afonso Angeli Torteroli foi o gerente geral do periódico.

Baixar as Revistas Espíritas (Ano de 1881)

05. O ESPIRITISMO - Órgão espírita, bissemanal, dedicado ao estudo da Verdade, fundado no Rio Janeiro. em 22 de outubro de 1881.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1881)

06. UNIÃO E CRENÇA - Órgão mensal e gratuito do Grupo Espírita Fraternidade Areense. Editores: Cel. Joaquim Silvério Monteiro Leite e Afonso Távora. O primeiro número saiu a lume em 24 de março de 1881, na cidade de Areias (São Paulo).

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1881)

07. O RENOVADOR - ‘Órgão espírita’ fundado no Rio Janeiro, em 28 de agosto de 1882, pelo Major Salustiano Monteiro de Barros e Angeli Torteroli.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1882)

08. REFORMADOR - Fundado no Rio Janeiro, em 21 de janeiro de 1883, por Augusto Elias da Silva. No segundo de fundação passou, a ser órgão oficial da Federação Espírita Brasileira. De todos os periódicos citados, é o único que mantém suas publicações ininterruptas até os dias de hoje.

Fontes: Baixar as Revistas Espíritas (Ano de 1883 a 2015)

09. SÉCULO XX - Órgão da Sociedade Espírita Concórdia (Estado do Rio), da qual era presidente João Barreto. Publicação quinzenal, de distribuição gratuita, surgida em 13 de abril de 1885.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1885)

10. ESPIRITUALISMO EXPERIMENTAL - Órgão consagrado a todos os ramos de conhecimentos e especialmente à Ciência espírita. Publicação mensal fundada na Capital do Estado de S. Paulo, em setembro de 1886, por Francisco dos Santos Cruz Júnior. Dela foi representante no Rio por Elias da Silva.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1886)

11. A LUZ - Órgão do Centro Espírita de Curitiba (Paraná), fundado em 15 de janeiro de 1890 por Alfredo Caetano Munhoz e Manuel Cunha. Publicação quinzenal.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1890, 1896, 1897, 1898)

12. O REGENERADOR - Órgão do Grupo Caridade nas Trevas (Centro Espírita São Francisco de Assis), do Rio Janeiro. O primeiro número desta publicação mensal saiu em 1º de setembro de 1890.

Baixar Jornais Espíritas (1890)

13. REVISTA ESPÍRITA - Periódico mensal de estudos psicológicos e de moral, fundado em Curitiba (Paraná) em fins de 1890.

Baixar Jornais Espíritas (1890)

14. A EVOLUÇÃO - Órgão quinzenal do Centro Espírita Rio-Grandense, fundado na cidade do Rio Grande (Rio Grande do Sul), em janeiro de 1892, por Domingos Toscano Barbosa.

Baixar Jornais Espíritas (1893)

15. A VERDADE - Órgão do Centro da União Espírita e da Sociedade Espírita Cristo e Caridade, de Cuiabá (Mato Grosso), fundado em maio de 1894 pelo Capitão Pedro Antunes de Souza Ponce.

Baixar Jornais Espíritas (1894 - 1896)

16. PERDÃO, AMOR E CARIDADE - Órgão do Grupo Espírita ‘Esperança e Fé’, de Franca (Est. de S. Paulo), fundado em 1894. A princípio foi publicado anualmente, mas de 1 de setembro de 1896 em diante entrou em nova fase e passou a surgir mensalmente. No começo era de distribuição gratuita.

Baixar Jornais Espíritas (1896, 1900, 1901, 1902)

17. O ESPIRITA - Periódico mensal destinado à propaganda e defesa do Espiritismo em Pernambuco. Apareceu no ano de 1895.

Baixar Jornais Espíritas (1895)

18. RELIGIÃO ESPÍRITA - Órgão do Espiritismo religioso, mensal e de distribuição gratuita, fundado nesta Capital em 25 de dezembro de 1897. Redator-Chefe; Leopoldo da Rocha Barros.

Baixar Jornais Espíritas (1898)

19. A CARIDADE - Órgão quinzenal do Grupo Espírita Antônio de Pádua, fundado em 1º de abril de 1898 na cidade de Ouro Preto (Minas Gerais).

Baixar Jornais Espíritas (1898)

20. O GUIA - Periódico mensal destinado à propaganda e defesa do Espiritismo em Pernambuco. Apareceu no Recife em 15 de julho de 1899.

Baixar Jornais Espíritas (1900)

21 - A DOUTRINA - Órgão da Federação Espírita do Paraná apareceu no Paraná em 1900.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1906)

22. LUZ E FÉ - Periódico mensal do grupo Espírita Religioso Verdade e Luz que apareceu no estado do Ceará na cidade de Maranguape no ano de 1901.

Baixar Jornais Espíritas (1901)

23. Fraternisação -  Órgão do Congresso Espírita Caridade e Instrução apareceu no Rio Janeiro em 1902.

Baixar Jornais Espíritas (1902)

24. A CRUZ - Periódico mensal do grupo Espírita Fé, Esperança e Caridade de Amarante, surgiu no Estado de Piauí no ano de 1904.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1906)

25. O GUIA - Periódico mensal que surgiu no Estado do Amazonas em dezembro de 1905.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1905 ao Ano de 1907)

26. HUMILDADE - Periódico mensal do grupo Espírita Humildade e Fé, surgiu no Rio Janeiro em dezembro de 1906.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1907)

27. NO CEMITERIO - Periódico mensal de Porto Alegre apareceu em 1906.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1907)

28. O SEMEADOR - Periódico mensal do grupo Espírita Amor e Caridade de Parintins, no Estado do Amazonas e que surgiu no ano de 1907.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1908)

29. LUMEN -  Órgão da Federação Espírita Alagoana apareceu em 1907.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1908)

30. Eternidade: Órgão das sociedades espíritas Dias da Cruz e Allan-Kardec, apareceu em Porta Alegre em 1914.

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1914)

31. A SENDA: Órgão da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, apareceu em 1920. (Diretor Eugenio Valentim de Anchieta)

Baixar Jornais Espíritas (Ano de 1924/1925)

32. O CONSOLADOR: Orgam do Grupo Espirita Paz, cidade de Conselho Lafayette, Estado de Minas Gerais, apareceu em 1933. (Diretor Ramiro F. Maia)

Baixar Jornais Espíritas (Ano de /1933, 1934,1935, 1937)

 

Jornal Espírita - O Écho D'Alêm-Tumulo - Monitor do Espiritismo no Brasil (1869)

Revista Espirita -  Sociedade de Estudos Espiríticos - Grupo Confúcio (1875)

Revista Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade (1881)

Jornal Espírita - União e Crença (1881)

Jornal Espírita - O Renovador (1882)

Jornal Polyanthéa Spirita (1882)

Revista Reformador FEB - (1883)

Jornal Espírita - Seculo XX (1885)

Espiritualismo Experimental (1886)

Jornal Espírita - O Regenerador (1890)

Revista Espírita do Paraná (1890)

Jornal Espírita - A Evolução (1893)

Jornal Espírita - Perdão, Amor e Caridade (1896)

Jornal Espírita - A Luz (1898)

Jornal Espírita - A Caridade (1898)

Jornal Espírita - O Guia (1900)

Jornal Espírita - Humildade (1907)

Jornal Espírita - Humildade (1907)

Jornal Espírita - Humildade (1907)

Jornal Espírita - Humildade (1907)

Jornal Espírita - Humildade (1907)