Portrait de Allan kardec, Dessiné et Lithographié Par M. Bertrand, Artiste Peintre (Séc. XIX) Bibliothèque Nationale de France, Département Estampes et Photographie

 

HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL

ALLAN KARDEC

O GRANDE CIENTISTA DO INVISÍVEL

(1804 - 1869)

 

Obras completas de Allan Kardec

Em E.book

GRÁTIS PARA ABAIXAR

 

 

 

(Discurso Pronunciado Junto ao Túmulo de Allan Kardec no Cimetière Père Lachaise pelo Astrônomo Camille Flammarion)

Voltaste a esse mundo donde viemos e colhes o fruto de teus estudos terrestres. Aos nossos pés dorme o teu envoltório, extinguiu-se o teu cérebro, fecharam-se-te os olhos para não mais se abrirem, não mais ouvida será a tua palavra... Sabemos que todos havemos de mergulhar nesse mesmo último sono, de volver a essa mesma inércia, a esse mesmo pó. Mas, não é nesse envoltório que pomos a nossa glória e a nossa esperança. Tomba o corpo, a alma permanece e retorna ao Espaço. Encontrar-nos-emos num mundo melhor e no céu imenso onde usaremos das nossas mais preciosas faculdades, onde continuaremos os estudos para cujo desenvolvimento a Terra é teatro por demais acanhado. (...) Até à vista, meu caro Allan Kardec, até à vista!"

Auto-da-fé des livres spirites à Barcelone. Photographie d'après le dessin original fait sur les Revue Spirite Année 1861 - 1 fr.; par la poste, 1 fr. 25. (Séc. XIX)

Apresentação do site

Projeto "Começar pelo Começo"

Poucas pessoas conhecem a proposta de base moral com a conseqüência religiosa do Espiritismo, permanecendo a maioria na superficialidade, portanto, não usufruindo da sabedoria que os espíritos superiores passaram a Allan Kardec. A legítima fonte das verdades espíritas está exclusivamente na Codificação realizada por Allan Kardec.

As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, A Gênese.

Existem as consagradas obras complementares  que têm fortalecido as pilastras do edifício doutrinário.

O assunto pode ser lido na íntegra na entrevista abaixo.

Link: Segue a entrevista inédita de Jorge Hessen com o Presidente da FEB sobre os novos rumos da Doutrina Espírita e o Projeto “Começar pelo Começo”

Filme da vida e o trabalho de Allan Kardec

O Espiritismo De Kardec Aos Dias De Hoje - Filme Completo (Documentário Produzido pela Federação Espírita do Brasil)  

A História do Espiritismo - Allan Kardec O Codificador da Doutrina Espírita (Um breve histórico em áudio sobre a vida de Allan Kardec) 

Relação Biografias de Allan Kardec

Allan Kardec - Obras Póstumas (Biografia de Allan Kardec por A. Desliens - Discurso pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec por C. Flammarion)

5 Biografias Completas de Allan Kardec - LINK
(André Dumas - Allan Kardec sua Vida e sua Obra, Carlos Imbassahy - A Missão de Allan Kardec, Chrysanto de Brito - Allan Kardec e o Espiritismo, Henri Sausse - Biografia de Allan Kardec, Julio Abreu Filho - Biografia de Allan Kardec)

Zêus Wantuil - Francisco Thiesen (Pesquisas Biobibliográficas sobre Allan Kardec - Vol. 01 e Vol. 2) (A Grande História do Movimento Espírita)

Biografia de Amélie Boudet (Mulher de Allan Kardec)

Ermance Dufaux (A médium de Allan Kardec)

Gráfico das obras resumidas de Allan Kardec

1 - Obras Básicas da Doutrina Espírita

Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo (Contendo a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida - Por Allan Kardec - Paris, abril de 1864.)

Allan Kardec - O Livro dos Espíritos (Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade - Segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns - Recebidos e Coordenados por Allan Kardec -  Paris, 18 de abril de 1857)

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns (Guia dos médiuns e dos evocadores, contendo o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações e os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação ao Livro dos Espíritos por Allan Kardec - Paris, 15 de janeiro de 1861)

Allan Kardec - O Céu e o Inferno (Contendo o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte. Por Allan Kardec - Paris, 1º de agosto de 1865)

Allan Kardec - A Gênese (A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. - A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. - Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. - Para Deus, o passado e o futuro são o presente. Por Allan kardec - Paris 6 de janeiro de 1868)

Abaixar as Obras Básicas da Doutrina Espírita (Allan Kardec)

2 - Obras Complementares

Allan Kardec - O que é o Espiritismo (Introdução ao conhecimento do mundo invisível, pelas manifestações dos Espíritos. Contém o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e resposta às principais objeções que podem ser apresentadas - Por Allan kardec - Paris, Julho de 1865)

Allan Kardec - O Principiante Espírita (Reprodução parcial (capítulos II e III) da obra “O que é o Espiritismo”)

Allan Kardec - Viagem Espírita em 1862 (Contém: 1. As observações sobre o estado do Espiritismo - 2. As instruções dadas nos diferentes Grupos - 3. As instruções sobre a formação de Grupos e Sociedades, e um modelo de Regulamento para seu uso - Por Allan Kardec - Paris, novembro de 1862)

