Portrait de Allan kardec, Dessiné et Lithographié Par M. Bertrand, Artiste Peintre (Séc. XIX) Bibliothèque Nationale de France, Département Estampes et Photographie

 

HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL

ALLAN KARDEC

O GRANDE CIENTISTA DO INVISÍVEL

(1804 - 1869)

 

Obras completas de Allan Kardec

Em E.book

GRÁTIS PARA ABAIXAR

 

 

 

(Discurso Pronunciado Junto ao Túmulo de Allan Kardec no Cimetière Père Lachaise pelo Astrônomo Camille Flammarion)

Voltaste a esse mundo donde viemos e colhes o fruto de teus estudos terrestres. Aos nossos pés dorme o teu envoltório, extinguiu-se o teu cérebro, fecharam-se-te os olhos para não mais se abrirem, não mais ouvida será a tua palavra... Sabemos que todos havemos de mergulhar nesse mesmo último sono, de volver a essa mesma inércia, a esse mesmo pó. Mas, não é nesse envoltório que pomos a nossa glória e a nossa esperança. Tomba o corpo, a alma permanece e retorna ao Espaço. Encontrar-nos-emos num mundo melhor e no céu imenso onde usaremos das nossas mais preciosas faculdades, onde continuaremos os estudos para cujo desenvolvimento a Terra é teatro por demais acanhado. (...) Até à vista, meu caro Allan Kardec, até à vista!"

Auto-da-fé des livres spirites à Barcelone. Photographie d'après le dessin original fait sur les Revue Spirite Année 1861 - 1 fr.; par la poste, 1 fr. 25. (Séc. XIX)

Apresentação do site

Projeto "Começar pelo Começo"

Poucas pessoas conhecem a proposta de base moral com a conseqüência religiosa do Espiritismo, permanecendo a maioria na superficialidade, portanto, não usufruindo da sabedoria que os espíritos superiores passaram a Allan Kardec. A legítima fonte das verdades espíritas está exclusivamente na Codificação realizada por Allan Kardec.

As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, A Gênese.

Existem as consagradas obras complementares  que têm fortalecido as pilastras do edifício doutrinário.

O assunto pode ser lido na íntegra na entrevista abaixo.

Link: Segue a entrevista inédita de Jorge Hessen com o Presidente da FEB sobre os novos rumos da Doutrina Espírita e o Projeto “Começar pelo Começo”

Filme da vida e o trabalho de Allan Kardec

O Espiritismo De Kardec Aos Dias De Hoje - Filme Completo (Documentário Produzido pela Federação Espírita do Brasil)  

A História do Espiritismo - Allan Kardec O Codificador da Doutrina Espírita (Um breve histórico em áudio sobre a vida de Allan Kardec) 

Relação Biografias de Allan Kardec

Allan Kardec - Obras Póstumas (Biografia de Allan Kardec por A. Desliens - Discurso pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec por C. Flammarion)

5 Biografias Completas de Allan Kardec - LINK
(André Dumas - Allan Kardec sua Vida e sua Obra, Carlos Imbassahy - A Missão de Allan Kardec, Chrysanto de Brito - Allan Kardec e o Espiritismo, Henri Sausse - Biografia de Allan Kardec, Julio Abreu Filho - Biografia de Allan Kardec)

Zêus Wantuil - Francisco Thiesen (Pesquisas Biobibliográficas sobre Allan Kardec - Vol. 01 e Vol. 2) (A Grande História do Movimento Espírita)

Biografia de Amélie Boudet (Mulher de Allan Kardec)

Ermance Dufaux (A médium de Allan Kardec)

Gráfico das obras resumidas de Allan Kardec

1 - Obras Básicas da Doutrina Espírita

Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo (Contendo a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida - Por Allan Kardec - Paris, abril de 1864.)

Allan Kardec - O Livro dos Espíritos (Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade - Segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns - Recebidos e Coordenados por Allan Kardec -  Paris, 18 de abril de 1857)

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns (Guia dos médiuns e dos evocadores, contendo o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações e os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação ao Livro dos Espíritos por Allan Kardec - Paris, 15 de janeiro de 1861)

Allan Kardec - O Céu e o Inferno (Contendo o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte. Por Allan Kardec - Paris, 1º de agosto de 1865)

Allan Kardec - A Gênese (A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. - A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. - Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. - Para Deus, o passado e o futuro são o presente. Por Allan kardec - Paris 6 de janeiro de 1868)

Abaixar as Obras Básicas da Doutrina Espírita (Allan Kardec)

2 - Obras Complementares

Allan Kardec - O que é o Espiritismo (Introdução ao conhecimento do mundo invisível, pelas manifestações dos Espíritos. Contém o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e resposta às principais objeções que podem ser apresentadas - Por Allan kardec - Paris, Julho de 1865)

Allan Kardec - O Principiante Espírita (Reprodução parcial (capítulos II e III) da obra “O que é o Espiritismo”)

Allan Kardec - Viagem Espírita em 1862 (Contém: 1. As observações sobre o estado do Espiritismo - 2. As instruções dadas nos diferentes Grupos - 3. As instruções sobre a formação de Grupos e Sociedades, e um modelo de Regulamento para seu uso - Por Allan Kardec - Paris, novembro de 1862)

Allan Kardec - A Prece Segundo o Evangelho (Mais do que uma simples coletânea de preces, este livro reúne o conteúdo dos capítulos 25 a 28 de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, analisando e detalhando a prece em seus diversos aspectos: qualidade, eficácia, ação e inteligibilidade, bem como a felicidade, a paz de espírito e a serenidade)