Allan Kardec - A Prece Segundo o Evangelho (Mais do que uma simples coletânea de preces, este livro reúne o conteúdo dos capítulos 25 a 28 de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, analisando e detalhando a prece em seus diversos aspectos: qualidade, eficácia, ação e inteligibilidade, bem como a felicidade, a paz de espírito e a serenidade)

Allan Kardec - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas (Esta é, possivelmente, a obra menos conhecida de Kardec: um manual dedicado aos médiuns. Lançada em 1858, ela serviu como uma espécie de “versão prévia” da obra definitiva “O Livro dos Médiuns”, que a substituiria, segundo as palavras de Kardec)

Allan Kardec - Revista Espírita (Importante periódico mensal publicado sob a responsabilidade direta de Allan Kardec nos anos de 1858 a 1869 - Edições da FEB)

3 - Folhetos de divulgação do Espiritismo

Allan Kardec - O Espiritismo em sua mais simples expressão (Exposição sumária do ensino dos espíritos e de suas manifestações - por Allan Kardec - Paris, 15 de janeiro de 1862) (A Primeira Obra Traduzida de Allan kardec para Língua Portuguesa por Alexandre Canu em 1862)

Allan Kardec - Resumo da Lei dos fenômenos espíritas (Algumas passagens extraídas dos numerosos artigos que Allan kardec publicou na Revista Espírita de 1858 a 1869)

4 - Textos organizados por terceiros, contendo textos extraídos das obras de Allan Kardec

Allan Kardec - Conselhos Reflexões e Máximas de Allan Kardec (Fragmentos extraídos dos doze primeiros anos da “Revista Espírita” publicadas por Allan Kardec)

Allan Kardec - Caráter da Revelação Espírita (Esse texto foi divulgado como opúsculo de Kardec; mas ele é, na verdade, uma cópia exata do capítulo I de “A Gênese”)

Allan Kardec - Resposta de Allan Kardec a um artigo publicado na Gazeta de Lyon, publicado em 1860 (A Defesa da Doutrina Espírita por Allan Kardec)

Allan Kardec - Resposta de Allan Kardec a uma mensagem dos espíritas de Lyon por ocasião do Ano Novo (Opúsculo que Allan Kardec dirigiu ao movimento espírita de Lyon publicado em 1862)

Allan Kardec - Estudo acerca da Poesia Medianímica (Coletânea de Poesias recebidas pelo médium Vavasseur, em que Kardec coloca seus comentários e interpretações), publicado em 1867)

Allan Kardec e a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (Pesquisas de Fatos Históricos Dedicados a Doutrina Espírita)

Publicações de Jornais e Periódicos Espíritas Clássicos do Período de Allan Kardec (Jornal Espírita - O Eco de Além-Túmulo - Monitor do Espiritismo no Brasil, Journal Périodique - Le Spiritisme A Lyon, Journal Périodique - L' Union Spirite Bordelaise, Revista Mensual - El Criterio Espiritista, Journal Spiritisme - La Vérité - Lyon, Journal du Spiritisme - Le Sauveur des Peuples, Journal du Spiritisme - La Lumière, Journal du Spiritisme - La Voix d’Outre-Tombe, The Spiritual Magazine)

As Bibliografias Contidas nas Revistas Espíritas Publicados por Allan Kardec (1858 à 1869) (Ermance Dufaux, Barão de Guldenstubbe, Paul Auguez, Docteur Grand, Spirite de Metz, Le Spiritisme ou Spiritualisme A Metz, Clémence Guérin - Essai Biographique sur Andrew Jackson Davis, Fables et poésies diverses par Sprit Frappeur, Eugène Bonnemère, Michel Bonnamy, Henry Stecki, Élie Sauvage, Madame W. Krell, Jean Baptiste Borreau e muitos outros)

5 - Obras de Allan Kardec em outros idiomas

Obras de Allan Kardec publicadas em outros idiomas (Francês, Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão, Países Baixos, Russo, Esperanto)

6 - O Professor Rivail e Allan Kardec

01 - O Professor Rivail  Obras raras publicadas pelo Prof. Rivail antes de se tornar o futuro Codificador da Doutrina Espírita (Allan kardec)

H.- L.- D. RIVAIL - Plano proposto para a melhoria da educação pública,
H.- L.- D. RIVAIL - Discurso pronunciado na distribuição de prêmios,
H.- L.- D. RIVAIL - Projeto de reforma de exames e de educandários para moças,
H. L. D. Rivail - Cours pratique et théorique d'arithmétique - Tome Premier/Tome Second,
H. L. D. Rivail - Cours complet théorique et pratique d'arithmétique contenant près de 3000 exercices.
02 - O Professor Rivail (O resgate histórico das lutas travadas antes de se tornar O Grande Codificador da Doutrina Espírita) Peça Teatral Chamada Une Passion de Salon editada na França em 1846

03 - O Professor Rivail (Gravuras e fotos de Allan Kardec) Portrait de M. Allan Kardec, Dessiné et Lithographié par M. BERTRAND, Artiste Peintre. (Séc. XIX)

Links Interessantes sobre Allan Kardec

Locais relacionados a Allan Kardec, em Paris atualmente LINK

Faça uma visita virtual ao Cimetière Père Lachaise e ao túmulo de Allan Kardec LINK