Allan Kardec - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas (Esta é, possivelmente, a obra menos conhecida de Kardec: um manual dedicado aos médiuns. Lançada em 1858, ela serviu como uma espécie de “versão prévia” da obra definitiva “O Livro dos Médiuns”, que a substituiria, segundo as palavras de Kardec)

Allan Kardec - Revista Espírita (Importante periódico mensal publicado sob a responsabilidade direta de Allan Kardec nos anos de 1858 a 1869 - Edições da FEB)

3 - Folhetos de divulgação do Espiritismo

Allan Kardec - O Espiritismo em sua mais simples expressão (Exposição sumária do ensino dos espíritos e de suas manifestações - por Allan Kardec - Paris, 15 de janeiro de 1862) (A Primeira Obra Traduzida de Allan kardec para Língua Portuguesa por Alexandre Canu em 1862)

Allan Kardec - Resumo da Lei dos fenômenos espíritas (Algumas passagens extraídas dos numerosos artigos que Allan kardec publicou na Revista Espírita de 1858 a 1869)

4 - Textos organizados por terceiros, contendo textos extraídos das obras de Allan Kardec

Allan Kardec - Conselhos Reflexões e Máximas de Allan Kardec (Fragmentos extraídos dos doze primeiros anos da “Revista Espírita” publicadas por Allan Kardec)

Allan Kardec - Caráter da Revelação Espírita (Esse texto foi divulgado como opúsculo de Kardec; mas ele é, na verdade, uma cópia exata do capítulo I de “A Gênese”)

Allan Kardec - Resposta de Allan Kardec a um artigo publicado na Gazeta de Lyon, publicado em 1860 (A Defesa da Doutrina Espírita por Allan Kardec)

Allan Kardec - Resposta de Allan Kardec a uma mensagem dos espíritas de Lyon por ocasião do Ano Novo (Opúsculo que Allan Kardec dirigiu ao movimento espírita de Lyon publicado em 1862)

Allan Kardec - Estudo acerca da Poesia Medianímica (Coletânea de Poesias recebidas pelo médium Vavasseur, em que Kardec coloca seus comentários e interpretações), publicado em 1867)

Allan Kardec e a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (Pesquisas de Fatos Históricos Dedicados a Doutrina Espírita)

Publicações de Jornais e Periódicos Espíritas Clássicos do Período de Allan Kardec (Jornal Espírita - O Eco de Além-Túmulo - Monitor do Espiritismo no Brasil, Journal Périodique - Le Spiritisme A Lyon, Journal Périodique - L' Union Spirite Bordelaise, Revista Mensual - El Criterio Espiritista, Journal Spiritisme - La Vérité - Lyon, Journal du Spiritisme - Le Sauveur des Peuples, Journal du Spiritisme - La Lumière, Journal du Spiritisme - La Voix d’Outre-Tombe, The Spiritual Magazine)

As Bibliografias Contidas nas Revistas Espíritas Publicados por Allan Kardec (1858 à 1869) (Ermance Dufaux, Barão de Guldenstubbe, Paul Auguez, Docteur Grand, Spirite de Metz, Le Spiritisme ou Spiritualisme A Metz, Clémence Guérin - Essai Biographique sur Andrew Jackson Davis, Fables et poésies diverses par Sprit Frappeur, Eugène Bonnemère, Michel Bonnamy, Henry Stecki, Élie Sauvage, Madame W. Krell, Jean Baptiste Borreau e muitos outros)

5 - Obras de Allan Kardec em outros idiomas

Obras de Allan Kardec publicadas em outros idiomas (Francês, Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão, Países Baixos, Russo, Esperanto)

As Primeiras Edições das Obras Codificadas por Allan Kardec em Francês (Allan Kardec - Le Livre des Esprits - 14ª Édition (1866), Allan Kardec - L'Évangile selon le spiritisme - 4ª Édition (1868), Allan Kardec - Le Livre des Médium - 6ª Édition (1863), Allan Kardec - Le Ciel et l'enfer ou La justice divine Selon le Spiritisme - 1ª Édition (1865), Allan Kardec - La Genèse - Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme - 4ª Édition (1868))

6 - O Professor Rivail e Allan Kardec

01 - O Professor Rivail  Obras raras publicadas pelo Prof. Rivail antes de se tornar o futuro Codificador da Doutrina Espírita (Allan kardec)

H.- L.- D. RIVAIL - Plano proposto para a melhoria da educação pública,
H.- L.- D. RIVAIL - Discurso pronunciado na distribuição de prêmios,
H.- L.- D. RIVAIL - Projeto de reforma de exames e de educandários para moças,
H. L. D. Rivail - Cours pratique et théorique d'arithmétique - Tome Premier/Tome Second,
H. L. D. Rivail - Cours complet théorique et pratique d'arithmétique contenant près de 3000 exercices.
02 - O Professor Rivail (O resgate histórico das lutas travadas antes de se tornar O Grande Codificador da Doutrina Espírita) Peça Teatral Chamada Une Passion de Salon editada na França em 1846

03 - O Professor Rivail (Gravuras e fotos de Allan Kardec) Portrait de M. Allan Kardec, Dessiné et Lithographié par M. BERTRAND, Artiste Peintre. (Séc. XIX)

Links Interessantes sobre Allan Kardec

Locais relacionados a Allan Kardec, em Paris atualmente LINK

Faça uma visita virtual ao Cimetière Père Lachaise e ao túmulo de Allan Kardec LINK